Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

12

Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

wederson cabral
TL;DR
Vocês acham que Lua seria uma boa linguagem para se ensinar algoritmos/programação ?
~
Boa tarde!

Minha instituição está com um projeto, no qual eu participo, de dar aulas de programação em escolas publicas, com o intuito de introduzir a comunidade ao mundo do desenvolvimento, assim gerando um maior interesse por parte da população em procurar cursos profissionalizantes nesta área e conscientizar a população sobre a importância da área para a sociedade.

Estamos estudando utilizar alguma linguagem de programação de alto nível para o ensino de algoritmos, e praticamente todos do projeto só dizem o nome de uma linguagem como candidata: Python. Porem eu realmente gostaria de utilizar Lua no projeto, visto que é uma linguagem de fácil aprendizado e com a qual eu simpatizo bastante. Porem não consegui achar nada que relacione Lua como uma linguagem introdutória, e por isso vim pedir a opinião de vocês:

Vocês acham que seria benéfico utilizar Lua para ensinar programação? Por que?

Vocês já tiveram alguma experiência de tentar ensinar Lua para alguém que nunca tinha programado antes? Se sim, como foi essa experiência?

Mesmo Lua não sendo ruim para a introdução a programação, vocês acham que Python seria melhor? por que?

Desdê já agradeço a atenção!

obs: Caso conheçam alguma publicação ou relato que envolvam Lua e Introdução a programação, por favor "linkem" pra mim por aqui.

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

Para um público iniciante, principalmente jovens, sugiro usar Lua dentro
de LÖVE para fazer coisas gráficas interativas, como jogos.
        https://love2d.org

Tem muitos exemplos na web. E também esse livro:
        https://love2d-book.github.io

Tem também o livro "LÖVE for Lua Game Programming":
        https://www.packtpub.com/game-development/löve-lua-game-programming
        https://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/1782161600/lua-docs-20

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

Vocês acham que seria benéfico utilizar Lua para ensinar programação? Por que?
Lua é uma linguagem de script* ou seja, seu uso/foco é de ser acessória / embarcada / extensível.

No geral linguagem de script é limitada processamento lógico e com sorte I/O básica e com isso não dá pra fazer com implementação pura programas de uso geral, rede, desktop, et al.

O run-time do Lua é pequeno, porém, há milhares de extensões nativas (em lua) e em C.

Vocês já tiveram alguma experiência de tentar ensinar Lua para alguém que nunca tinha programado antes? Se sim, como foi essa experiência?
Não, não.

Mesmo Lua não sendo ruim para a introdução a programação, vocês acham que Python seria melhor? por que?
Python tem um run-time gigante e muitas extensões (integradas) e milhares extras.
Apesar de ter implementações reduzidas, tendo apenas, o básico.

* É também um ambiente de execução/VM, onde pode rodar outras linguagen seja por 'transpilação' ou geração de bytecodes, vide, https://moonscript.org/

Em sexta-feira, 22 de setembro de 2017 13:32:17 UTC-3, wederson cabral escreveu:
[...]

Primeiramente obrigado por responder!

Dei uma pesquisada sobre esse framework e realmente parece ser bem interessante e até simples de usar, porem encontrei dois pontos negativos que podem pesar negativamente para a adoção do love2d:

Para fazer qualquer coisa você precisa utilizar funções, que é o básico para programadores com mais costumes, mas colocar iniciantes em programação para trabalhar com modularização, mesmo sem entender estruturas básicas como decisão e repetição, não seria problemático?

E o segundo problema é a falta de material sobre na internet, mesmo em inglês, apesar da documentação bem documentada, para um iniciante até mesmo ler uma manual de referencia pode ser um grande impecilho

Em sexta-feira, 22 de setembro de 2017 15:01:42 UTC-3, Luiz Henrique de Figueiredo escreveu:
Para um público iniciante, principalmente jovens, sugiro usar Lua dentro
de LÖVE para fazer coisas gráficas interativas, como jogos.
        <a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Flove2d.org\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNEbgobQaCqagnPmx6QoIkC3DrtBIw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Flove2d.org\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNEbgobQaCqagnPmx6QoIkC3DrtBIw&#39;;return true;" href="https://love2d.org" target="_blank" rel="nofollow">https://love2d.org

