Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Misterious GamePlay
 Olá, me chamo Willian tenho 18 anos de idade e no final de junho vou entrar numa faculdade tecnológica e vou cursar Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Eu não sou programador ainda, porém, ja tenho ideia de como funciona, por que, eu editava servidores de MTA:SA que é basicamente GTA San Andreas online e a linguagem usada
é LUA, tenho contato com LUA desde meus 15 anos conheço bastante funções etc.. Mas a minha grande pergunta e dúvida é eu posso usar LUA para fazer o que eu quiser sem ter dependência de outra linguagem? Por exemplo fazer um software...

Re: Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Arion
Aprenda Como primeiro...

Em ter, 10 de abr de 2018 17:18, Misterious GamePlay <[hidden email]> escreveu:
[...]

Patrick José
Qualquer linguagem é valida com primeira linguagem!
Aprender linguagem sempre é bom! exceto Assembly kkk

Caso queira unir o útil ao agradável, sugiro aprender algo comercial, C#, Java ou Javascript "para trabalhar com web..", assim você aprenderá um linguagem e ainda ganhará uma grana com algum estágio...

Em 10 de abril de 2018 17:10, Misterious GamePlay <[hidden email]> escreveu:
[...]

Tomás Guisasola
Oi Willian

É muito bom aprender várias linguagens.  Cada uma tem as suas aplicações.  Em geral a gente que desenvolve software trabalha com várias linguagens.  Eu, por exemplo, uso Lua, SQL, JavaScript, shell-script e C.  Aprenda Lua!  Aprenda Scheme, Prolog, Self, Scala...  Tudo o que puder aprenda um pouco!

Abraço,
Tomás

[...]

Victor Toso-2
On Tue, Apr 10, 2018 at 01:10:56PM -0700, Misterious GamePlay wrote:
> Olá, me chamo Willian tenho 18 anos de idade e no final de
> junho vou entrar numa faculdade tecnológica e vou cursar
> Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Boa, parabéns.

> [...]
> usar LUA para fazer o que eu quiser sem ter dependência de
> outra linguagem? Por exemplo fazer um software...

Sim. Sugiro a leitura da Wiki [0] pra ter uma explicação mais
completa, com exemplos, etc.

[0] https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

Além de vários exemplos de aplicações com Lua que você pode achar
por aí, posso dar o exemplo de um projeto que fiz que é Open
Source. Pode-se escrever plugins para o Grilo [1] pra
obter/filtrar conteúdo de sites, tipo site de notícias, lastfm,
pocket, spotify e outros [2].

[1] https://wiki.gnome.org/Projects/Grilo
[2] https://git.gnome.org/browse/grilo-plugins/tree/src/lua-factory/sources

Boa sorte com os estudos,
        toso

Re: Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Arion
Começe com C, vc ira usar para aprender muitas coisas, inclusive estrutura de dados.. Lua é feito inteiramente em C..

Em 10 de abril de 2018 17:37, Victor Toso <[hidden email]> escreveu:
> [...]

Boa sorte com os estudos,
        toso

Re: Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Julio Felipe Angelini
Com certeza!

Como falaram em outras respostas, é muito bom conhecer mais que uma linguagem, mas Lua tem algumas características que fazem ela ser particularmente boa para começar:

1) Lua é uma linguagem pequena
Isso faz ser muito fácil e rápido de aprendê-la, e faz você seguir para conceitos avançados mais rápido.

2) Pouquíssimos erros de arquitetura / conceito na linguagem (em comparação com outras)
Normalmente linguagens carregam consigo vários defeitos nos seus conceitos, porque uma vez que muita gente depende deles não dá para consertar.
Lua em compensação não tem quase nenhum (inclusive, é interessante procurar quais são os poucos que o Lua tem!)

3) Muito usada profissionalmente
Isso pode ser uma surpresa para muitos, mas principalmente na área de jogos, Lua é usado extensivamente.

Agora, Lua também tem certas desvantagens, que você deveria aprender outras linguagens para entender o impacto:

1) Dinâmica demais
Aprender Lua não vai te ajudar a entender como computadores funcionam num nível mais baixo, e nem como aproveitar deles ao máximo.

2) Pouco suporte ferramental e de comunidade
A maioria das ferramentas usadas para auxiliar desenvolvimento em Lua é proprietário, feito para ser usado in-house nas organizações que usam Lua.
Problema parecido, você acha muito poucas "soluções prontas" em Lua na internet.

