Table

lairess
Galera,é possível armazenar informações numa table e depois imprimir todo o conteudo que digitei? Tipo, um cadastro.
Comecei a estudar Lua a pouco tempo e tava escrevendo um programinha aqui de leve, mas tudo que imprimo é o ultimo nome que digitei!
Sei que é uma dúvida boba, mas agradeço a ajuda!

Re: Table

Diego Nascimento
Olá, quer armazenar os dados numa tabela, pode fazer isso de forma simples.

vou te mostrar dua formas de inserir dados na tabela.. as duas fazem a
mesma coisa.

modo1.
dados = {}
dados.nome = "Diego"
dados.sobrenome = "Nascimento"
dados.idade = 32

modo2.
dados = {}
dados["nome"] = "Diego"
dados["sobrenome"] = "Nascimento"
dados["idade"] = 32

ou tbm..
dados = { nome = "Diego", sobrenome="Nascimento", idade=23 }

==> formato da tabela .
{
  nome : "Diego"
  idade : 28
  sobrenome : "Nascimento"
}

para imprimir posso imprimir chamando diretamente o item da tabela...
mostrar duas formas como pode ser feita.
print(dados.nome)
print(dados.idade)
print(dados.sobrenome)

ou..

print(dados["nome"])
print(dados["idade"])
print(dados["sobrenome"])

se quiser iterar sobre os dados pode fazer assim, aonde k é a chave,
ex: 'nome', 'idade', 'sobrenome'.. e v é o valor, como 'Diego',
'Nascimento e 32.

for k, v in pairs(dados) do
    print(k, v)
end

Se tiver alguma dúvida mais específica ficarei feliz em ajudar,.

Diego

Em 18 de julho de 2016 18:56, lairess <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Re: Table

lairess
Mas no meu caso, eu implementei ara que o usuario digite esses dados, com io.read() para assim preencher a table. Ao ir digitando os nomes, a maquina deve imprimir os nomes ja digitados, entendeu? É nisso que estou tendo problemas, pois imprimi apenas o ultimo nome que digitei, assim...

Insira seu nome e sua idade!

Nome:
laires
O nome inserido foi: laires. No indice: 1
Tamanho em caracteres: 6
Tamanho da table cadastro.nome: 2

Idade:
35
A idade inserida foi: 35. No indice: 1
Tamanho em caracteres: 2
Tamanho da table cadastro.idade: 2

Os nomes inseridos foram: laires
Os nomes inseridos foram: laires
Os nomes inseridos foram: nil

Nome:
lael
O nome inserido foi: lael. No indice: 2
Tamanho em caracteres: 4
Tamanho da table cadastro.nome: 3

Idade:
3
A idade inserida foi: 3. No indice: 2
Tamanho em caracteres: 1
Tamanho da table cadastro.idade: 3

Os nomes inseridos foram: lael
Os nomes inseridos foram: lael
Os nomes inseridos foram: lael
Os nomes inseridos foram: nil

no caso, nao esta guardando o nome anterior e sim, preenchendo com o ultimo nome digitado.

Em 18 de julho de 2016 20:04, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Lars

Re: Table

Diego Nascimento
está preenchendo a mesma tabela, em que criar uma lista de registros..
tem como colar o teu código para eu dar uma olhada?

Em 18 de julho de 2016 20:11, Laíres Sales <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

pode usar a função table.insert() para inserir os registro em uma tabela, ex:

dados = {}
table.insert(dados, {nome="Diego", sobrenome="Nascimento", idade=32}
table.insert(dados, {nome="lael", sobrenome="lael Sobrenome", idade=23}
table.insert(dados, {nome="Mateus", sobrenome="Santos", idade=53}

para imprimir pode fazer assim:

for i, v in ipairs(dados) do
    print("Nomes inseridos foram: " .. dados[i].nome)
end

para buscar o registro pode usar.

dados[1].nome
dados[2].nome
dados[3].nome

vai imprimir os nomes de cada um dos registros em determinada posição.

Em 18 de julho de 2016 20:18, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:

> está preenchendo a mesma tabela, em que criar uma lista de registros..
> tem como colar o teu código para eu dar uma olhada?