Tem muitos exemplos na web. E também esse livro:
        <a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Flove2d-book.github.io\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGwmekjH0CaBq1Y-rw1FhU_U6RyhQ&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Flove2d-book.github.io\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGwmekjH0CaBq1Y-rw1FhU_U6RyhQ&#39;;return true;" href="https://love2d-book.github.io" target="_blank" rel="nofollow">https://love2d-book.github.io

Tem também o livro "LÖVE for Lua Game Programming":
        <a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.packtpub.com%2Fgame-development%2Fl%25C3%25B6ve-lua-game-programming\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGuobzyv8CGCASsLblqcyRxU0Z2nQ&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.packtpub.com%2Fgame-development%2Fl%25C3%25B6ve-lua-game-programming\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGuobzyv8CGCASsLblqcyRxU0Z2nQ&#39;;return true;" href="https://www.packtpub.com/game-development/l%C3%B6ve-lua-game-programming" target="_blank" rel="nofollow">https://www.packtpub.com/game-development/löve-lua-game-programming
        <a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.amazon.com%2Fexec%2Fobidos%2FASIN%2F1782161600%2Flua-docs-20\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNH0fZ13HCZA9ujKH3pivdzUNWAZOw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.amazon.com%2Fexec%2Fobidos%2FASIN%2F1782161600%2Flua-docs-20\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNH0fZ13HCZA9ujKH3pivdzUNWAZOw&#39;;return true;" href="https://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/1782161600/lua-docs-20" target="_blank" rel="nofollow">https://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/1782161600/lua-docs-20

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

wederson cabral pra sua proposta acho que Lua atende aos requisitos.

ide: tem várias, eu te indicaria essa https://studio.zerobrane.com/

interpretador online: https://www.lua.org/demo.html

tem o livro dos autores:
https://www.saraiva.com.br/programando-em-lua-3-ed-2015-8890594.html?pac_id=123134&gclid=EAIaIQobChMIip6cmYG81gIVFQmRCh3VRQIREAQYAiABEgLKpvD_BwE
https://www.amazon.com.br/Programando-em-Lua-Roberto-Ierusalimschy/dp/8521626991?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN

[...]

Tomás Guisasola-2
Olá Wederson

Só queria argumentar a favor do uso de funções.  Realmente não entendo
porque algumas pessoas acham que funções são complicadas.  Eu acho que
depende de como você encaminha a coisa para o iniciante.

Há muito tempo atrás, na época dos Apple ][, eu participei de uma
colônia de férias onde a gente ensiva um pouco de programação para
crianças entre 10 e 12 anos.  A gente usava Logo, então começávamos com
os comandos de desenho da tartaruga, mas foi bem tranquilo falar de
funções.  Tem uma ótima justificativa para se usar funções que é "dar
nome às coisas", que talvez não seja bem o seu caso.  Os seres humanos
fazemos isso, então é só dar um nome para determinado trecho de comandos
que fazem algo.  Eu até desconfio que os semióticos vão gostar da ideia
de "dar significado às coisas".

Abraço,
Tomás

On 2017-09-23 12:48, wederson cabral wrote:

> [...]
> [6] https://groups.google.com/d/optout

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

Cria Jogo
Lua é a linguagem perfeita para isso.

Criei uma série de vídeos introdutórios de lógica de programação, utilizando Lua. Os vídeos ensinam lógica, Lua em si e outros conceitos como OOP, Eventos, Game Loop, Debounce.

O Canal é voltado a desenvolvimento de jogos, mas essa playlist em si é para qualquer objetivo.

Nota: eu uso uma linguagem bastante simplificada, a maioria dos meus inscritos são crianças (algumas com 6 anos), mas a maioria reporta ter aprendido a programar com essa minha série! https://www.youtube.com/playlist?list=PLqYboeh3Jru55Yq4J08zsBoOwwwjUtZNA

[...]

Diego Nascimento
Embora eu seja uma amante de lua, eu ainda acho python melhor para uma linguagem introdutória, eu acredito nisso pelo fato de lua ser muito limitado como uma linguagem de propósitos gerais, ela seria boa para ensinar algoritmos, mas não para dar continuidade no ensino da programação, pois os alunos começariam a se esbarras nas limitações da mesma.

