Software Canon

Anderson Ricardo Ferreira
Olá amigos, sou novo no grupo e na verdade não sei programar em LUA, mas acontece que estou desenvolvendo um projeto e apenas encontrei alguma coisa em LUA, que é um software onde consigo tirar foto de uma maquina digital canon pelo computador, gostaria de saber se alguem tem conhecimento desse projeto e se teria como eu integrar esses arquivos LUA com outra linguagem de programação, por exemplo o PASCAL. Agradeço desde já a ajuda de todos.

Re: Software Canon

Denis Dos Santos Silva
Bem,

a respeito de um "kick/jump start"
manual de referencia http://www.lua.org/manual/5.2/pt/
documentação técnica http://www.lua.org/docs.html
FAQs:
http://www.luafaq.org/
http://www.luafaq.org/gotchas.html
http://www.lua.org/faq.html
http://lua-users.org/wiki/LuaFaq

qual o sistema operacional?

que é um software onde consigo tirar foto de uma maquina digital canon pelo computador
como será o acesso? via USB (usando uma letra, p. ex., "G:") ?

gostaria de saber se alguem tem conhecimento desse projeto
acessar imagens raw? jpeg?
eu desconheco totalmente

e se teria como eu integrar esses arquivos LUA com outra linguagem de programação, por exemplo o PASCAL
tem esse projeto: http://luapascal.luaforge.net/
lua tem vários bindinds e wrappers (pascal, java, ...)
eu particulamente uso a versão 5.1 com c99 (arm) / gcc / m$ visual c++ 2010

Ah, tem esse livro http://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/859037985X/lua-news-20 que é um dos co-autores.

http://www.lua.org/pil/contents.html

Se der mais detalhes, outros podemos ajudar.

Em quarta-feira, 20 de maio de 2015 13:12:59 UTC-3, Anderson Ricardo Ferreira escreveu:
[...]

Seria referente a um projeto CHDK, onde se atualiza o firmware da Canon e assim consigo utilizar ela pelo computador.

CHDK   - http://mighty-hoernsche.de/
PTPCam  -  http://chdk.wikia.com/wiki/PtpCamGui
CHDKPTP

entre outros são os projetos feito em LUA, e gostaria de conseguir rodar as bibliotecas com o DELPHI. Agradeço desde já a ajuda de todos.

Re: Software Canon

Eu desconheço totalmente o projeto, mas, pelo visto isso já funciona com lua.

Imagino que seja mais viável usar C/C++ ou ainda C#.
Aparentemente este esqueama de CHDK é para "operar" a canon (tirar foto, configurar, regular, etc, ...) usando um driver usb modificado  e essa lib CHDK faz o uso de algumas funções nativas (bind/wrapper) do driver.

-------
http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK_scripting
http://chdk.wikia.com/wiki/Execute_Lua_scripts_with_hostlua_%26_notepad%2B%2B
http://forum.chdk-treff.de/viewtopic.php?f=7&t=2973
http://chdk.wikia.com/wiki/Lua/Lua_Reference
------- delphi 2010 + lua 5.1
http://blog.spreendigital.de/2009/09/28/lua-5-1-for-delphi-2010/
http://blog.spreendigital.de/2015/02/18/verysimple-lua-2-0-a-cross-platform-lua-5-3-0-wrapper-for-delphi-xe5-xe7/
http://lua-users.org/lists/lua-l/2006-06/msg00508.html
http://jersonseling.wikispaces.com/file/view/DelphiLua.zip
http://www.gamedev.com.br/forum/viewtopic.php?t=2145
http://lua.2524044.n2.nabble.com/Lua-Tutor-Delphi-Lua-td7620080.html
https://www.freelancer.com/jobs/Translate-function-from-LUA-PAS/?t=b&utm_expid=294858-308.2oso58FbRsuhR3xCT4EBFA.1&utm_referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2F
http://www.delphifeeds.com/postings/60994-lua_51_for_delphi_2010
-------

Boa sorte

[...]

Victor Toso
> Seria referente a um projeto CHDK, onde se atualiza o firmware da Canon e
> assim consigo utilizar ela pelo computador.
>
> CHDK   - http://mighty-hoernsche.de/

Muito legal!

> entre outros são os projetos feito em LUA, e gostaria de conseguir rodar as
> bibliotecas com o DELPHI. Agradeço desde já a ajuda de todos.

Lua é facilmente [0] integrado com C. Aparentemente você consegue
integrar Delphi com C [1]
Mas, dependendo do projeto, vale a pena tentar usar lua ao máximo. A
linguagem é ótima e tem muita biblioteca pronta pra usar! [2]

PS: Nunca programei em Delphi ;)

[0] Facilmente é exagero, leva um tempo pra entender a API mas
funciona super bem. (5.1 é a versão do CHDK aparentemente)
http://www.lua.org/manual/5.1/manual.html#3

[1] Google-fu. Não sei realmente quão factível é isso.
http://www.drbob42.com/delphi/headconv.htm

[2] Lua Rocks! https://luarocks.org/

Re: Software Canon

Anderson Ricardo Ferreira
peguei o compilador SciTE para dar uma olhada no projeto, mas acontece que quando coloco pra rodar aparece uma mensagem de erro

lua: .\gui_live_stats.lua:22: attempt to index global 'ustime' (a nil value)
stack traceback:
.\gui_live_stats.lua:22: in main chunk
[C]: in function 'require'
.\gui_live.lua:20: in main chunk
[C]: in function 'require'
gui.lua:7: in main chunk
[C]: ?

preciso colocar parametros nessa função ustime.new?

local stats={
t_start_frame = ustime.new(),
t_end_frame = ustime.new(),
t_start_xfer = ustime.new(),