> [...]
>>> print(dados.idade)

>>> print(dados["idade"])

Re: Table

lairess
Sei, mas em ambos os casos que voce mandou pra mim, nao ha interação com o usuario, que nao é o meu caso! Mas valeu aew! vou ficar matutando mais um pouco aqui!

Em 18 de julho de 2016 20:26, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> está preenchendo a mesma tabela, em que criar uma lista de registros..
> tem como colar o teu código para eu dar uma olhada?

>>> print(dados.idade)

>>> print(dados["idade"])

Lars

Re: Table

Diego Nascimento
Olá Laires.

Um exemplo com interação ao usuário, para você entender mais ou menos
como pode fazer.

local dados = {}
local nome, sobrenome, idade

-- le dados
for i = 1, 3 do
  io.write("\nDigite seu nome: ")
  nome = io.read()
  io.write("Digite seu sobrenome: ")
  sobrenome = io.read()
  io.write("Digite sua idade: ")
  idade = io.read()
  table.insert(dados, {nome = nome, sobrenome = sobrenome, idade = idade})
end

-- escreve dados
for i, v in ipairs(dados) do
  print("\n--------------------------------------")
  print("Indice: " .. i)
  print("Nome digitado: " .. dados[i].nome)
  print("Sobrenome digitado: " .. dados[i].sobrenome)
  print("Idade digitada: " .. dados[i].idade)
end

Em 18 de julho de 2016 20:32, Laíres Sales <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Parecido com o que quero fazer, mas e depois, pra saber os nomes que digitei. O meu problema é esse, queria imprimir todos os nomes que inserir, queria acessa-los e imprimi-los na tela com uma função!!

Em 18 de julho de 2016 21:43, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Olá Laíres, no código que mandei, abaixo do que diz .. '-- escreve
dados' é a parte aonde imprime o que foi escrito.
Se você entendeu a forma de guardar os dados digitados como mostrei no
meu código, então entenda, a tabela 'dados' guarda os registros, um
abaixo do outro, você pode acessar cada registro dessa tabela dessa
forma 'dados[1].nome', 'dados[2].nome' e assim sucessivamente, aonde o
número é o índice do registro.

A tabela dados ficaria dessa forma

{
  1 :
    {
      nome : "Diego"
      idade : 32
      sobrenome : "Nascimento"
    }
  2 :
    {
      nome : "Carlos"
      idade : 24
      sobrenome : "Santana"
    }
  3 :
    {
      nome : "Pedro"
      idade : 51
      sobrenome : "Cardoso"
    }
}

para imprimir em uma função é só usar o modelo que te passei, na parte
depois de '--escreve dados' e jogar em uma função.

function escreve_dados(tabela_de_dados)
local dados = tabela_de_dados
[...]

 e chama a função passando a tabela como parâmetro.

escreve_dados(dados)

 ela vai escrever para vc.

Lairess, qual é sua experiência em programação?

Att,
Diego

Em 19 de julho de 2016 07:55, Laíres Sales <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Minha experiencia é so o que vi na faculdade que faço,Licenciatura em computação. Vi C e java. Conheci Lua depois,usando aquela engine LOVE2D, daí resolvi aprender um pouco dela com interesse em desenvolvimento de jogos! Mas eu sou bem nobe mesmo! hehehehe

Vou te mandar meu código pra voce ver. Minha idéia era encher a table cadastro.nome e depois que eu entrasse com uma certa quantidade, a função imprimeNome seria chamada e mostraria todo o conteudo que digitei!

      local function main()

      cadastro = {
        nome = {}, idade = {}, f_imprimir = function (imprimirNomesIdades)--Função dentro da table cadastro.
                                  for v, nomes in pairs(cadastro.nome) do
                                 print("Os nomes inseridos foram: ".. tostring(cadastro.nome[nomes]))
                                 end
                                 end,
            f_inserir =  function (inserirNomeIdade)--Função dentro da table cadastro.