Veja, o python é uma das linguagens mais usadas no mundo, é muito versátil, você tem bons frameworks para praticamente tudo, além de oferecer orientação a objetos, paradigma que domina o mercado hoje, e além disso, python possui comunidade enorme, e para o aluno, a opção de poder continuar com essa linguagem até níveis mais avançados, não tem limite, ele pode se interessar por web e estudar frameworks web, se ele se interessar por programação desktop, ele vai ter tbm as apis próprias para isso, se ele quiser ler algo sobre inteligência artificial, vai achar artigos usando python, e assim vai indo, a linguagem permite uma progressão que vai além do que a linguagem lua possibilita.

Eu não estou dizendo que lua não seja uma boa linguagem, o que estou dizendo é que pelo propósito para o qual ela foi concebida, ela tem suas limitações, é uma linguagem pequena, é boa para ser usada como linguagem de cola, ou para scripts básicos... quando você precisa de algo específico, abrir um formato específico de arquivo, ou uma biblioteca e algoritmos específicos, você vai começar a ver suas limitações, sem falar que no windows é uma dor de cabeça usar bibliotecas que funcionam bem no linux.

Acredito que um aluno que se interessar por programação, pode se frustrar ao tentar dar o passo da linguagem lua para outra linguagem maior, sendo que com python ele não teria isso pois bastaria apenas continuar o seu aprendizado nessa linguagem, e .. profissionalmente falando, o python tem um grande mercado, bons salários e empregos no mundo inteiro.

Em 21 de outubro de 2017 23:14, Cria Jogo <[hidden email]> escreveu:
[...]

Para você decidir qual linguagem pretende usar, recomendo a você estudar sobre ferramentas próprias para ensino, veja essa que legal, é usada até em universidades, para ensinar a lógica de programação, que é pré-requisito para qualquer linguagem de programação, se chama Scratch:

Com relação à linguagem que eu considero a ideal para ensinar (python), existem também ferramentas próprias para ensino, que ajuda o aluno a ver as coisas sendo feita para entender melhor, que no caso seria a tartaruguinha do python.

A biblioteca turtle é muito boa e é própria para o ensino básico de programação e poderia ser muito bem explorado com os alunos, aonde o aluno vai ter noção sobre como as funções funcionam e ver elas em ações de forma gráfica, a biblioteca se chama turtle, e você controla uma tartaruguinha usando python (diferente de scratch, aqui você escreve o código e vê ele sendo executado), veja esses slides.

E python já possui literatura até  voltada para pais que querem ensinar python ao seus filhos:

Python também oferece o paradigma orientado a objetos, e eu acho que todo aluno deveria conhecer orientação a objetos, mesmo que nunca vá usar na prática (trabalhando com programação), isso dá uma visão mais modular e sistêmica das coisas, esse ponto de vista adquirido pode ajudar ele em várias áreas futuras.

Novamente, eu repito, embora eu goste de lua e use no meu dia a dia, eu estou dando minha opinião, não estou de forma alguma diminuindo a linguagem lua, apenas estou dando uma opinião pessoal sobre a questão que você colocou, a linguagem lua tem seu nicho e não pode oferecer tudo o que o aprendizado de uma linguagem precisa, e nem a evolução além do ensino, no caso de um aluno querer se aprofundar, se profissionalizar e fazer projetos maiores usando a linguagem.

Em 22 de setembro de 2017 14:32, wederson cabral <[hidden email]> escreveu:
[...]

Alex Queiroz
Olá,

> [...]
> com a qual eu simpatizo bastante. Porem não consegui achar nada que
> relacione Lua como uma linguagem introdutória, e por isso vim pedir a

Lua não é apenas uma linguagem simples e pequena, Lua é uma linguagem
que, ao contrário de linguagens inferiores como Python ou PERL, foi
projetada para prover todos os tijolos necessários para a criação de
conceitos de alto-nível, o que a torna sensacional para ensino.

Lua tem eliminação de chamadas de cauda. Com esse mecanismo você pode
ensinar máquinas de estado, continuation-passing style e parsers
recursivos top-down.

Lua tem meta-tabelas, e com elas você pode ensinar vários tipos
diferentes de orientação a objetos, como: Baseada em classes, baseadas
em protótipos, duck-typing etc. Assim seu alunos vão aprender apenas o
estilo usado por Python ou o usado por Javascript, por exemplo.

Lua tem closures léxicas (em Python existe a aberração do "nonlocal"),
e com elas você pode simular estruturas de dados, funções de ordem
maior (funções que agem sobre outras funções), etc.

Lua tem co-rotinas, para ensinar concorrência e paralelismo.

