Mistérios da programação web em LUa

luciano de souza-2
Caros,

Em algum momento e, acho mesmo que por mais de uma vez, mencionei o
meu desejo em aprender programação web com Lua. Não obtive êxito, em
grande parte porque não desejei o suficiente e, em porção menor,
porque gosto de programar, mas também porque não sou paciente com
configurações complexas.

Algum tempo passou, então, coloco novamente a pergunta, uma vez que a
resposta de ontem, pode não ser a resposta de hoje.

Eu queria saber qual é a forma mais simples possível de ingressar na
programação web com Lua.

Se estivesse a falar de PHP, provavelmente, o caminho seria algo assim:

1. Rode o comando:
sudo apt-get install php5 apache2

2. Em /var/www, coloque um script PHP.
Nele encontraríamos algo como um formulário e as variáveis processadas
com $_POST["name"] ou $_POST["age"].

3. Execute o seu script com algo como http://localhost/test.php.

Para mim, este é o suprassumo da simplicidade. Não há que se
configurar coisas estranhas no Apache, enfim, é uma lógica muito
simples.

Não me importa qual seja o servidor web ou qual seja a biblioteca
utilizada para gerar as páginas em Lua. Quero apenas que seja simples
para codificar e que tenha o mínimo de configurações. Provavelmente o
resultado é que fará a coisa menos manual. Não terá suporte a REST ou
coisinhas mais complicadas. Não passará muito de requisições GET e
POST, cookies e seções e uploads.

Claro que, em algum momento, posso considerar que esta biblioteca não
é a melhor, a mais flexível e, assim, desejar algo mais complexo em
termos de configuração. entretanto, encaremos o meu pedido apenas como
um passo de entrada.

 Considerando tais características:
1. Qual a combinação servidor web e bibliotecas que me sugeririam?
2. qual seria o passo a passo para configurar e executar o primeiro exemplo?

--
Luciano de Souza

Re: Mistérios da programação web em LUa

Vagner nascimento
Fiz uma busca rápida e encontrei algumas referencias e tutoriais para instalar e ter um HELLO WORLD em Lua com apache.

http://www.develcuy.com/en/howto-apache-2-lua-51-fastcgi-ubuntu

Me parece um bom começo.
Abs

Vagner

[...]

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Lua BR" dos Grupos do Google.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

Re: Mistérios da programação web em LUa

Rodrigo Sanguanini
No https://www.codebox.io tem uma opção de programar em LUA para web, se não estou enganado.
Att, Rodrigo S.

Em 5 de março de 2014 14:03, Vagner nascimento <[hidden email]> escreveu:
[...]

Att, Rodrigo Sanguanini

[...]

Deixe-me explicar o porquê precisaria de algo mais simples do que isso.

O primeiro endereço que me enviou, realmente não é complexo. Há uma
porção de instalações, mas tudo por meio de apt-get, então, é simples.
O problema se encontra na edição de arquivos de configuração. Quando
eu lhe contar o propósito, então, entenderá que quaisquer edições de
arquivos de configuração são indesejadas.

Sou cego e gostaria de criar extensões de acessibilidade com Lua. A
minha primeira tentativa foi com IUP, mas acabei esbarrando em
dificuldades na acessibilidade em Windows. Então, quero fazer pequenas
aplicações que melhorem a acessibilidade do Linux. Optei pela
interface HTML simplesmente porque é mais fácil de ser produzida por
alguém que não enxerga e porque é a única forma de produzir interface
acessível em ambos os sistemas operacionais.

Mas existe HTML no desktop? Não, não existe. Mas pareceu-me que era
simples rodar aplicações localmente por meio de CGI. Mas consideremos
que não escrevo aplicações para mim e não pretendo colocar tais
aplicações em um servidor remoto. Então, todas as configurações que
estão aí relatadas teriam de ser feitas por um usuário comum, o que
definitivamente não é possível. Quero criar um pacote deb que instale
tudo e que, ao usuário, apenas caiba abrir o navegador e começar a
utilizar o programa.

É simples instalar pacotes automaticamente, basta que em meu deb
preencha o campo "Depends" do arquivo control. Mas como sair a buscar
por campos dentro de arquivos de configuração e alterá-los? Não.
Realmente, isto não sei fazer por meio de script. E se não consigo
fazer por meio de script, ainda que eu complete todos os  passos que
estão no primeiro endereço, tenho a certeza de que outros cegos não
serão capazes de fazê-lo e, portanto, não serão capazes de utilizar o
programa.

Note que esta é uma situação peculiar. Normalmente, não importa muito
que a instalação seja complicada porque ela será feita por alguém
especializado. O que estou a dizer é que devo prover uma forma de
instalação que qualquer usuário que saiba clicar sobre um deb e abrir
a Central de Programas deve colocar o programa em pleno funcionamento.
Claro que serei eu a construir este deb, mas é como disse, nos casos
em que há edição de arquivos de configuração, de fato, não sei bem
como automatizar o processo.

Ao fim, não sei mesmo se o que quero é possível. Talvez não seja.

Em 05/03/14, Vagner nascimento<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Grupos do Google.
> Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie

Breno Ramalho Lemes
Eu uso Haserl: http://haserl.sourceforge.net/

Não sei te dar um passo a passo para instalação. Mas está disponível
através de apt-get install haserl. Funciona de modo semelhante ao PHP.

Eu uso Lighttpd no Linux Mint. E parece existir um modo de
ativar/desativar configurações em /etc/lighttpd/conf-enabled e
/etc/lighttpd/conf-available. Não sei como funciona, mas se for como
imagino pode lhe servir pois você teria os arquivos pré-configurados no
seu pacote deb e o usuário só precisaria instalar e ativar.

Mesmo que funcione, não parece ser o tipo de solução que você procura.
Não deu certo com IUP Lua, já tentou wxLua?

Em 05-03-2014 11:30, luciano de souza escreveu:

> [...]
> 1. Qual a combinação servidor web e bibliotecas que me sugeririam?
> 2. qual seria o passo a passo para configurar e executar o primeiro exemplo?

http://www.br-lemes.net/

Re: Mistérios da programação web em LUa

Daniel Pimentel (d4n1)
Cara, mais simples que PHP é programar para web com Python (Django, Web2Py, Flask, Bottle) ou Ruby (RubyOnRails, Sinatra, Jenkyl) pois eles já vem com um servidor web integrado para desenvolvimento não precisando de cara instalar nenhum servidor web.

Para Lua, tem um framework que gosto bastante, acho que ele será bem promissor. O framework se chama Lapis. Basta um luarocks install lapis e está tudo certo ;)

Segue a URL do projeto:

Vale a pena conferir!

Em 6 de março de 2014 01:46, Breno Ramalho Lemes <[hidden email]> escreveu:
[...]

Me. Daniel Pimentel (d4n1)