Why lua?

Paulo Patto
Olá companheiros da comunidade LUA-BR.

Bem não sou um participante ativo e acho que entrei na lista quando estava estudando sobre DTV. Bem eu não escrevo nem uma linha de código em Lua no meu dia-a-dia. Porém, parece que a linguagem vem sendo muito usada lá fora. Gostaria de saber,por que usar Lua? Pergunto isso pois ao que vejo Lua deve concorrer com linguagens como o Python não? Então por que eu escolheria usar Lua ao invés de Python e Ruby? Como é a integração com C (seja em Linux/Unix ou em Windows)?

Existem projetos para uso de lua em aplicações embarcadas?

Verifiquei que de acordo com o indice TIOBE hoje Lua ocupa a posição 21 mas já esteve no top 20. O que torna lua mais popular que linguagens bem famosas como ABAP, COBOL, PL/SQL,  Haskell, Scala, Erlang, SmallTalk... E um fato curioso é o uso de scripting lua nas três recentes cyber weapon (os worms Stuxnet, Flame, Duqu).

Outra dúvida é o MooScript é Lua ou é algo como o CoffeScript está para o JavaScript, apenas uma camada de sintaxe acima do lua? Acho que já falei bastante e gostaria de mais contato agora com essa comunidade. Por isso deixo disponível meus contatos, fiquem a vontade para adicionar e trocar idéias.

Skype: paulopatto
Twitter: @paulopatto

--
Paulo Patto
"Se em vez de enchermos o bolso enchermos a cabeça, não seremos roubados"

Re: Why lua?

Elias Barrionovo
2013/3/4 Paulo Patto <[hidden email]>:
> Pergunto isso pois ao que vejo Lua deve
> concorrer com linguagens como o Python não?

Não necessariamante. Acho Python melhor que Lua para fazer aplicações
"Standalone", devido à grande comunidade. Lua seria melhor se você
precisassse de mais performance, por exemplo; ou precisasse se
integrar com C.

>Então por que eu escolheria usar
> Lua ao invés de Python e Ruby?

Não deveria; depende da aplicação. [1] [2]

> Como é a integração com C (seja em Linux/Unix
> ou em Windows)?

Nisso Lua ganha disparado de qualquer outra linguagem "famosinha".
Integrar Lua com C é extramente trivial e bem documentado. Muito mais
simples que em Python, por exemplo. Quer dizer, o CFFI do PyPy [3]
rivaliza com o LuaJIT2 FFI [4] em termos de facilidade de integração,
apesar de nenhum desses dois projetos serem "oficiais".

> Existem projetos para uso de lua em aplicações embarcadas?

Existe o excelente eLua. [5]

> Outra dúvida é o MooScript é Lua ou é algo como o CoffeScript está para o
> JavaScript, apenas uma camada de sintaxe acima do lua?

Mais para  segunda opção. Vejo MoonScript como uma facilidade
sintática em cima de Lua, dando algumas coisas que não vêm por padrão
(classes, list comprehensions, parâmetros default etc.). Mas é
impossível programar MS sem saber Lua, já que a semântica toda é
baseada nesta linguagem.

[1] http://lua-users.org/wiki/LuaVersusPython
[2] http://stackoverflow.com/questions/356160/which-game-scripting-language-is-better-to-use-lua-or-python
[3] http://cffi.readthedocs.org/en/release-0.5/
[4] http://luajit.org/ext_ffi.html
[5] http://www.eluaproject.net/
--
NI!

Re: Why lua?

Paulo Patto
Poxa Elias, muito obrigado pelas respostas. Hoje existe algum projeto legal que você recomende eu acompanhar para aprender LUA?

http://www.lua.org/portugues.html#porque

Re: Why lua?

fecik
Uma linguagem eh ruim quando nao
encontramos a biblioteca que queremos?

E quando o manual para ela se
encontra inacessivel de varias formas?