Lua tem o "for" genérico com iteradores, e com ele você pode ensinar
streams, até mesmo streams infinitas.

Cheers,
--
-alex
http://unendli.ch/

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

Marcello Moura
Melhor comentário até agora. Parabéns Alex.

Att.

--
Marcello Moura
Blog (faraohh.wordpress.com)

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

wederson cabral
Obrigado por responder!

O meu problema principal com Python é sua sintaxe. Eu simplesmente acho  muito feio se programar em Python :[, diferente de Lua que tem uma sintaxe bem didática, por assim dizer. Mesmo se programando bem mais rápido em Python(O que é uma característica importante para uma linguagem de script), você acaba sacrificando muita legibilidade de código, fator que pode dificultar para quem não tem costume com programação.

Mas você apontou alguns pontos importantes  que não haviam passado pela minha cabeça, como a falta de material sobre Lua na internet, se comparado com Python, e o fator continuidade que poderia frustra o aluno, já que desenvolver sistemas completos em Lua demandaria bastante tempo, e o fator mercado.

O objetivo do curso é apenas introduzir o aluno ao mundo do desenvolvimento, e não passar todo um curso de programação para os mesmos. Então usar Python por ser mais utilizada no mercado de trabalho poderia ser um erro.

Você diz que utilizar Python como linguagem introdutória acabaria com o problema de transição para outras linguagens, já que bastaria se manter no Python. Eu vejo um grande problema nisso, pois nenhum programador descente pode se contentar com uma linguagem apenas por comodismo. Linguagens de programação são ferramentas, quanto mais ferramentas você tiver, maior será as chances de você solucionar determinado problema com facilidade. Você pode usar Python para fazer tudo, eu posso usar uma faca para girar um parafuso, mas com certeza seria mais eficaz se eu utilizasse uma chave.

Você aponta o paradigma orientado a objeto, realmente é muito importante se ter uma noção desse paradigma, provavelmente vou introduzi-lo no curso de alguma forma, obrigado pelo alerta \õ.

E Lua também da suporte a orientação a objetos. Mas assim como em Python, eu vejo trabalhar orientação a objetos com ambas linguagens como uma grande gambiarra(Não que seja, mas parece bastante). E OO nas duas linguagens trazem uma falta de legibilidade imensa, fator que eu apontei como negativo em Python. Provavelmente se for ensinado o paradigma orientado a objetos no curso será com uma linguagem apropriado para o mesmo, como C# ou Java.

Muito obrigado pelas respostas, ambas agregaram bastante a discussão e os links fornecidos serão bem uteis!

<a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fscratch.mit.edu%2Feducators%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGPwdf6rnT2FXE_FL2iJeESAM8wVQ&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fscratch.mit.edu%2Feducators%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGPwdf6rnT2FXE_FL2iJeESAM8wVQ&#39;;return true;" href="https://scratch.mit.edu/educators/" target="_blank" rel="nofollow">https://scratch.mit.edu/educators/
<a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fvimeo.com%2F65583694\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHRXkZ-A_N0Av4mHWcPZgu0lERL8A&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fvimeo.com%2F65583694\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHRXkZ-A_N0Av4mHWcPZgu0lERL8A&#39;;return true;" href="https://vimeo.com/65583694" target="_blank" rel="nofollow">https://vimeo.com/65583694

[...]

<a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fpt.slideshare.net%2Ffrenetic_br%2Fensinando-a-programar-atravs-do-python-turtle-graphics-7406495\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHZcC-aMV6OgoO3fgNn5Eh9qa0kwQ&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fpt.slideshare.net%2Ffrenetic_br%2Fensinando-a-programar-atravs-do-python-turtle-graphics-7406495\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHZcC-aMV6OgoO3fgNn5Eh9qa0kwQ&#39;;return true;" href="https://pt.slideshare.net/frenetic_br/ensinando-a-programar-atravs-do-python-turtle-graphics-7406495" target="_blank" rel="nofollow">https://pt.slideshare.net/frenetic_br/ensinando-a-programar-atravs-do-python-turtle-graphics-7406495

E python já possui literatura até  voltada para pais que querem ensinar python ao seus filhos:
<a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fnovatec.com.br%2Flivros%2Fensineseusfilhosaprogramar%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNG_JxDxaCYU0SJQjv_5IwIENqdESw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fnovatec.com.br%2Flivros%2Fensineseusfilhosaprogramar%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNG_JxDxaCYU0SJQjv_5IwIENqdESw&#39;;return true;" href="https://novatec.com.br/livros/ensineseusfilhosaprogramar/" target="_blank" rel="nofollow">https://novatec.com.br/livros/ensineseusfilhosaprogramar/

Em 22 de setembro de 2017 14:32, wederson cabral <<a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="8Nnx5SiuAQAJ">wederso...@...> escreveu:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="8Nnx5SiuAQAJ">lua-br+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/group/lua-br.
Para mais opções, acesse <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/d/optout.

