Primeiros passos, Por onde começo ?

Lucy Celles Malab
Olá pessoal, sou nova no grupo e estou começando agora a programar e queria começar por Lua e C.
Eu já instalei a IDE que foi indicada na apostila jai2009.pdf ( baixei pelo github vi que está esta descontinuada ).
Mas a apostila já na introdução explica que é voltada para quem já tem experiência.
Já instalei tudo mas agora não sei por onde começar, alguém poderia me ajudar ?

Re: Primeiros passos, Por onde começo ?

Diego Nascimento
Olá Lucy,

Antes de aprender a programar recomendo um curso de algorítmo/lógica de programação, eu recomendo o livro:

"Algoritmos - lógica para desenvolvimento de programação de computadores 27ª Edição - Ed Saraiva/Erica", nele tem algorítmos com exemplos que incluem códigos em C e em LUA.

http://www.editorasaraiva.com.br/produtos/show/isbn:9788536502212/titulo:algoritmos-logica-para-desenvolvimento-de-programacao-de-computadores-edicao-revisada-atualizada-e-ampliada/

Tem uma playlist no youtube que usa lua para ensinar a programar, você pode dar uma olhada,

https://www.youtube.com/playlist?list=PLoYMFXm9_8OUTX3UAIc4yllW9ST_JaJbK

Depois que você aprender o básico, que ja consiga criar pequenos programas, eu recomendo fortemente o livro "Programando em Lua - 3Ed" .. ele é ideal para quando ja se sabe o básico da linguagem, ele explica em detalhes cada parte da mesma, foi escrito por um dos criadores da linguagem e é hoje a referência da linguagem e uma obra prima.

Abraço e boa sorte nos estudos,
Diego

Em 12 de março de 2016 16:43, Lucy Celles Malab <[hidden email]> escreveu:
[...]

Obrigada Diego Nascimento.

Re: Primeiros passos, Por onde começo ?

Lucy, eu cheguei no grupo pelo mesmo motivo e te digo, foi o que me salvou.

Antes de mais nada o Diego foi bem feliz na orientação.

Apenas para complementar:
Olá pessoal, sou nova no grupo e estou começando agora a programar e queria começar por Lua e C.
a linguagem Lua é uma linguagem de script que tem uma máquina virtual de mesmo nome - estilo Java
seu foco é rodar 'embutida' na forma de biblioteca. tem o interpretador lua e o compilador luac
roda no linux, windows, osx, riscos, arm, android, ... (qquer OS que tenha um compilador C)
site para testar os scripts diretamente pelo navegador (sem ter que instalar nda, ide, ...) -> http://www.lua.org/demo.html
obs: uma coisa sobre Lua é que as versões diferem em alguns aspectos, p. ex., a última versão disponivél é a 5.3 --> http://www.lua.org/versions.html

a linguagem C é algo bem particular, afinal, depende do compilador, da biblioteca, da arquitetura e do sistema operacional - e nem de longe garante a compatibilidade mesmo se 'compilar'.

acho que deveria escolher uma linguagem primeiro, afinal, elas tem quase nada em comum (tirando algumas keywords), se está começando a aprender a programar comece por Lua - bem prático.

Eu já instalei a IDE que foi indicada na apostila jai2009.pdf  ( baixei pelo github vi que está esta descontinuada ).
há várias IDE, uma que eu recomendária seria o ZeroBrande Studio - já vem com o ambiente lua necessário + debugger --> https://studio.zerobrane.com/
tem plugins para eclipse, netbeans
"de cara" eu nem recomendária IDE, pq além de aprender a linguagem ainda tem que lidar com as minucias de uma IDE

Mas a apostila já na introdução explica que é voltada para quem já tem experiência.
Já instalei tudo mas agora não sei por onde começar, alguém poderia me ajudar ?
domentação do site em portugues --> http://www.lua.org/portugues.html

caso queria exemplos de programas e/ou tenha duvidas estamos aqui pra isso.

--- tela da ide ZeroBrane Studio
tem uma funcao que soma dois numeros
programa que imprime na tela "programa exemplo"
e faz o uso da funcao soma() 3x
o retangulo azul é o resultado do programa

Em sábado, 12 de março de 2016 23:52:02 UTC-3, Lucy Celles Malab escreveu:
[...]

Guilherme Sivotene

Eu acho fundamental essa linguagem primaria principalmente para quem tem baixo conhecimento e grande curiosidade , minha escola os cursos são fracos e por este motivo dou aula particular.

ando muito bem verificando uma forma nova de plataforma intrigante como nossa verdadeira personalidade em reais ou em natura.

Re: Primeiros passos, Por onde começo ?

Lucy Celles Malab
Achei bem legal o ZeroBaneStudio tem até como alternar entre versões do lua e também vi que é multiplataforma.
Estou usando Windows agora mas porque meu hardware está com alguns defeitos físicos erros de I/O no HD etc....
O bom é que posso usar no Linux também quando voltar a usar.
Obrigada pelas dicas pessoal, estou seguindo as videoaulas que me passaram quando tiver com dinheiro eu compro o livro para me aprofundar melhor.
Como estou desempregada no momento os vídeos vão ajudar bastante.