Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Letícia S.
Olá, gente!

Eu uso Xubuntu. Está atualizado em Ubuntu 12.02.

Consegui instalar o Lua e o Eclipse. Consigo abri-los pelo terminal.

Abro o Lua no terminal, mas não sei como salvar um código .lua por ali. Como salvar arquivo .lua via terminal?

Tentei instalar a biblioteca lua no Eclipse, acessando:

> Windows > preferences > Install / UpDate > Availabe Software Sites

Clico em ADD, preencho Name com "LuaEclipse" e em Location digito:

http://luaeclipse.luaforge.net/update-site/site.xml

Mas por esse local, não consigo instalar a biblioteca lua.

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigada

Re: Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Letícia S.
Oi, Gente

Acabei de ver  o início do sistema operacional.

Meu computador é Xubuntu 12.04.

Obrigada a atenção.

Re: Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Olá,

este link tem um guia visual da instalação: http://luaeclipse.luaforge.net/manual.html#installation

você pode usar o lua diretamente do console/terminal e usar um editor de textos qualquer (vim, gedit, ...)

bem, em todo caso você já instalou o lua ?

se não, abra o terminal (xterm, ...)

#verifica se já tem o lua instalado
$ lua -v
$ luac -v

# dá uma atualizada nos pacotes
$ sudo apt-get update

# bem, como tem as versões 5.0, 5.1, 5.2, 5.3 é melhor escolher os pacotes (versões)
# lista os pacotes que contém a palavra lua (nome ou descrição) e coloca em (2, 3) ordem deixa somente os pacotes com os nomes começando por 'lua*' e 'liblua*' (respectivamente)
$ sudo apt-get search lua | sort
$ sudo apt-get search lua | sort | grep ^lua
$ sudo apt-get search lua | sort | grep ^liblua

sudo apt-get install lua5.1
sudo apt-get install liblua5.1-0-dev

# você pode baixar o source e compilar também...
http://www.lua.org/ftp/lua-5.3.0.tar.gz
http://www.lua.org/ftp/lua-5.2.0.tar.gz
http://www.lua.org/ftp/lua-5.1.tar.gz

OBS:
lua é o interpretador
luac é o compilador
eu particulamente uso a versão 5.1.5
$ = prompt (não deve ser digitado junto com o comando )

Em domingo, 19 de abril de 2015 15:52:36 UTC-3, Letícia_user escreveu:
> [...]

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigada

Re: Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Olá! Bom dia

Sim, já tinha instalado o Lua versão 5.2. Mas farei as verificações como indicou.

Também já editei um comando print no Gedit, porém gostaria de executar.

Escrevi um comando de teste:

Salvei esse arquivo no formato .lua no Gedit.

Para executar, tenho que abrí-lo no terminal e executar luac?

Como faço para executar um comando do lua?

Eu gostaria de fazer um comando que abrisse uma janela no xubuntu, onde estivesse escrito "Olá, Mundo".

Muito obrigada.

Em 24 de abril de 2015 01:24, Denis Dos Santos Silva <[hidden email]> escreveu:
> [...]

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigada

Re: Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Eu fiz a verificação e estou com o Lua e o interpretador Luac.

Em 24 de abril de 2015 08:58, LETICIA S <[hidden email]> escreveu:
> [...]

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigada

Re: Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Lua 5.2.0  Copyright (C) 1994-2011 Lua.org, PUC-Rio

Em 26 de abril de 2015 11:02, LETICIA S <[hidden email]> escreveu:
> [...]

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigada

Re: Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

com o terminal aberto...

pre) gerar um script de exemplo
-- inicio
function soma(_x, _y)
    return ( _x + _y );
end

x = 9;
y = 1;

print('Hello world');
print( string.format('x + y = %d', soma(x, y)) );
-- fim

a) para executar um script usando o interpretador lua: lua <nome do arquivo.lua>
$lua teste.lua

b) para gerar o 'lua chunks'

"As principais vantagens da pré-compilação de pedaços são: carregamento mais rápido, protegendo o código-fonte de alterações do usuário, e off-line de detecção de erro de sintaxe." (traduzido pelo google, do man page luac - http://www.lua.org/manual/4.0/luac.html)

$luac teste.lua -o teste.lua.out

$lua teste.lua.out

teste.lua - código fonte 'texto'

teste.lua.out - uma versão binária

acho que você pode criar um executável (ou script) no linux com algo parecido
--- inicio do arquivo
#!/bin/sh
lua arquivo.lua
read

--- fim do arquivo

> [...]

Alguém poderia me ajudar?

Muito obrigada

Re: Ubuntu: Eclipse - Instalar Biblioteca Lua

Consegui executar um  arquivo.lua no terminal, fazendo o procedimento:

para executar um script usando o interpretador lua: lua <nome do arquivo.lua>
$lua arquivo.lua

Primeiro, criei um arquivo de texto no Gedit (pode ser no vim ou nano) e salvei no formato .lua

O arquivo

---------
---------

Executando no terminal:

$ lua arquivo.lua <enter>

Agora, preciso estudar os comandos básico para fazer um programa um pouco menos simples.

:)

Obrigada, Denis!