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

vixe "linguagem inferior" aí vc pegou pesado Alex... ainda mais com PERL.

em todo caso, existe N linguagens de programação por N motivos.
seja pela velocidade, syntax, biblioteca extra (frameworks, módulos, ...), adoção, ...

Python, Ruby eu não gosto porém não quer dizer que ninguém faça mágica com elas.

[...]

luciano de souza-2
Lua é realmente uma linguagem tão menos produtiva do que Python?
Acho-a tão simples, tão de alto nível, tão organizada... Seria por
causa da maior disponibilidade de frameworks em Lua?
Se a melhor decisão é adotar ou não adotar Lua, isso não sei, mas de
fato, não me pareceu ideia tão má ensinar orientação a objetos em Lua.
A bem dizer, parece-me que Lua permite um entendimento que talvez seja
mais profundo.
Então, o professor cria uma tabela e coloca uma função dentro e
pergunta: Será que aqui já temos uma classe e um método? Será que um
método é tão somente uma função que tem um escopo?
E então, o professor diria que não, que a característica da classe é
servir como modelo para a criação de objetos. Neste momento, ele
falaria do campo __index e, a seguir, criaria exemplo mais avançado
com algo que estivesse mais próximo de uma classe.
Em suma, com Lua é possível criar a orientação a objetos, ao passo
que, em Python, ela já está criada. E como entendo que o processo de
criação de algo proporciona entendimento mais profundo, de fato, não
me pareceu mal utilizar Lua.
É como disse, esta não é a única coisa a tomar-se em conta, mas
realmente, para este fim, Lua não me parece nada má.

Em 22/09/2017, wederson cabral<[hidden email]> escreveu:

> [...]

--
Luciano de Souza

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

Olá Wederson,

Com relação ao que eu disse sobre usar uma linguagem e fazer muita coisa nela, não digo que ela é solução para tudo, mas ela é de propósitos gerais, veja, se você quiser criar um site com ela, você pode, se quiser fazer machine learning, também pode, se quiser editar imagens, audio, manipular textos, pode, se quiser trabalhar com estatística pode, e tudo é muito bem feito, usar python para tudo isso não seria usar uma chave para martelar prego por exemplo, pois ela já está consolidada em várias áreas, todas as áreas que ela atende não é através de gambiarras e sim com bibliotecas estáveis e muito bem testadas e grandes empresas usam para todas essa áreas que citei, de forma muito profissional e não como gambiarra, python é realmente uma ferramenta para muitas coisas, por isso está sendo muito usado e adotado tanto para ensino quanto para resolver problemas em grandes empresas.. o youtube,o reditt, o globo.com, site da nasa, o quora, e vários outros enormes sites usam o python, o google inclusive, foi lançado em python.. para machine learning, google usa python, spotify, globo.com.... e tem várias outras que usam para n motivos, e não é comodismo, para o que ela se presta ela é boa, se ela falha em algo, por exemplo, para alto processamento, você usa outra linguagem, como c++ ou go.. mas ainda acho ela a linguagem, das fáceis, a mais versátil.
Aqui tem duas matérias legais sobre o python:
aqui
aqui casos de sucesso no Brasil
e aqui no mundo, para você ver a versatilidade da linguagem, usar ela para áreas diferentes não é usar ferramenta errada para problemas diferentes, veja:

Com relação à orientação a objetos, o conceito se pode passar muito bem com ela, java por exemplo é complexa, verbosa e uma linguagem muito grande, e também a orientação a objetos de java é uma gambiarra, se você for pegar o modelo proposto inicialmente, as linguagens modernas não atendem ao mesmo modelo (o modelo de orientação a objetos do lisp por exemplo é melhor do que o do java)... e com relação aos alunos aprenderem o conceito de orientação a objetos, eu peguei isso com um professor de java no passado, ele fez uma plataforma e um trabalho para o mestrado dele, aonde ele apontou e testou o ensino de OOP para alunos do ensino fundamental e verificou uma melhora muito grande em outras áreas e compartilhou o resultado com a turma, achei muito interessante.

