Ver que o valor da função é um número que possa ser divido por 3.

Ver que o valor da função é um número que possa ser divido por 3.

Renan Castro
O título é auto-explicativo (Ver que o valor da função é um número que possa ser divido por 3). Esse script é pra um amigo meu que me pediu, mas eu não faço a mínima ideia de como faz ;(

Alguém poderia me ajudar? Fico muito grato mesmo :/

Re: Ver que o valor da função é um número que possa ser divido por 3.

Luiz Henrique de Figueiredo
> O título é auto-explicativo (Ver que o valor da função é um número que
> possa ser divido por 3).

Se o número é n, basta testar n%3 == 0 .

Como formatar números com separadores de milhar, casas decimais, etc.

psdias2

Olá !

Sou novato em Lua.

Podem me enviar exemplos de como formatar números com separadores de
milhar e decimal.

Por exemplo, se uma variável contém o número inteiro 123456789, como
faço para exibi-lo (com print, por exemplo) assim:

123.456.789

E se o número não for inteiro, como fazer para exibir, por exemplo, com
duas decimais ?

Por exemplo:  123456789.12345 ... eu gostaria de exibir como
123.456.789,12 (duas decimais, no caso)

Se, além disso, vocês tiverem alguma função pronta de arredondamento,
agradeço se me enviar.
Por exemplo, arredondar 123,487   para 123,49 (se eu precisar arredondar
para 2 decimais).

Grato pela atenção !
Paulo

Re: Como formatar números com separadores de milhar, casas decimais, etc.

Roberto Ierusalimschy
> [...]
>
> Por exemplo, se uma variável contém o número inteiro 123456789, como
> faço para exibi-lo (com print, por exemplo) assim:

Deve existir algo mais simples, mas isso deve funcionar também:

function f (n)
  n = string.reverse(n)
  n = string.gsub(n, "%d%d%d", "%0.")
  n = string.gsub(n, "%.$", "")
  return string.reverse(n)
end

> E se o número não for inteiro, como fazer para exibir, por exemplo,
> com duas decimais ?

string.format("%.2f", n)

-- Roberto

Re: Ver que o valor da função é um número que possa ser divido por 3.

Ciro Cardoso de Meneses
function isdiv3(num)
   return (num % 3) == 0
end
print(isdiv3(1))
print(isdiv3(2))
print(isdiv3(3))
print(isdiv3(4))
print(isdiv3(5))
print(isdiv3(6))
print(isdiv3(9))

Em 9 de fevereiro de 2014 17:21, Renan Castro <[hidden email]> escreveu:
[...]

      Analista de TI

(79) 9894-8250 (vivo)
(79) 9115-0561 (tim)
(79) 8151-1390 (claro)
(79) 8853-0017 (oi)

Re: Como formatar números com separadores de milhar, casas decimais, etc.

psdias2
Olá, Roberto !

Vou testar suas dicas.

Muito obrigado !