      for i,v in pairs(cadastro.nome) do
       for i,j in pairs(cadastro.idade) do

      table.insert(cadastro.nome,i,v)
       print("Nome:")
      cadastro.nome[v] = io.read()
      --Prints apenas pra conferir o recebimento dos valores...
       print("O nome inserido foi: ".. cadastro.nome[v]..". No indice: ".. i)
       print("Tamanho em caracteres: ".. #cadastro.nome[v])
       print("Tamanho da table cadastro.nome: ".. #cadastro.nome.."\n")

      table.insert(cadastro.idade,i,j)
       print("Idade:")
      cadastro.idade[j] = io.read()
       print("A idade inserida foi: ".. cadastro.idade[j]..". No indice: ".. i)
       print("Tamanho em caracteres: ".. #cadastro.idade[j])
       print("Tamanho da table cadastro.idade: ".. #cadastro.idade.."\n")

      --imprimirNomesIdades(f)
      cadastro.f_imprimir(imprimirNomesIdades)

    }-- Fim da table cadastro

      table.insert(cadastro.nome,{nome = cadastro.nome})
      table.insert(cadastro.idade,{idade = cadastro.idade})

      end
      main()

=====================

require "main"
--Requer tudo do programa main, e o executa.

    repeat
       print("\t\tInsira seu nome e sua idade!\n")
       cadastro.f_inserir()-- Função do programa main,importada com o "require"
     until #cadastro.nome == "fim"

-- A ideia aqui era para, caso o usuario digitasse fim, mas não funcionou não!

Em 19 de julho de 2016 08:56, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Veja esses dois tutoriais, são bem símples, e explicam como criar módulos.

https://blog.separateconcerns.com/2014-01-03-lua-module-policy.html
http://www.geeks3d.com/20130906/how-to-create-a-lua-module/

Eu tentei corrigir ele, mas precisaria reescrever todo para conseguir,
usa o exemplo que eu te passei antes, modaliza melhor teu programa e
cria funções que faça uma coisa de cada vez.

Em 19 de julho de 2016 09:31, Laíres Sales <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Certo, mas criar as funçoes nas tables é bem legal neh? srsrsrsrs

Em 19 de julho de 2016 11:35, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

então, pode criar um módulo.. e faz como vc fez, só organiza melhor,
cria uma função para inserir os dados, uma para remover e uma para
alterar um dado.. aih cria uma para imprimir os dados, faz tudo
separado, cada uma para uma coisa.

cadastro = {}

cadastro.add = function() {
}

cadastro.update = function

cadastro.remove = function() {
}

cadastro.print_data = function() {
}

return cadastro

segue um modelo parecido com isso, aih vc importa ele no outro
arquivo, como diz no tutorial que te passei o link.

Abraço.

Em 19 de julho de 2016 11:42, Laíres Sales <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Valeu. Vou tentar aqui!

abraço!

Em 19 de julho de 2016 12:17, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

da uma olhada nesse exemplo
============= modulo1.lua =========================
local cadastro = {}

cadastro.dados = {}
cadastro.registro = {}

cadastro.add = function(nome, idade)
  table.insert(cadastro.dados, {nome = nome, idade = idade})
end

cadastro.update = function(indice, nome, idade)
  cadastro.dados[indice] = {nome = nome, idade = idade}
end

cadastro.remove = function(indice)
  table.remove(cadastro.dados, indice)
end

cadastro.print_dados = function()
  for indice, v in pairs(cadastro.dados) do
    print("\n-----------------------------------------")
    print("Indice: " .. indice)
    print("Nome:   " .. cadastro.dados[indice].nome)
    print("Idade:  " .. cadastro.dados[indice].idade)

return cadastro

================ fim modulo1.lua =====================

============== file.lua ================

local cadastro = require "modulo1"

cadastro.add("Diego", 60)
cadastro.add("Carlos", 32)
cadastro.add("Julio", 12)
cadastro.add("Sergio", 11)

cadastro.print_dados()

cadastro.update(2, "Pedro", 18)
cadastro.print_dados()

cadastro.remove(2)
cadastro.print_dados()

tenta organizar teu programa num modelo parecido com esse, algo mais
simples e uma função para cada coisa.

Abraço e boa sorte nos estudos.