Onde vocês usam Lua?

12

Onde vocês usam Lua?

Renato Suero
Fala galera blz ?

Aproveito para me apresentar, trabalho com desenvolvimento web(ruby,js,go,etc..) e já fiz alguma coisa com coronasdk. Sempre tive interesse por lua, onde fui feliz usando no projeto com corona, mas infelizmente não consigo ver onde mais posso trabalhar com ela. Atualmente moro em Portugal e tenho mais vontade de divulgar lua para o povo aqui mas não consigo ver uso para o meu dia dia(trabalhando com web).

Gostaria de saber de vocês que utilizam lua em que usam e se puder dizer como usam me ajudaria bastante.

Re: Onde vocês usam Lua?

Angelo de Barros Delphini
Bom dia.
Eu uso em soluções de telefonia com o Framework Asterisk.

Em seg, 6 de jun de 2016 às 11:26, Renato Suero <[hidden email]> escreveu:
[...]

Att.
Prof. Angelo de Barros Delphini, Esp. ( Dell. )
Gerente de Infraestrutura/Telecomunicações Sênior.
Digium™ The Asterisk® Framework - dCAA, dCAI, dCAI-TPT, dCSE-C, dCSP-C, dSSE.
Linux User # 472499 - Ubuntu User # 22452 - ICQ User # 86119719

“Toda vez que um homem supera os reveses torna-se mental e espiritualmente mais forte!”

Re: Onde vocês usam Lua?

Bem, como eu trabalho basicamente com sistemas embarcados uso pra facilitar o desenvolvimento e manutenção do código.

Uso em máquinas de POS (essas de cartão de crédito/débito) + Arduino + Raspiberry Pi.

Devido ao fato de que provedores de hospedagem não tem suporte em sua maioria com Lua fica meio complicado jogar isso na Web. Apesar de ter soluções bem interessantes. [isso no BR]

Em segunda-feira, 6 de junho de 2016 11:26:15 UTC-3, Renato Suero escreveu:
[...]

Pedro Henrique Farbo Costa
Usa LUA para programar maquinas de POS? Interessante em.. Não sabia desse poder da LUA.. Vou ler mais sobre.. Eu usava LUA para desenvolvimento de algumas coisas em GAME Development nada mais..

Em 6 de junho de 2016 12:53, Denis Dos Santos Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

Atenciosamente,

Pedro H. Farbo

Desenvolvimento / Mídias Sociais

Tel: +55 (21) 9 - 9516-5688
Horário: Seg á Sexta 10:00 ás 20:00

Re: Onde vocês usam Lua?

Sim, roda de boa.

Atualmente tenho lua e php rodando.
Java eu abandonei dada a dificuldade de manter o código.

[...]

Breno Ramalho Lemes-2
Eu utilizo na web, ou melhor, no meu servidor web local. Uso o haserl:
http://haserl.sourceforge.net/

Apesar de existir outras soluções semelhantes, inclusive mais eficientes
pois são integradas ao próprio servidor web e não CGI. Porém nenhum é
tão elegante e prático.

O problema para colocar na web é realmente a falta de suporte por parte
dos serviços de hospedagem.

Eu utilizo para programas desktop também, usando o IUP. Como por
exemplo: http://www.br-lemes.net/2013/10/atarefado.html

IUP: http://iup.sourceforge.net/

Também uso bastante em conjunto com shell script, para pequenas tarefas,
principalmente para manipular arquivos de texto. Muitas vezes em
substituição ao shell script (bem mais eficiente).

--
Breno Ramalho Lemes
http://www.br-lemes.net

On 06-06-2016 11:53, Denis Dos Santos Silva wrote:

> [...]
> Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,

Re: Onde vocês usam Lua?

Mauricio Henrique Bomfim
> [...]
> usar lua como secundarária dentro as aplicações. Assim talvez fosse mais
> simples converter uns tugas ao mundo de Lua :D

Existem algumas alternativas de uso de Lua em ambiente web. Entre elas
o Lapis (http://leafo.net/lapis/) e o Sailor
(http://sailorproject.org/), que parecem bem interessantes, mas não
usei para saber melhor.

Usei as bibliotecas do projeto Kepler
(https://github.com/keplerproject) em projetos web há muito tempo
atrás, mas os dois últimos que citei parecem ser mais modernos.

Encontrar hosting que suporte Lua é uma dificuldade. No heroku.com é
possível ter um Lua seguindo o tutorial abaixo:

https://github.com/leafo/heroku-buildpack-lua

[]s

Mauricio

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos
> [...]

Diego Nascimento
Boa tarde,

Eu uso lua hoje para manipulação de arquivos de dados, geração de
código, e para servidores, usei em um gerador de sites estáticos para
grandes sites, visto que nenhum gerador existente, testado por mim,
conseguiu criar sites com a grandeza de milhões de páginas (isso
inclui hexo, hugo e geradores em erlang e java).

