LuaLDAP case sensitive

Alan Messias Cordeiro
Bom dia pessoal,

Alguém conhece alguma maneira de fazer search com o lualdap sem que ele leve em consideração se a letra está maiúscula ou minuscula?

Estou trabalhando nesse projeto: http://sourceforge.net/p/openvpnadcheck/

O ponto é que o Windows não se importa com a caixa (upper ou low case) do nome de usuário. E queria manter esse comportamento nessa pequena aplicação que estou fazendo para que os usuários não precisem se preocupar com isso.

Atenciosamente,
Alan MeC Lacerda (a.k.a. alacerda)

Re: LuaLDAP case sensitive

Tomás Guisasola-2
  Oi Alan

> Alguém conhece alguma maneira de fazer search com o lualdap sem que ele
> leve em consideração se a letra está maiúscula ou minuscula?
  Isso independe da LuaLDAP, não é?  Tem que ser algo que você
especifique na consulta ao servidor LDAP, eu acho.  Mas posso estar
enganado.  Não mexo com LDAP há anos!

  Abraço,

Re: LuaLDAP case sensitive

Alan Messias Cordeiro
Grande Tomás,

Então... Parece que depende do LuaLDAP pelo seguinte fato: Quando o usuário está autenticando no domínio ele não se preocupa com upper ou low case. Mas no AD está com a primeira letra maiúscula. Quando ele vai autenticar com o mesmo usuário contra a mesma base do AD usando o LuaLDAP, só funciona se ele digitar exatamente igual ao username.

O problema pode estar nesta linha: if attribs2.sAMAccountName == os.getenv("username") then
Ou nessa: local ld = assert (lualdap.open_simple (AD_server,os.getenv("username").."@"..AD_domain,os.getenv("password")))

Você tem algum palpite?
--
Atenciosamente,
Alan MeC Lacerda

“Somente após a última árvore ser cortada.
Somente após o último rio ser envenenado.
Somente após o último peixe ser pescado.
Somente então o homem descobrirá que dinheiro não pode ser comido!!” - Provérbio Cree (uma tribo indígena norte-americana)

2013/3/13 Tomas Guisasola Gorham <[hidden email]>
        Oi Alan

[...]

--- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lua BR" dos Grupos do Google.

Re: LuaLDAP case sensitive

Vagner nascimento
Uma pergunta,
Você não pode formatar a string do que você recebe do os.getenv("username") para ficar sempre num formato que funciona? Como upper ou low-case?

Abs
Vagner

2013/3/13 Alan Messias <[hidden email]>
[...]

Olá Vagner,

Perguntei ao pessoal aqui que criou os usuários se eles seguiram algum padrão para maiúscula-minúscula. E... adivinha a resposta: "Não". Ou seja, não tenho como colocar SEMPRE a primeira letra em maiúscula e ter certeza de que vai funcionar.

Atenciosamente,

2013/3/13 Vagner nascimento <[hidden email]>
[...]

  Oi Allan

> [...]
> mesmo usuário contra a mesma base do AD usando o LuaLDAP, só funciona se
> ele digitar exatamente igual ao username.
  Acho que o seu argumento não comprova a sua afirmativa.
Apenas que o valor do atributo está sendo guardado com as maiúsculas
e minúsculas.
  O que eu quis dizer é que você precisa especificar um filtro
de busca que ignore essas diferenças.  Acho que isso faz parte do LDAP.
A LuaLDAP é só um bind dessa biblioteca para Lua, então ela não processa
nada.  Não é a LuaLDAP que faz a busca, é o servidor.  E como ele pode
usar uma enorme variedade de formas para buscar alguma informação,
faz mais sentido que isso seja especificado na consulta e não uma opção
específica.

> [...]
> username") then
> Ou nessa: local ld = assert (lualdap.open_simple (AD_server,os.getenv("
  Essas linhas são do quê?

> Você tem algum palpite?
  Você procurou por isso em algum site?  Dei uma olhada rápida e
o que encontrei parece confirmar a minha suspeita:

https://en.wikipedia.org/wiki/Lightweight_Directory_Access_Protocol#Search_and_Compare (veja o parâmetro 'filter')
https://drupal.org/node/1398830
http://stackoverflow.com/questions/2017152/case-insensitive-ldap-searches
http://stackoverflow.com/questions/7505131/ldap-how-to-programmatically-tell-whether-a-search-for-specific-attribute-is-c

  Nenhuma delas contém uma resposta específica, mas podem ajudar.

  Se, ainda assim, você achar que há uma opção na LuaLDAP, procure
na documentação da OpenLDAP ou mesmo do protocolo LDAP para ver se há
como especificar isso nas buscas.

  Abraço,

Re: LuaLDAP case sensitive

Alan Messias Cordeiro
Grande tomas,

Obrigado ai pelos links, vou dar uma estudada neles. E se o problema não estiver no AD talvez esse erro seja pelo jeito que estou verificando a resposta do AD com o usuário passado. Pode ser nessa linha:

if attribs2.sAMAccountName == os.getenv("username") then

Pode ser que ele tenha retornado o usuário, mas o meu if não deixa passar por causa do case-sensitive. Vou analisar novamente e retorno com o resultado.

Mais uma vez obrigado a todos,

[...]

Breno Ramalho Lemes
Em 13-03-2013 12:02, Alan Messias escreveu:
> [...]
>

> Pode ser que ele tenha retornado o usuário, mas o meu if não deixa
> passar por causa do case-sensitive. Vou analisar novamente e retorno com

Se você suspeita do if, então tente:

if string.upper(attribs2.sAMAccountName) ==
string.upper(os.getenv("username")) then

--
http://www.br-lemes.net/

Re: LuaLDAP case sensitive

Alan Messias Cordeiro
Olá pessoal,

O problema estava no meu "if" mesmo. Consegui usando essa dica do BR_Lemes.

"Na multidão de conselheiros há consecução"

Obrigado