Com relação à legibilidade, não acho python ruim, ele tem a premissa de que você deve fazer uma coisa de uma única maneira, inclusive a legibilidade e a redigibilidade são uma das características da linguagem, quando você pega projetos grandes e complexos, é mais fácil de entender ele escrito em python do que em java por exemplo... obviamente lua tem uma legibilidade muito boa também, lua é uma linguagem linda, eu queria ver ela crescendo ao tamanho de python, toda a sintaxe de lua, mas maior seria um sonho =)

Bom, eu acho que você deveria aprender o básico de lua e o básico de python e depois tirar suas próprias conclusões com relação à linguagem na prática.

Mais uma vez pessoal, não estou falando mal de lua, apenas dando minha opinião sobre qual eu acho melhor para se ensinar ok... lua foi uma das melhores linguagens que já usei, inclusive hoje eu resolvi um problema com lua, que python não resolvia, pois demorava muito e lua foi muitas vezes mais rápido, eu uso lua praticamente todos os dias e já resolveu muitos problemas medonhos para mim.

Bom, independente do que escolher para ensinar, quando tiver feito sua escolha, passe um review para o grupo para vermos quais critérios usou, eu acho legal a troca de informações desse tipo.

Abraço e boa sorte.

Em 23 de outubro de 2017 11:17, wederson cabral <[hidden email]> escreveu:
[...]

Com relação ao fato de lua ser mais produtivo ou não.

Olha, produtiva ela é mais sim, pelo simples fato de ter uma biblioteca padrão muito poderosa, em lua você precisa importar bibliotecas, algumas não funcionam direito, ou tem que implementar coisas básicas que acabam tomando seu tempo, dependendo do problema que você está enfrentando, por exemplo, veja os métodos oferecidos por python para strings, listas e dicionários.. em lua você precisa fazer as funções que vai usar, pois a biblioteca padrão de lua é pequena... eu costumo usar o 'penlight' para isso, mas quando não tenho ele disponível, quando não posso usar acabo fazendo as funções na unha e isso toma tempo.

Ex: Title case.
Python:
"ola tudo bem?".title()

em lua
function titlecase(str)
    local buf = {}
    for word in string.gfind(str, "%S+") do
        local first, rest = string.sub(word, 1, 1), string.sub(word, 2)
        table.insert(buf, string.upper(first) .. string.lower(rest))
    end
    return table.concat(buf, " ")
end

titlecase("ola tudo bem?")

########################################################
multiplicar cada número de uma lista, por dois e retornar outra lista.
em python:
lista = [4, 3, 40, 21]
lista_resultado = [x * 2 for x in lista]

# e para imprimir a lista resultado e ver se está ok:
print(lista_resultado)

em lua
lista = {4, 3, 40, 21}

function lista_x2(lista)
    local resultado = {}
    for _, v in ipairs(lista) do
        resultado[#resultado+1] = v*2
    end
     return resultado
end

lista_resultado = lista_x2(lista)

-- e para imprimira lista e ver se está ok:

for _, v in ipairs(lista_resultado) do
    print(v)

Então, qual é mais ou menos produtivo?

Legal, concordo com isso

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Também acho que lua seria útil para os alunos criarem joguinhos, por exemplo com o 'roblox', ou usando qualquer framework simples, com o 'Love' .. eu acho que o que vai motivar o aluno vai ser justamente poder fazer algo com a linguagem, ver ela funcionando... por exemplo, o trabalho de final de ano pode ser um joguinho feito na linguagem para que todos possam testar.

Com relação ao ensino de algoritmos, acho que deva ser inicialmente no papel, e só quando o aluno já tiver entendido bem, é que se deva começar a ensinar a programar, e o bom é pedir para o aluno fazer o algoritmo antes de programar para desenvolver o raciocínio e ele não se frustrar tentando fazer as coisas na tentativa de acerto apenas.

E com relação ao que Alex falou sobre lua ser superior, na verdade nenhuma linguagem deve ser vista como superior a outra, ainda mais querer colocar python na jogada, kra, essa linguagem está sendo usadas por empresas gigantes, inferiora ela não é, também lua não é inferiora, apenas foi concebida para um propósito diferente e para o que faz eu acredito que seja a melhor linguagem... acredito que nem python seja melhor que lua para seu propósito, assim como lua não é melhor do que python para seu propósito.

