Novidades do lua 5.3 com relação ao lua 5.2

Novidades do lua 5.3 com relação ao lua 5.2

Diego Nascimento
O que tem de novidade no lua 5.3 com relação ás versões anteriores, e por que essa versão é pouco usada pelos desenvolvedores?

Vejo que as maiorias das bibliotecas são compatíveis com a 5.1 e 5.2, por que uma versão mais atual não tem tantos pacotes compatíveis quanto as anteriores? Entrei no canal do irc e perguntei para o pessoal la as respostas que recebi foram do tipo que a 5.1 ta bom para que usar uma mais atual.. e que as mudanças dessa nova versão não tem muita utilidade.. acredito que os desenvolvedores do canal sejam na sua maioria desenvolvedores de jogos, e talvez as novas mudanças realmente não sejam significativas para a necessidade deles, e notei pelas respostas que muitos nem sabem quais são as diferenças, mesmo sendo desenvolvedores lua.. citaram só que a novidade é 'tipos integers'

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Novidades do lua 5.3 com relação ao lua 5.2

Renato Maia-3
On 29 Nov 2015, at 07:24, Diego Nascimento <[hidden email]> wrote:
> O que tem de novidade no lua 5.3 com relação ás versões anteriores,

Algumas novidades são:

- Representação particular para números inteiros (e.g. int de 64-bit).
- Operadores de "bitwise" na linguagem (sobre essa representação de inteiros).
- Funções para empacotamento de dados em strings (streams).
- Funções para manipulação da codificação UTF-8.

> e por que essa versão é pouco usada pelos desenvolvedores?
>
> Vejo que as maiorias das bibliotecas são compatíveis com a 5.1 e 5.2, por que uma versão mais atual não tem tantos pacotes compatíveis quanto as anteriores?

Acho que sempre demora um tempo para os projetos migrarem independente das novidades das novas versões. Um fator talvez mais relevante nesse sentido atualmente seja a popularização de interpretadores alternativos (e.g. LuaJIT), que naturalmente não acompanham o mesmo ritmo de evolução do interpretador oficial (da PUC-Rio). Com isso os usuários que dependam ou tenham interesse nesses interpretadores alternativos ficam impossibilitados de migrar, e consequente reduz a mobilização para isso na comunidade como um todo.

> Entrei no canal do irc e perguntei para o pessoal la as respostas que recebi foram do tipo que a 5.1 ta bom para que usar uma mais atual..

Isso é intencional de certa forma. Ou seja, algumas das características de Lua facilitam que os usuários não dependam de novas versões da linguagem. Há projetos que usam bem satisfatoriamente versões muito mais antigas da linguagem. Grande parte do atrativo da adoção Lua é exatamente esse.

--
Renato Maia

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Novidades do lua 5.3 com relação ao lua 5.2

Diego Nascimento
muito obrigado pelas respostas Renato.

> [...]

Re: Novidades do lua 5.3 com relação ao lua 5.2

> O que tem de novidade no lua 5.3 com relação ás versões anteriores

Veja as principais mudanças em
        http://www.lua.org/manual/5.3/readme.html#changes

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Novidades do lua 5.3 com relação ao lua 5.2

eu ainda uso o lua 5.1.5 é no meu caso está de boa.

usa coisa que chama a atenção é que o perl tem uns 26mil pacotes, por um motivo, a api (de criar modulos, pacotes, ...) continua a mesma apesar de nem sei quantos anos de existencia...

quando muda a api de modulos/pacotes/extensões em C o desenvolvedor (pelo menos no meu caso), "vixe, tem que revisar isso tudo ou aplicar alguns patch já resolve"...