Re: Iniciante em LUA

12

Re: Iniciante em LUA

Skinkon Ferno

Pessoal alguém aqui sabe onde tem livros grátis sobre Lua,já tenho noção de C e programei nela e C++,por um curto tempo sei lógica de programação,quem puder me ajudar me fornecendo ótimas apostilas que ensinem a programar em Lua,

Sei que há livros em English,mas quando os traduzo ele perde o sentido e aí talvez,possa esconder a sintaxe da linguagem

***OBS: Me pergunto o que adianta se o Brasil tem uma linguagem poderosa,se ninguém nunca ouviu falar dela,ouvir falar em LUA quando estava em crise com as linguagens C,C++,Java,Python

Por que os criadores da querida "LUA" Não fornecem conteúdo de qualidade sobre esta linguagem,estou cansado de baixar apostilas de várias versões da LUA,na qual nem se querem abordam o básico dela.

Uma boa apostilas,deve ter umas 200 a 1000 páginas essa sim,te ensina a não programar mas dominar LUA

Re: Iniciante em LUA

swfly@zipmail.com.br
Olá, Skinkon.

Há um livro em português do professor Manzano, estudei com ele e o cara é fera.

Tem também um curso do professor Manzano grátis em http://www.learncafe.com/

O livro e o curso são básicos mas são um bom começo. Fiz o curso e adquiri o livro e estou satisfeito, pois deu uma boa noção para começar, agora é ir a fundo em outroas fontes.

Abração.

A*e

SW-Fly

Em 09/05/2013 07:54, Skinkon Ferno < [hidden email] > escreveu:

[...]

Roberto Ierusalimschy
> [...]
> sobre esta linguagem,estou cansado de baixar apostilas de várias versões da
> LUA,na qual nem se querem abordam o básico dela.

Que bom que os criadores dessas linguagens (C, C++, Java, Python)
escreveram documentação original em português para você aprender.

-- Roberto

Re: Iniciante em LUA

Alan Messias Cordeiro
Grande Skinkon,

Essa questão do idioma já perdeu até a graça. Não é uma questão de patriotismo... A linguagem tem que ser difundida, é basicamente isso que indica a escolha do idioma.
Mas o esforço vale a pena...

Forte abraço,

2013/5/9 <[hidden email]>
[...]

Atenciosamente,
Alan MeC Lacerda
Tecnólogo em Redes de Computadores
CCNA / LPIC-1 / CLA
http://alanlacerda.blogspot.com/
"-"-"-"-"-"-" Of course it runs NetBSD "-"-"-"-"-"-"

“Somente após a última árvore ser cortada.
Somente após o último rio ser envenenado.
Somente após o último peixe ser pescado.
Somente então o homem descobrirá que dinheiro não pode ser comido!!” - Provérbio Cree (uma tribo indígena norte-americana)

Re: Iniciante em LUA

Alan Messias Cordeiro
Custa sim...

Quer ver que custa? Tenta traduzir o material todo pra dois idiomas.

2013/5/9 <[hidden email]>

> [...]

Re: Iniciante em LUA

> Sim, mais não custava nada ter um material também em português.

Veja http://www.lua.org/portugues.html#sabermais

Re: Iniciante em LUA

Flávyo Henrique
Me responda uma coisa, qual que é mais fácil para um brasileiro, escrever uma documentação em português ou uma em inglês?
Ta certo que o projeto foi pensado para uso global, por isso a escolha da língua inglesa, mais acho que não custaria "nada" ser um pouco patriota! Bom claro essa e a minha opinião deixando isso bem claro para não ter possíveis discusões e tals xD.

Em 9 de maio de 2013 11:02, Luiz Henrique de Figueiredo <[hidden email]> escreveu:
> Sim, mais não custava nada ter um material também em português.

Veja http://www.lua.org/portugues.html#sabermais

Re: Iniciante em LUA

Mauricio Henrique Bomfim
É sério que estamos tendo essa discussão novamente?

Por favor, busquem na própria lista as discussões que já houveram
sobre tradução, patriotismo, etc antes de começarem a reclamar. Isso
já foi falado e reiniciado por aqui pelo menos umas 10 vezes.

Acho que os moderadores da lista poderiam adicionar um aviso sobre
este assunto no email de "Bem vindo" para evitarmos mais desgaste.

[]s

Mauricio

> [...]

> Grupos do Google.
> Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie

jeferson perito
Pois é, o inglês é o menor das dificuldades, aprender inglês é mais easy que aprender a programar.

Em 9 de maio de 2013 11:32, Mauricio Henrique Bomfim <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> Grupos do Google.
> Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie

Jeferson Viana Perito

Re: Iniciante em LUA

Marcello Moura
Só vou fazer uma única postagem e não vou mais alimentar a discussão.

Imaginem quantos motivos temos para ser patriota, só alguns exemplos:
+/- 40% de imposto/taxas, maioria dos políticos corruptos,
especulações de toda natureza, violência, etc, por último, a que eu
acho pior, nosso idioma é  o português.

Já me despeço me desculpando.
Abraços.

> [...]

> Grupos do Google.
> Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie

Marcello Henrique
Blog - http://faraohh.wordpress.com
Cercomp - UFG (www.cercomp.ufg.br)
Associação Software Livre de Goiás (www.aslgo.org.br)

Re: Iniciante em LUA

jeferson perito
Mas só reclamar não vai empurrar o país pra frente, acho que o brasileiro reclama muito e age pouco, desculpe por desvirtualizar, voltamos ao tópico :)

Em 9 de maio de 2013 13:07, Marcello Henrique <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> língua inglesa, mais acho que não custaria "nada" ser um pouco patriota!

Eu acho isso *extremamente* agressivo.

Realmente, não fizemos um manual em portugues. Fizemos apenas uma
linguagem que projeta o nome do Brasil no exterior, que mostra que o
Brasil pode produzir tecnologia de ponta como qualquer país do primeiro
mundo. Essa é minha contribuição para o Brasil.

Você já fez o que com seu patriotismo?

-- Roberto

Re: Iniciante em LUA

Gabriel Duarte
Se reclamam tanto por não haver nada em português, quem usem Portugol.

2013/5/9 Roberto Ierusalimschy <[hidden email]>
> [...]

Brasil pode produzir tecnologia de ponta como qualquer país do primeiro
mundo. Essa é minha contribuição para o Brasil.

Linux User #471185
Rio de Janeiro / RJ
http://genericdev.wordpress.com/

Re: Iniciante em LUA

Luiz Henrique de Figueiredo
Essa conversa já deu o que tinha que dar. Vamos voltar a falar da linguagem Lua.

Re: Iniciante em LUA

Weverton Peron
Galera, vamos evitar discussões inúteis.
Acho a linguagem Lua muito bacana e fico feliz por ela ter sido criada por brasileiros.
Quero desejar os meus parabéns aos criadores.

Em 9 de maio de 2013 14:56, Luiz Henrique de Figueiredo <[hidden email]> escreveu:
Essa conversa já deu o que tinha que dar. Vamos voltar a falar da linguagem Lua.

Um abraço

Weverton Peron
Skype: wevertonperon

RE: Iniciante em LUA

BRUNO ROCHA
Comece por este site : lncc.br/cursos
lá possuí um curso online gratuito explicando
a linguagem desde o ínicio, tem que se cadastrar no
site e o conteúdo é interativo, porém tem como

copiar os textos.

RE: Iniciante em LUA

BRUNO ROCHA
Mas existe o manual em português, também acho esta
conversa inútil.