On Tuesday, April 10, 2018 at 5:18:29 PM UTC-3, Misterious GamePlay wrote:
[...]

Obrigado pessoal pelas dicas! Vocês não estão afim de criar um grupo no Whatsapp sobre LUA?

Re: Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Ulisses Piassa
1) Dinâmica demais
Aprender Lua não vai te ajudar a entender como computadores funcionam num nível mais baixo, e nem como aproveitar deles ao máximo.

Endosso isso e assino embaixo.

Usei Lua em um projeto embarcado e depois tive que ir para a linguagem C, num projeto extensivamente mais complexo. Lua me deu excelentes bases dinâmicas para encarar a linguagem C, porém tive que aprender muita coisa e conceitos novos de baixo nível (graças a Deus! hehe).

De qualquer forma, depende muito do seu foco. Depende muito de qual resultado você quer, depende de onde você quer chegar usando Lua exclusivamente, entende? Se você quer fazer um software comercial inteiro em Lua, por exemplo, vai ser bastante difícil, e talvez bastante inadequado a utilização da linguagem em 100% do projeto (pelo que entendi foi isso que você perguntou). Se você quiser fazer um Sistema Operacional em Lua, cara, praticamente impossível - e inviável. Em qualquer situação, Lua depende de C, seja somente em seu interpretador, ou seja num firmware escrito inteiramente em C que tem Lua rodando como uma thread única.

Nesse cenário (e claro, em muitos outros), Lua seria mais um cara que pega uma cacetada de informação crua, processa de forma muito rápida, flexível e dinâmica, e te devolve a informação tratada do jeito que você quiser/precisar

Mas como já foi dito, em games, que parece ser a sua praia, Lua é extensivamente utilizado.

Vai que vai cara, bem vindo ao mundo do desenvolvimento de software. Te digo que é duka! Eu amo essa vida, na moral.

[]'s

Em 11 de abril de 2018 23:37, Misterious GamePlay <[hidden email]> escreveu:
Obrigado pessoal pelas dicas! Vocês não estão afim de criar um grupo no Whatsapp sobre LUA?

Re: Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Breno Ramalho Lemes-2

Em Ter, 10 de abr de 2018 16:18, Misterious GamePlay <[hidden email]> escreveu:
Mas a minha grande pergunta e dúvida é eu posso usar LUA para fazer o que eu quiser sem ter dependência de outra linguagem? Por exemplo fazer um software...

Sendo bem direto: não. Dá para fazer muita coisa sim, mas tem alguns limites.

Lua foi criada para ser uma linguagem de extensão, ou seja, a partir de outra linguagem ou software. Por isso a biblioteca padrão é bem básica.

É claro que com bibliotecas extras você vai poder fazer muita coisa. Eu já criei vários softwares tanto de uso pessoal quanto para o trabalho só com Lua e algumas bibliotecas extras (especialmente IUP Lua). Então, dependendo do que você vá fazer, talvez nunca precise de algo mais que as bibliotecas prontas disponíveis.

Mas não dá para dizer que é como C, que se não existir dá para criar qualquer coisa só com C. Mesmo porque as bibliotecas não são em Lua, geralmente C. Então você pode até não depender diretamente, mas indiretamente outro resolveu isso por você.

Se a dúvida é se vale a pena estudar, eu diria que sim. Depois que aprender uma ou duas linguagens, tudo o que você vai precisar é dos manuais de referência para aprender mais uma (mas isso depende de disponibilidade de tempo).

Re: Vale a pena aprender a LUA como primeira linguagem ?

Ivanildo Nascimento

Ficar preso a uma só linguagem de programação hoje em dia. É quase o mesmo que não saber nenhuma. Aprenda a programar em várias linguagens por exemplo :Java, C#,C C++, COBOL, PHP, Python, Kotlin. Linguagem de script exemplo :ScriptShell, Javascript, linguagem de script PHP para servidores uma das melhores na minha opinião. C C++ muito legal para programar micro-controladores, o famoso firmware.
Curso melhor que Analise e Desenvolvimento de Sistemas, na minha opinião são: Ciência da computação, engenharia da computação, engenharia elétrica ênfase em mecatrônica. O legal da mecatrônica é que não fica amarrado só em software.