Uma linguagem eh boa por apenas o
que se leu em um documento?

Convencoes sedimentadas por anos,
seus habitos, ou outras opinioes,
substituem o entendimento por
livro e suas experiencias?

--

Aproxime-se da linguagem como da, apesar das barreiras.
Pode ate ser viavel projetar em uma, implementar em outra.

Ai, de quem esta so na vertical ou so na horizontal,
pois nao sabera como usar que linhagem.

Uma linguagem que reune as boas visoes
das outras? Seria boa coisa; ou Frankstein.

Re: Why lua?

Paulo Patto

poetico mas não entendi.

--
Enviado do meu Samsung Galaxy tab 10.1

Em 04/03/2013 22:35, "fecik" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Francisco Ari Josino Júnior-2
Uma linguagem não é sua documentação ou acessibilidade, o que define se uma linguagem é boa ou não (pro escopo dela, claro) é o quão fácil seria resolver o problema para o qual ela foi designada, o quão eficiente a solução fica e também (apesar de muitas vezes, ignorado) o quão legível o algoritmo fica, quando se sabe utilizar tal linguagem (claro, outros aspectos também se aplicam, mas não tão fortemente).

Ou seja, o que define uma linguagem é ela mesma, e não o que dizem que ela é ou deixa de ser.

Date: Tue, 5 Mar 2013 00:14:10 -0300
Subject: Re: [lua-br] Re: Why lua?
From: [hidden email]
To: [hidden email]

poetico mas não entendi.

Date: Tue, 5 Mar 2013 00:14:10 -0300
From: [hidden email]
To: [hidden email]

poetico mas não entendi.
[...]

Patto, eu estava me confessando, no post anterior.
Eu eh que julguei lua assim.
Mas entendi a coisa do nicho.
Ouvi em grokpodcast.com as entrevistas numero 67, 68 e 69.
Vi uma faisca de lua no pdf 2009 em portugues.
Tambem no lua.org estao disponiveis os dois livros online, um em
portugues.

Mas eu queria a versao imPRESSA!
Em livrarias buscar por roberto ierusalimschy (soletrando no celular)
resultou em roberto carlos em jerusalem.
E por programming in lua ainda nao mostra a edicao 3.
Talvez dado sutter ainda ajude a adquirirmos em reais,
se nao temos internexional credi car, man. wtf.

Ah!, os guris que fazem o grokpodcast sao rubystas,
onde podes ver outras entrevistas neste tema.

Re: Why lua?

fecik
Sobre lua ou Lua,
considero pratica desambiguacao externa e textual.
.
Mas nao funciona oralmente o lua e Lua.
Se dizemos compilador lua, esta ok oralmente.
.
Em forum tecnico sobre a linguagem lua,
se digo compilador,
nao eh o de ruby.
E se digo lua, nao eh que sou wiccan.

Re: Why lua?

fecik
Larry wall buscou um nome legal pra sua linguagem: escolheu Pearl.
Mas reclamaram este nome:
Removeu o a, achando um sentido em siglas, mas insistia: - eh Perl!
- Nao, larry, eh PERL.
- eh Perl!
(em casa alheia respeitamos as regras)
- ok, larry, o que seja...
.
E, patto,
.
Ja que larry havia procurado em todas as palavras com 3 e 4
caracteres, perguntaram o que ele acha do nome ruby.
Ao qual respondeu:
- oh, I must have missed that one when I was scanning... Its a good
name :-)
.
Ah, em uma palestra, larry passava por diversas linguagens, no quadro,
dizendo:
- tudo eh objeto, [tal linguagem]; tudo eh [tal coisa], [tal
linguagem]...
Quando chegou em ruby, o nome apareceu em japones!
E perguntou:
- alguem aqui programa em ruby?
Uma pessoa levantou a mao:
E ele fez no microfone um som tipo "ela aliii",
brincando de acusar apontando!
Todos cairam na risada.