Lua e FreeBSD

Daniel Pimentel (d4n1)
Só para compartilhar...

FreeBSD é um dos primeiros (e único) sistema operacionais a incluir a linguagem Lua em seu sistema base (desde o FreeBSD 5.x quando foi reformulado o instalador intitulado de bsdinstall, já estamos na versão 9.x!), com o intuito de reformular muitos scripts feitos em SH e C. O responsável por essa grande ideia é Ivan Voras, um dos commiters FreeBSD. Lua cresce exponencialmente em diversos ângulos, não só em jogos, e eu fico feliz por tudo isso, sendo um SysAdmin e Desenvolvedor Python e agora Lua, tenho migrado muito script de rede para Lua. Além de alguns projetos mobiles em estudo/desenvolvimento.

Segue o link (tem um pdf para download):
http://wiki.freebsd.org/IvanVoras/BSDLUA

--
Daniel Melo (d4n1)

Re: Lua e FreeBSD

Marcello Moura
Boa notícia. Obrigado por compartilhar.

--
Marcello Henrique
Blog - http://faraohh.wordpress.com

Re: Lua e FreeBSD

> [...]
> reformulado o instalador intitulado de bsdinstall, já estamos na versão
> 9.x!), com o intuito de reformular muitos scripts feitos em SH e C.

Substuir scripts sh e programas em C por programas Lua já foi feito em
tomsrtbt, faz vários anos. Claro, tomsrtbt não é o mesmo que FreeBSD em
termos de público...

Re: Lua e FreeBSD

Daniel Pimentel (d4n1)
Eu que agradeço fazer parte desse grupo :)

2012/12/6 d4n1 <[hidden email]>:
> [...]
> em estudo/desenvolvimento.
>
> Segue o link (tem um pdf para download):

Legal cara, eu não sabia. Perdoe minha pouca informação.

Em 6 de dezembro de 2012 22:49, Luiz Henrique de Figueiredo <[hidden email]> escreveu:
> [...]

Substuir scripts sh e programas em C por programas Lua já foi feito em
tomsrtbt, faz vários anos. Claro, tomsrtbt não é o mesmo que FreeBSD em

Breno Ramalho Lemes
Damn Small Linux também faz parte desse time :D
http://www.damnsmalllinux.org/

Em 06-12-2012 22:50, d4n1 escreveu:

> [...]
>
>     Substuir scripts sh e programas em C por programas Lua já foi feito em
>     tomsrtbt, faz vários anos. Claro, tomsrtbt não é o mesmo que FreeBSD em

http://www.br-lemes.net/

Re: Lua e FreeBSD

Daniel Pimentel (d4n1)
O time está crescendo :D