Em 23 de outubro de 2017 11:36, luciano de souza <[hidden email]> escreveu:
> [...]

--
Luciano de Souza

Re: Lua é uma boa linguagem introdutória ao mundo do desenvolvimento?

Utilizando apenas o que cada biblioteca padrão oferece, penso que é
incontestável: Python, segundo se pode ver em seu exemplo, é mesmo
mais simples.
Só não sei se a comparação precisa ser feita deste modo. Sim, acredito
que Python continuaria a superar Lua em muitos cenários, mas penso que
seja interessante considerar tudo o que há na linguagem.
Na minha opinião, humilde opinião, é mais fácil programar em Lua do
que, por exemplo em PHP. ocorre que PHP possui tantos frameworks
ultramaduros que, ao fim, provavelmente se fará um site com muito mais
facilidade em PHP.
Mas enfim, é aquilo que disse: nenhuma linguagem precisa ser boa em
tudo. Ao fim, uma coisa que acaba contando muito é a preferência
pessoal, se falamos de um trabalhador autônomo que pode escolher suas
ferramentas, ou a demanda do mercado, no caso de que não seja.

Em 23/10/2017, Diego Nascimento<[hidden email]> escreveu:

> [...]

Com relação ao que eu disse sobre usar uma linguagem e fazer muita coisa nela, não digo que ela é solução para tudo, mas ela é de propósitos gerais, veja, se você quiser criar um site com ela, você pode, se quiser fazer machine learning, também pode, se quiser editar imagens, audio, manipular textos, pode, se quiser trabalhar com estatística pode, e tudo é muito bem feito, usar python para tudo isso não seria usar uma chave para martelar prego por exemplo, pois ela já está consolidada em várias áreas, todas as áreas que ela atende não é através de gambiarras [...]

Entendo, eu sempre escutei que se você tenta ser bom em tudo acaba sendo bom em nada, que toda linguagem tinha uma nicho pré definido, aparentemente Python é uma exceção!

[...]

Eu quis dizer gambiarra no sentido da sintaxe, talvez seja apenas falta de costume minha (Comecei a ver Python com orientação a objetos por agora), em Python meio que não fica muito claro o que é atributo e o que é um método. Em java, justamente por ser "verbosa", temos uma legibilidade maior, onde quando queremos um atributo privado, literalmente dizemos que o atributo é privado, em Python colocamos dois underline antes do identificador. Talvez com costume esse problema seja eliminado, mas pra quem esta começando é possível que dois dias após a codificação ele olhe o código e fique pensando "Porque diabos  esses atributos começam com underlines". Claro, talvez isso seja só uma neura minha, já que prezo bastante por "code clean", sou daqueles que prefere perder um pouco de desempenho desde que seja para deixar mais claro a função do código.

[...]

Putz, super interessante, se puder me linkar a tese dele, ou me informar o nome do professor para que eu possa pesquisar sobre, eu ficaria bem grato!

Bom, independente do que escolher para ensinar, quando tiver feito sua escolha, passe um review para o grupo para vermos quais critérios usou, eu acho legal a troca de informações desse tipo

Com certeza farei!

[...]

A ideia que tenho para aula é justamente criar um jogo, desde o começo, com os alunos, onde eles escolhem a historia e como será as fases, onde a cada conceito novo aprendido nas aulas, deve ser aplicado no jogo. Por exemplo: Temos uma aula sobre estrutura de decisão, então na próxima aula deve-se implementar uma fase no jogo que utilize estrutura lógicas. Como o personagem ter dois caminhos para seguir e etc. Tive essa ideia depois que li sobre meninas se interessarem mais em aprendizado quando existe historia envolvida.

Em segunda-feira, 23 de outubro de 2017 12:40:25 UTC-2, Diego Nascimento escreveu:
> [...]

end

lista_resultado = lista_x2(lista)

-- e para imprimira lista e ver se está ok:

Legal, concordo com isso

Em 23 de outubro de 2017 11:36, luciano de souza <<a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="qWDQT94NAgAJ">luch...@...> escreveu:

Em 22/09/2017, wederson cabral<<a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="qWDQT94NAgAJ">wederso...@gmail.com> escreveu:

--
Luciano de Souza

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="qWDQT94NAgAJ">lua-br+un...@googlegroups.com.