uma tabela quer receba dados do usuario

fab10.b0lv3rk
Olá pessoal, bom dia!
então quero fazer uma tabela que  fique um loop e receba dados do usuario, até q  a uma condição ela saia do loop, mas já tentei de inumeras formas fazer essa tabela receber dados e ñ consegui... alguma dica

Re: uma tabela quer receba dados do usuario

Luis Retondaro
Muito genérico...
Mostre aqui o que já tentou fazer e tente ser mais objetivo.
Prazer em ajudar.
abs,

Luis Retondaro

Em 20 de novembro de 2014 07:59, <[hidden email]> escreveu:
[...]

já tentei de diversar formas \/, foi a minha ultima

io.write("com quantas amostras voce quer trabalhar: ");
tmaxam = io.read(); --tamanho max. da amostra
vetor = {}
for i = 1, tmaxam do
 io.write("entre com a amostra: ");
 vetor[] = io.read();
end

Em 20 de novembro de 2014 07:59, <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="Vqirh_iEkCIJ" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">fab10....@...> escreveu:

--
Lua BR - <a href="http://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" onmousedown="this.href='http://groups.google.com/group/lua-br';return true;" onclick="this.href='http://groups.google.com/group/lua-br';return true;">http://groups.google.com/group/lua-br
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="Vqirh_iEkCIJ" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.

Re: uma tabela quer receba dados do usuario

Vagner nascimento

Pelo menos nesse código você terá que fazer um tonumber na leitura do tmaxam. Deve vir como string o valor e "for" vai falhar.
Abs
Vagner

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lua-br+un...@googlegroups.com.

Re: uma tabela quer receba dados do usuario

fab10.b0lv3rk
o que eu quero é
for i = 1, tmaxam do
 io.write("entre com a amostra: ");
 vetor [0] = io.read();
 end
no indice zero armazene um valor, no proximo loop
i = 2
vetor[1]
armazene outro valor..
ate i = tmaxam.
e cada valor desse é digitado pelo usuario.

Em quinta-feira, 20 de novembro de 2014 06h59min57s UTC-3, [hidden email] escreveu:
[...]

Exatamente!
1) Siga o conselho do Vagner e vai funcionar.
    Pode usar também io.read("*n")

2) Qualquer dúvida após ler o manual, é só postar...

abraço

Luis Retondaro

Em 25 de novembro de 2014 09:50, <[hidden email]> escreveu:
[...]

Além disso você tem que acertar a forma com que você quer inserir os itens na tabela, podendo ser:
 vetor [i] = io.read()
ou
table.insert(vetor, io.read())

Obs: Em Lua você não precisa por ; no final das linhas.
Abs

[...]

Ola Bom dia, então com o insert.table, funcionou ficou assim

io.write("com quantas amostras voce quer trabalhar: ");
tmaxam = io.read(); --tamanho max. da amostra
vetor = {}
for i = 1, tmaxam do
 io.write("entre com a amostra: ");
 table.insert(vetor,io.read())
end

só + uma coisa, eu quero exibir os valores desse vetor, só conseguir fazendo manualmente,  assim
io.write(vetor[1])
io.write(vetor[2])
io.write(vetor[3])
io.write(vetor[4])
io.write(vetor[5])

como faço para exibir todos os valores dentro do vetor, sem precisar digitar linha por linha .
obrigado a todos

[...]

olá, consegui, precisei criar um for generico ficou assim o codigo
[...]
for j,v in ipairs(vetor) do
io.write(v)
end

[...]

é Vagner, já tentei da 2 forma  e elas funcionam tanto o io.write  e o print, tem alguma diferença entre elas?

Em quarta-feira, 26 de novembro de 2014 12h07min53s UTC-3, Vagner Nascimento escreveu:
Fábio, você pode usar o comando print no lugar de io.write .
Abs

2014-11-26 12:48 GMT-02:00 <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="lJCrdlWDmiIJ" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">fab10....@...>:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="lJCrdlWDmiIJ" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.
[...]

Tomás Guisasola-2
  Oi Fabio

  Tem sim.  O manual de Lua descreve todas as diferenças, mas uma
delas, que me parece relevante para o seu caso, é que print() acrescenta
uma quebra de linha no final (dentre outras coisas), enquanto io.write()
não acrescenta nada.

  Abraço,
  Tomás

On Wed, 26 Nov 2014, [hidden email] wrote:

> é Vagner, já tentei da 2 forma  e elas funcionam tanto o io.write  e o
> print, tem alguma diferença entre elas?

>>> tmaxam = io.read(); --tamanho max. da amostra
>>> vetor = {}
>>> for j,v in ipairs(vetor) do
>>> io.write(v)

Re: uma tabela quer receba dados do usuario

Vagner nascimento
Dá uma lida no manual no item do print:
http://www.lua.org/manual/5.1/pt/manual.html#pdf-print

Abs