require

José Pott
Estou aprendendo lua.

Vi que para usar desenhos é necessário fazer a seguinte inicialização:

require "drawings"

Mas a resposta é:

stdin:1: module 'drawings' not found:
no field package.preload['drawings']
no file './drawings.lua'
no file '/usr/local/share/lua/5.1/drawings.lua'
no file '/usr/local/share/lua/5.1/drawings/init.lua'
no file '/usr/local/lib/lua/5.1/drawings.lua'
no file '/usr/local/lib/lua/5.1/drawings/init.lua'
no file '/usr/share/lua/5.1/drawings.lua'
no file '/usr/share/lua/5.1/drawings/init.lua'
no file './drawings.so'
no file '/usr/local/lib/lua/5.1/drawings.so'
no file '/usr/lib/lua/5.1/drawings.so'
no file '/usr/local/lib/lua/5.1/loadall.so'
stack traceback:
[C]: in function 'require'
stdin:1: in main chunk
[C]: ?

Aliás, tentei outros require, e as respostas são semelhantes. Será necessário instalar algum pacote? Se sim, como faço isso?

Uso debian.

Obrigado.

Re: require

Tomás Guisasola-2
Olá José

'require' é uma função que Lua oferece para carregar módulos na forma de
arquivos (fonte ou binário) instalados em determinados lugares
combinados.  Ela mostrou os lugares onde procurou pelo módulo e os nomes
dos arquivos que tentou encontrar.

Você pode instalar módulos simplesmente copiando os arquivos para os
lugares combinados, ou pode usar uma ferramenta que faça isso para você.

LuaRocks é certamente a melhor opção, mas -- já que você usa o Debian --
pode ser que alguma coisa já esteja pré-instalada.

Abraços,
Tomás

On 2015-03-11 17:12, José Pott wrote:

> [...]
> dos Grupos do Google.
>  Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails
> dele, envie um e-mail para [hidden email].

Re: require

Tomás Guisasola-2
Olá José

Experimente instalar o LuaRocks pelo debian também.  Depois disso, você
deverá ter esta ferramenta à disposição na linha de comandos, então
ficará muito mais fácil instalar outros módulos para Lua.

Mandei cópia desta mensagem para o grupo para que outros possam
contribuir também.

Abraço,
Tomás

On 2015-03-12 08:00, José Pott wrote:

> Bom dia, Tomas, obrigado pela atenção.
>
> Eu instalei o lua pelo debian, mas esses arquivos não vieram e não
> sei como copia-los. Procurei pela ferramenta de instalação do debian
> não os encontrei.
>
> Procurei pela intenet por dois dias mas não achei em lugar nenhum e
> nem ninguém que soubesse a solução. Como faço para resolver esse
> problema? Tentei também outros require de outras funções e nenhuma
> funcionou.
>
> Uso lua 5.1.4, será problemas com a versão? Se existe uma versão
> mais recente, como posso ter acesso a ela?

> [...]

Boa tarde Tomas.

Ok, instalei o luarocks e a última versão de lua.

Você pode me dar um exemplo de como instalar alguma coisa, como por exemplo o drawings?

Depois que instalei o luarocks, vi que na pasta /usr/local/share/lua/5.3 ele colocou o sockets, mas não tem mais nada, creio que cada vez que eu for precisar de alguma coisa terei que puxar. Existe uma lista de pacotes que lua usa?

Obrigado.

Pott

Em quarta-feira, 11 de março de 2015 17:14:51 UTC-3, José Pott escreveu:
[...]

Então você instalou Lua 5.3.  Isso é importante porque é uma versão mais
nova da linguagem e nem todos os pacotes estão disponíveis ainda para
ela.  A oferta para Lua 5.2 será certamente muito maior.  Se tiver
problemas com isso, veja se consegue instalar Lua 5.2 pelo Debian.  Não
tenho certeza se vai ser necessário instalar o LuaRocks de novo, pois
ele deve funcionar com as duas versões, mas não custa checar isso.  Dê
uma olhada no site do LuaRocks:

http://luarocks.org
https://rocks.moonscript.org/

Não sei o que é DRAWINGS para poder te ajudar, infelizmente.

Abraço,
Tomás

On 2015-03-12 14:20, José Pott wrote:

> [...]
> dos Grupos do Google.
>  Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails
> dele, envie um e-mail para [hidden email].

Tomas, desinstalei a versão 5.3.0 e instalei a 5.2.1.

Para a 5.3 não tinha um determinado pacote (copas), mas para a 5.2 tinha...

Tentei instalar o drawings mas diz que não encontra!! Como posso descobrir a lista dos pacotes disponíveis?