Se tem interesse em Web recomendo estudar lapis, é um framework muito
bom, até agora o melhor que encontrei, roda em cima do openresty e
consegue ser muito rápido, leafo, criador de lapis a uns 3 anos atrás
servia 5 milhões de páginas por dia (https://itch.io/) usando uma vps
de 10 dólares, tem um desempenho muito bom.

Abraço

Em 6 de junho de 2016 13:52, Mauricio Henrique Bomfim
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

Re: Onde vocês usam Lua?

Leonardo Ivo Neves da Silva
Prezados,
   Uma dúvida intrigante. Como usar aplicações web feitas em lua ( projetos web que poderiam ser feito em java, c# ou php) em serviços de hospedagens como Loaweb, Uol, Hostgator e etc. Essas empresas dão suporte a ela da mesma forma como o PHP? E possível usa-los num apache ou num IIS?

Att,

Leonardo Ivo

<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

Olá Leonardo,

Eu sempre usei em VPS.. acho que não é fácil encontrar suporte em
sistemas de hospedagem compartilhado, nem sei se tem.
Em vps você consegue rodar nos principais servidores, apache, iis, lighthttp.

Att,
Diego

Em 6 de junho de 2016 18:00, Leonardo Ivo Neves da Silva
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Diego, tudo bem ?

Amigo não entendi muito a primeira parte da tua resposta

Eu uso lua hoje para manipulação de arquivos de dados, geração de
código,

Se não estou enganado a geração de código seria para gerar os sites estáticos tipo jekyll, mas a primeira parte não entendi, poderia falar mais sobre esta manipulação de arquvo de dados?

servia 5 milhões de páginas por dia (<a href="https://itch.io/" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fitch.io%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFl2VlJpUv-DECBEsfWooVKxKaczw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fitch.io%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFl2VlJpUv-DECBEsfWooVKxKaczw&#39;;return true;">https://itch.io/) usando uma vps

<<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="LwJNtwV8AQAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">maurici...@...> escreveu:

> [...]
> Para obter mais opções, acesse <a href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;">https://groups.google.com/d/optout.

Olá Renato,

Trabalho com arquivos nos formatos json, csv e arquivos mal
formatados, uso lua para manipular esses dados, normalização,
formatação, conversão.. são dumps de bases de dados diversas e dados
extraídos de paǵinas web, via web scraping e eu padronizo tudo
manipulando com lua.

Att,
Diego

Em 7 de junho de 2016 06:01, Renato Suero <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Entendi, e esse tipo de coisa que pensei que poderia usar lua, para fazer tarefas intermediárias nos apps aqui do trabalho.

Obrigado pela explicação clareou as idéias :D

Em 7 de junho de 2016 06:01, Renato Suero <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="iGCYC8GmAQAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">suero...@...> escreveu:

> [...]
> Para mais opções, acesse <a href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;">https://groups.google.com/d/optout.

Claudio Marcio Stocco
No Apache tem um modulo que da suporte a lua, tem descomentar no httpd.conf. Mas nunca testei.

<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

Ulisses Piassa
E aí Renato, blza? Pegando o bonde já andando, trabalho com Lua para sistemas embarcados. por meio de uma API, o Lua interage com o RTOS por meio do firmware em C que roda na camada intermediária.

Lua dá muita flexibilidade na hora de criar soluções e implementações pra interagir com as IOs, tratar eventos e montar mensagens, pacotes e etc. Como o Lua é apenas uma thread do firmware em C, utilizamos o Lumen para simular um ambiente multitask:

Na web eu não sabia que tinha como usar. Bem interessante!

Abraço, e happy coding!

<[hidden email]> escreveu:

> [...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email][hidden email].

Augusto Rodrigues
Denis,

Na empresa em que trabalho, já utilizamos Lua nas máquinas de POS. Entretanto foi somente em um terminal e em um projeto específico.

Atualmente temos projetos em RaspBerry PI mas sem Lua.

Att
Augusto

[...]

Angelo,

Poderia dar alguns exemplos sobre soluções em telefonia ?

obrigado

Att

Em 6 de junho de 2016 12:34, Angelo de Barros Delphini <[hidden email]> escreveu:
[...]

Augusto Rodrigues, Asterisk é um bom exemplo, você faz os scripts do 'dialplan' + billing + URA.

Com POS eu tenho lua, php, java e javascript [rodando no POS], mas, como a maior parte dos códigos que uso já está feito usando Lua  fica inviável trocar.

Como o Ulisses falou a flexibilidade é grande, ainda tem uns buracos a serem preenchidos, mas, essa parte normalmente resolve fazendo ou adaptando libs [ principalmente a parte de rede / sistema de arquivos / persistência ]