Rodar LUA no XAMPP com Windows

Guilherme Deckmann
Olá, pessoal. Estou tentando começar a estudar esta linguagem para usá-la em aplicações web. Já programo em PHP e JavaScript, por isso gostaria de saber se existe uma maneira de eu substituir o PHP por LUA no backend de minhas aplicações web. Eu estou fazendo muito do frontend em HTML+CSS+JQuery, mas preciso começar a usar LUA como linguagem que fará interações com banco de dados (receber dos formulários html e gravar no banco, ler dados, listar dados, etc).

Li em algum artigo que é preciso fazer uma alteração no Apache para que ele possa ser servidor LUA. Alguém sabe me indicar um passo a passo dessas alterações quando estou usando XAMPP no Windows? Grato.

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Rodar LUA no XAMPP com Windows

Denis Dos Santos Silva
Eu ainda não tive a curiosidade de rodar Lua no apache, mas, vamos lá...

tem um módulo pro apache (httpd) mod_lua

http://www.modlua.org/
http://httpd.apache.org/docs/trunk/mod/mod_lua.html

de uma olhada no projeto Xavante, e em tese, lua deve rodar no modo CGI, mas, dai deve requerer um esforço maior...

boa sorte

Em quinta-feira, 3 de setembro de 2015 11:51:10 UTC-3, Guilherme Deckmann escreveu:
[...]

Breno Ramalho Lemes-2
Eu diria o Haserl, mas ele não compila em Windows (acho que não é
difícil portar, a maior parte do código não tem a ver com a plataforma).

Roda como um script CGI (se CGI lhe servir). É o mais parecido com o
PHP. Eu uso o Haserl com LuaSQL e funciona muito bem.

http://haserl.sourceforge.net/

Breno Ramalho Lemes
http://www.br-lemes.net

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.