Portabilidade bytecode Lua

Valmir Manfrim
Olá pessoal,

Gostaria de saber porquê bytecodes Lua não são multi-plataforma e se há algum compilador for windows que execute uma cross-compiling para ARM ?

Desenvolvo meus scripts Lua em meu PC (windows) e embarco em um equipamento da empresa rodando um ARM Cortex M4(não sei qual S.O. o equipamento utiliza). Por razões de segurança e armazenamento compilei os arquivos Lua através do luac e tive a surpresa dos mesmos não rodarem no equipamento, enquanto arquivos em texto plano rodam normalmente.

Att,
Valmir Manfrim

Re: Portabilidade bytecode Lua

Elias Barrionovo
2013/2/20 Valmir Manfrim <[hidden email]>:
> Gostaria de saber porquê bytecodes Lua não são multi-plataforma

Do manual do luac [1]: "The binary files created by luac are portable
only among architectures with the same word size and byte order."
Isso é porque o um opcode em lua é um int[2].

[1]  http://www.lua.org/manual/3.2/luac.html
[2] Linha 165 do arquivo 'lopcodes.h':
http://www.lua.org/source/5.2/lopcodes.h.html

--
NI!

Re: Portabilidade bytecode Lua

> Gostaria de saber porquê bytecodes Lua não são multi-plataforma

Porque o objetivo é carregá-los o mais rápido possível.

> e se há
> algum compilador for windows que execute uma cross-compiling para ARM ?

Acho que alguém fez isso. Procure nos arquivos da lista lua-l.

> Por razões de segurança e armazenamento compilei os arquivos Lua

Compilar arquivos Lua com luac nem sempre resulta em arquivos menores.
Além disso, arquivos compilados dão falsa impressão de segurança, pois
não é difícil decompilá-los.

Se você precisa de segurança séria, tem que usar criptografia. Se você
quer segurança simples, tipo evitar decompilação, existem outras maneiras
simples.