Windows - Rotina para esconder aplicativos do alt+tab

Windows - Rotina para esconder aplicativos do alt+tab

luciano de souza-2
Caros,
Há uma coisa que me incomoda: muitos aplicativos que, abertos, acabam
por ser listados quando se aciona o alt+tab.
Para minha produtividade, um alt+tab limpo é fundamental, já que sou
cego e, portanto, não tenho a rapidez para dar cliques sobre a bandeja
do sistema.
O Firefox fica permanentemente aberto com uma planilha no Google
Drive. Se eu o fecho, tenho o trabalho de novamente iniciar seção e
localizar a planilha.
Então, quero que o Firefox fique aberto. Por outro lado, gostaria que
não aparecesse na lista do alt+tab, pois a todo momento, confunde-me.
A solução parecia ser aquela de instalar um aplicativo que fizesse
esse trabalho: enviasse o aplicativo para a bandeja, mantendo-o
aberto, tornando mais fácil o seu acesso.
Isso seria muito bom. Poderia manter o Outlook e o Word abertos e
listados no alt+tab e o Firefox na bandeja do sistema, não listado no
alt+tab.
Só há um problema: tal aplicativo, seja ele qual for, não está
homologado pela TI e, portanto, sua instalação requereria uma
burocracia estonteante.
O que lhes pergunto é: com Lua, seria difícil fazer programinha
como este?
para esconder:
lua xpto.lua -h word
lua xpto.lua -h excel
lua xpto.lua -h firefox
Para mostrar:
lua xpto.lua -s word
lua xpto.lua -s excel
lua xpto.lua -s firefox
Se não for escabrosamente complexo, gostaria de tentar. A ideia é que
pudesse fazer algo como:
lua xpto.lua -h {nome da janela}
lua xpto.lua -s {nome da janela}
Deste modo, o programa estaria apto a esconder e a mostrar qualquer aplicativo.
O que me dizem os amigos? é isso possível? O que deveria estudar para
obter este resltado?

--
Luciano de Souza

Re: Windows - Rotina para esconder aplicativos do alt+tab

Denis Dos Santos Silva
Luciano boa noite...

1.
No seu caso (usando lua), seria, usar a api do windows (winapi) via binding...

daria pra abrir, minimizar, entre outras gambiarras...
exemplo:  winapi.shell_exec(nil,'notepad','wina.lua',nil,winapi.SW_MINIMIZE)

repositório: https://github.com/stevedonovan/winapi
documentação: http://stevedonovan.github.io/winapi/api.html

2.
há outras saídas, como "keyboard macros", programas que "usam o teclado por você", p.ex., http://www.hot-keyboard.com/docs/record_help.htm

3.
talvez um monitor a mais possa assistir melhor.

Há alguns "window managers" pra windows que oferecem uma gambiarra extra, p. ex., https://www.stardock.com/

Em todo caso... espero que seja útil...

Em terça-feira, 23 de janeiro de 2018 11:20:11 UTC-2, Luciano de Souza escreveu:
[...]

Uma dificuldade que tenho para completar a busca é definir exatamente
o nome daquilo que desejo.
É "minimizar"? Não. Não é. Quando minimizo, teclando alt+space e, em
seguida, escolhendo "minimizar", de fato, o aplicativo sai do primeiro
plano, mas no alt+tab, ele continua a ser listado.
Quero que ele continue aberto, quem sabe, acessível pela bandeja do
sistema, mas não seja listado no alt+tab. Mas qual será o nome desta
operação?
Talvez seja um "minimizar especial"?
O windows já possui muitas teclas de atalho, mas não sei se um
usuário, inclusive com o mouse, consegue colocar um aplicativo na
bandeja sem que ele seja listado pelo alt+tab.
Este é o ponto: eu quero ter o aplicativo aberto para ser mais
produtivo, mas não quero que seja listado no alt+tab porque justamente
isso torna-me menos produtivo.
Talvez as respostas já estejam no módulo que você me enviou. Vou
avaliá-lo com cuidado.
Muito obrigado!

--
Luciano de Souza

Re: Windows - Rotina para esconder aplicativos do alt+tab

hmmm... talvez ajude
1. https://www.codeproject.com/Articles/18783/Example-of-a-SysTray-App-in-Win
2. https://lifehacker.com/396105/trayconizer-makes-any-program-a-permanent-system-tray-app
3. https://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-BR/6cbb5867-1894-4fe1-bf0c-ccf927d2c148/colocar-qualquer-programa-no-systray?forum=vscsharppt