explicação sobre conceitos Lua

Ashipu ft macarrão
o que quer dizer:
"Lua trabalha acoplada a uma aplicação hospedeira(host)
ou ainda
"Por ser uma linguagem de extensão, Lua não possui a noção de um programa "principal": ela somente funciona embarcada em um cliente hospedeiro, chamado de programa embarcante ou simplesmente de hospedeiro."
não entendi bem esse conceito de hospedeiro, poderiam me dar um exemplo do que seria isto?
Grato!

Re: explicação sobre conceitos Lua

wederson cabral
Significa que Lua não foi desenvolvida para trabalhar sozinha.

Você desenvolve o núcleo, a parte principal, do software em outra linguagem como C, Java, etc, e apenas acopla lua a esses programas. Como se você desenvolve a parte gráfica de um software utilizando C++ e as funcionalidades dos botões (como realizar cálculos) são executadas através de scrips Lua.(Como se você terceirizasse trabalho)

Um exemplo na biologia seria o Parasitismo benéfico, como aqueles fungos que se alojam nos troncos das arvores e trocam nutrientes com ela.

Caso tenha o livro "Como programar em Lua", o qual eu recomendo bastante para se estudar a linguagem, de uma olhada nos capítulos da parte IV do livro, fica bem explicado como essa integração funciona.

Em sábado, 14 de outubro de 2017 21:29:14 UTC-3, Ashipu ft macarrão escreveu:
[...]

Lua é uma linguagem de script e também uma máquina virtual (ambiente isolado "Lua state"*)

Como o Wenderson falou, um programa em C pode fazer uso da linguagem Lua para facilitar o processo de desenvolvimento bem como tornar-se mais flexivel uma vez que é possível estar carregando o código lua dinamicamente evitando o processo de compilação. já que, Lua pode evitar está etapa**

O termo mais apropriado seria que : lua é uma linguagem embarcada em outra. Compartilhando vários conceitos já conhecidos em javascript, python, php, ...

*sem considerar a abordagem JIT
**lua consegue gerar/carregar bytecodes (uma versão binária e pré-compilada do script)

[...]

Eduardo Sousa
"Significa que Lua não foi desenvolvida para trabalhar sozinha."

Para desenvolver Apps utilizando o Corona SDK utiliza apenas a linguagem LUA.
Já fiz programas que roda em console windows também sem utilizar outra linguagem hospedeira. O ponto de partida é o arquivo main.lua.
Em outras circunstâncias e outras interfaces não sei te dizer.

Em 27 de outubro de 2017 17:45, Ashipu ft macarrão <[hidden email]> escreveu:
[...]

Atc,
Eduardo Sousa

[...]

Eu disse que Lua originalmente não nasceu com esse proposito, e não que era impossível de se fazer.

Em 27 de outubro de 2017 17:45, Ashipu ft macarrão <<a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="K9STL_jsBAAJ">eric....@...> escreveu:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="K9STL_jsBAAJ">lua-br+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/group/lua-br.
Para mais opções, acesse <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/d/optout.

--
Atc,
Eduardo Sousa

Re: explicação sobre conceitos Lua

assim, o que tem que deixar claro é que lua é bem poderoso, porém, toda essa máquina depende de um "loader".

um "loader" é o programa executável que da o "boot" no script lua; inclusive o próprio lua.exe é feito em C.

5.1.x -> https://www.lua.org/source/5.1/lua.c.html
5.3.x -> https://www.lua.org/source/5.3/lua.c.html

há máquinas virtuais implementas em C ( referencia padrão), javascript, c#, java, ...

então resumindo : uma linguagem de SCRIPT obrigatóriamente REQUER um loader e/ou um interpretador - não sendo possível rodar um script Lua (javascript, php, ...) sem um loader/interpretador.

[...]

Roberto Ierusalimschy
> "Significa que Lua não foi desenvolvida para trabalhar sozinha."
>
> Para desenvolver Apps utilizando o Corona SDK utiliza apenas a linguagem
> LUA.

Neste caso, o Corona SDK é o programa hospedeiro. Você está usando
Lua *mais* toda a funcionalidade adicionada pelo Corona.

-- Roberto