Re: E-mail de compilação para lua-br@googlegroups.com - 3 atualizações em 1 tópico

Tiago Lima
Discussão muito interessante, e é recorrente principalmente no contexto educacional: qual a melhor linguagem para o ensino de programação em disciplinas introdutórias.

Algumas opiniões pessoais:
1) é clichê, mas concordo. Vejo linguagens de programação como ferramentas (ex. martelo, chave de fenda), a melhor vai depender de qual problema está querendo resolver (ex. prego, parafuso). Se você só sabe usar martelo, quando estiver diante de um parafuso vai ter que dar martelada. :-)
2) para introduzir programação, particularmente, prefiro linguagens estáticas - fortemente tipadas (ex. C). Um dos motivos é facilitar a identificação de erros, a introdução de conceitos básicos de computação etc. Mas o mais importante é conseguir boa base sobre os conceitos básicos (noção de arquitetura, variáveis, tipos, estruturas de controle, modularização, estruturas de dados etc), e isso de forma geral independe da linguagem. Mas só essa questão, qual linguagem usar em disciplinas introdutórias de programação, rende muita, mas muita discussão...

De qualquer forma, não precisa (e provavelmente não irá) se limitar a uma única linguagem. Então, mesmo pra iniciar, vai aprendendo em paralelo Lua e C++, por exemplo, vai te dar uma boa noção de algumas diferenças conceituais e práticas.

[]s

Em 12 de abril de 2018 13:52, <[hidden email]> escreveu:
Julio Felipe Angelini <[hidden email]>: Apr 11 12:48PM -0700

Com certeza!

Como falaram em outras respostas, é muito bom conhecer mais que uma
linguagem, mas Lua tem algumas características que fazem ela ser
particularmente boa para começar:

1) Lua é uma linguagem pequena
Isso faz ser muito fácil e rápido de aprendê-la, e faz você seguir para
conceitos avançados mais rápido.

2) Pouquíssimos erros de arquitetura / conceito na linguagem (em comparação
com outras)
Normalmente linguagens carregam consigo vários defeitos nos seus conceitos,
porque uma vez que muita gente depende deles não dá para consertar.
Lua em compensação não tem quase nenhum (inclusive, é interessante procurar
quais são os poucos que o Lua tem!)

3) Muito usada profissionalmente
Isso pode ser uma surpresa para muitos, mas principalmente na área de
jogos, Lua é usado extensivamente.

Agora, Lua também tem certas desvantagens, que você deveria aprender outras
linguagens para entender o impacto:

1) Dinâmica demais
Aprender Lua não vai te ajudar a entender como computadores funcionam num
nível mais baixo, e nem como aproveitar deles ao máximo.

2) Pouco suporte ferramental e de comunidade
A maioria das ferramentas usadas para auxiliar desenvolvimento em Lua é
proprietário, feito para ser usado in-house nas organizações que usam Lua.
Problema parecido, você acha muito poucas "soluções prontas" em Lua na
internet.

On Tuesday, April 10, 2018 at 5:18:29 PM UTC-3, Misterious GamePlay wrote:
Misterious GamePlay <[hidden email]>: Apr 11 07:37PM -0700

Obrigado pessoal pelas dicas! Vocês não estão afim de criar um grupo no
Whatsapp sobre LUA?
Ulisses <[hidden email]>: Apr 12 09:20AM -0300

> 1) Dinâmica demais
> Aprender Lua não vai te ajudar a entender como computadores funcionam num
> nível mais baixo, e nem como aproveitar deles ao máximo.

Endosso isso e assino embaixo.

Usei Lua em um projeto embarcado e depois tive que ir para a linguagem C,
num projeto extensivamente mais complexo. Lua me deu excelentes bases
dinâmicas para encarar a linguagem C, porém tive que aprender muita coisa e
conceitos novos de baixo nível (graças a Deus! hehe).

De qualquer forma, depende muito do seu foco. Depende muito de qual
resultado você quer, depende de onde você quer chegar usando Lua
exclusivamente, entende? Se você quer fazer um software comercial inteiro
em Lua, por exemplo, vai ser bastante difícil, e talvez bastante inadequado
a utilização da linguagem em 100% do projeto (pelo que entendi foi isso que
você perguntou). Se você quiser fazer um Sistema Operacional em Lua, cara,
praticamente impossível - e inviável. Em qualquer situação, Lua depende de
C, seja somente em seu interpretador, ou seja num firmware escrito
inteiramente em C que tem Lua rodando como uma thread única.

Nesse cenário (e claro, em muitos outros), Lua seria mais um cara que pega
uma cacetada de informação crua, processa de forma muito rápida, flexível e
dinâmica, e te devolve a informação tratada do jeito que você
quiser/precisar

Mas como já foi dito, em games, que parece ser a sua praia, Lua é
extensivamente utilizado.

Vai que vai cara, bem vindo ao mundo do desenvolvimento de software. Te
digo que é duka! Eu amo essa vida, na moral.

[]'s

Em 11 de abril de 2018 23:37, Misterious GamePlay <
Você recebeu esse resumo porque está inscrito para receber atualizações deste grupo. Você pode alterar suas configurações na página de associação do grupo.
Para cancelar sua inscrição neste grupo e deixar de receber e-mails do mesmo, envie um e-mail para [hidden email].