Lua para Debian

Eduardo Ochs-2
Oi Luiz,

> Lua e' ou vai ser parte oficial de Debian?

Talvez o Lua vire parte oficial do Debian em algum momento, mas ainda
falta bastante -- eu nunca tive tempo pra me registrar como
desenvolvedor oficial, e o outro cara (Carlos Laviola) que estaria
interessado em empacotar o Lua, e que e' desenvolvedor, nunca mais me
mandou noticias e eu desconfio que ele tenha perdido o interesse.

Alem do mais pro pacote poder ficar oficial eu teria que adicionar um
changelog decente, que listasse todas as mudancas com relacao `a
versao oficial, examinar se as licencas de todos as arquivos sao
consideradas livres pela DFSG (e eu nem me preocupei com isso ate'
agora, e ate' cinco minutos atras eu nem lembrava qual era a licenca
do cgilua -- que, pelo visto, e' indefinida, e portanto nao-livre)...
Ou seja, por enquanto o pacote de Lua nao tem absolutamente nada de
oficial, e a propria falta de documentacao dele ja' deixa implicito um
"use por sua propria conta e risco e se der problema reclame comigo
antes de reclamar com os caras do Lua".

Vou deixar isso mais claro na minha proxima versao do pacote.

> Por favor, o "loadlib" que eu mandei para voce nao e' oficial.
> Voce esta' usando ele?
> --lhf

O loadlib que voce me mandou e' exatamente o mesmo que vinha na versao
do cgilua que eu tinha, que eu tinha pego de
<http://www.inf.puc-rio.br/~ana/cgilua-4.0.1b.tgz> em fins de maio. Eu
estou usando ele porque ele me parecia bem melhor do que a versao
hackeada que eu tinha feito, que era (modulo blocos de comentarios):

--snip--snip--
#include <lualib.h>
#include <lauxlib.h>
#include <dlfcn.h>

static int loadlib(lua_State *L) {
  void *libptr;
  lua_CFunction f;
  libptr=dlopen(lua_tostring(L, 1), RTLD_LAZY);
  if (libptr==0)
    luaL_argerror(L, 1, "dlopen cannot open shared library");
  else {
    f=dlsym(libptr, lua_tostring(L, 2));
    if (f==0)
      luaL_argerror(L, 2, "dlsym cannot find init function");
    else
      f(L);
  }
  return 0;
}

LUALIB_API void lua_loadlib_open(lua_State *L) {
  lua_register(L, "loadlib", loadlib);
}
--snip--snip--

e um usuario so' roda um Lua que tenha "loadlib" e amiguinhos se rodar
o programa "dllua" ao inves de "lua"; acho que isso deixa bem claro
que o loadlib nao e' oficial. Alias, eu tinha acrescentado as
bibliotecas de regexps e operacoes binarias do Reuben Thomas ao
liblualib; talvez seja melhor empurra-las para o libdllua tambem,
junto com as do loadlib.

Voce pode explicar melhor quais sao as suas preocupacoes e porque voce
esta' perguntando isso? Seria bom que nos pudessemos colaborar um com
o outro, ou pelo menos manter algum tipo de "paz dos bravos"... eu sou
aluno da PUC desde a graduacao (tou fazendo doutorado em Matematica
agora) e lembro de como o departamento de Informatica tratava os
alunos, em especial os de outros departamentos como eu, como inimigos,
e tendo a nao confiar nada nas intencoes de voces... bom, nao vou
ficar tentando resumir coisas que eu ja' escrevi muito melhor em
outros lugares; se voce tiver tiver curiosidade de^ uma olhada em:

  <http://angg.twu.net/eev-manifesto.html>
  <http://angg.twu.net/e/cipsga.e.html> - o primeiro bloco,
     "Um outro manifesto do eev"

E talvez esses dois aqui tambem, mas eles tem bem menos a ver...
  <http://angg.twu.net/tourism.html>
  <http://angg.twu.net/why-users.html>

[],
  Eduardo Ochs
  http://angg.twu.net/
  [hidden email]

P.S.: como voce ve^, eu sou um autodidata rancoroso e assumido... :)

Re: Lua para Debian

Eduardo Ochs-2
Oops, sorry, I have just sent to the public list something that was
meant to go to lhf in private :(

> [...]
> interessado em empacotar o Lua, e que e' desenvolvedor, nunca mais me
> mandou noticias e eu desconfio que ele tenha perdido o interesse.

Lhf, sorry for making the few sentences in your message public, I
don't know what you'll think about that... as my for (almost kamikaze)
position againt Open Source, that was already public & notorious, as
can be seen in several of the texts in my site.

People that can't read Portuguese will either be missing half of the
fun or will be missing some scary material, I don't know.

Cheers,
  Eduardo Ochs
  http://angg.twu.net/
  [hidden email]