Linguagem de programação ideal para jogos

Linguagem de programação ideal para jogos

Victor Escuro
Olá a todos. Tenho um breve conhecimento em Python e C# e queria saber a opinião de vocês sobre qual linguagem usar para jogos? Pode ser essas duas ou qualquer outra. Agradeço desde já ;)

Re: Linguagem de programação ideal para jogos

Leonardo Ivo Neves da Silva
Prezado Escuro,

   A linguagem Lua é voltada para jogos. Os principais jogos são feitas nela. A linguagem Lua e muito parecida com o Python,tal qual a linguagem C# em relação ao Java. Quem trabalha com Python, não terá qualquer dificuldade em aprender lua. E até mais facíl. Outra linguagem usada em jogos é o C  e o c++.

Att,

Leonardo Ivo

Em 29 de julho de 2016 15:16, Victor Escuro <[hidden email]> escreveu:
Olá a todos. Tenho um breve conhecimento em Python e C# e queria saber a opinião de vocês sobre qual linguagem usar para jogos? Pode ser essas duas ou qualquer outra. Agradeço desde já ;)

Re: Re: [lua-br] Linguagem de programação ideal para jogos

Fernando Paredes García
Tente com Löve http://love2d.org

- Fernando

---- On Fri, 29 Jul 2016 14:15:20 -0500 Leonardo Ivo Neves da Silva  wrote ----

> [...]
> Para mais op&ccedil;&otilde;es, acesse https://groups.google.com/d/optout.
>

> --
> Voc&ecirc; recebeu essa mensagem porque est&aacute; inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscri&ccedil;&atilde;o nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.
> Para mais op&ccedil;&otilde;es, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Re: Re: [lua-br] Linguagem de programação ideal para jogos

Arion
Cara por experiencia te digo que C/C++ são as melhores opções para
jogos. Em jogos vai muitos algoritimos  que executam em loop, oque
demanda processamento, e gerenciar a memoria de modo proprío e rapido.
Um jogo gerencia a memoria de um modo em diferente de um software como
ERP, ou editor de texto..

Estudar Assembly, para otomização, também é uma boa, e usar Lua para
script pode ser interesante para fazer uma game engine própria..

Em 30 de julho de 2016 00:48, Fernando Paredes García
<[hidden email]> escreveu:

> Tente com Löve http://love2d.org
>
> - Fernando
>
> ---- On Fri, 29 Jul 2016 14:15:20 -0500 Leonardo Ivo Neves da Silva  wrote ----

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lua BR" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].
> Visite este grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Re: Re: [lua-br] Linguagem de programação ideal para jogos

Diego Nascimento
kra, para desenvolver jogos se usa a linguagem que tua game engine de
escolha existe, pode usar lua, javascript, c++..

procura uma game engine que tenha boas features, veja os jogos que já
foi desenvolvida nela, e aih veja os pré-requisitos dela, qual
linguagem usa e tal.. aih aprende essa linguagem e mete brasa no teu
jogo.

Em 31 de julho de 2016 10:59, Arion Deno <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Re: Re: [lua-br] Linguagem de programação ideal para jogos

existem várias game engines que usa C# pode usar alguma delas, como
unity3d, xenko, wave engine... pode tentar uma usando a linguagem que
vc já tem experiência.. pode usar lua como uma linguagem de script
para integrar no seu jogo, ela é muito boa para isso.

Em 31 de julho de 2016 11:09, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> jogo.

Re: Re: [lua-br] Linguagem de programação ideal para jogos

Prezados,
Existem engines de jogos que trabalham com PHP?

Att,

Leonardo Ivo

Em 31/07/2016 12:12, "Diego Nascimento" <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> jogo.

Re: Re: [lua-br] Linguagem de programação ideal para jogos

olá Leonardo, no momento só me vem esse a cabeça, nunca usei, mas vi
em um fórum que fala sobre, não sei a situação dele tbm, se já está
estável, é para jogos de estratégia.

https://sourceforge.net/projects/phpstrategygame/files/engine/

deve haver outros, visto que a comunidade é bem grande.

Em 31 de julho de 2016 11:17, Leonardo Ivo Neves da Silva
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> do Google.
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Linguagem de programação ideal para jogos

Gregório Benatti
E ae Victor, blz?

Eu trabalho com desenvolvimento de jogos mobile e com Lua. Posso dizer que é interessante e a curva de aprendizagem da linguagem é relativamente pequena, como falaram ela é bem parecida com Python (eu costumo falar que lua é o python sem as baterias inclusas).

Mas eu gostaria de fazer alguns comentários sobre o que foi dido da perspectiva de um desenvolvedor e curioso que já mexeu em algumas engines.

1. Se vc quer fazer um jogo eu recomendo vc usar a linguagem que já está confortável, vc disse que sabe c#, da uma olhada na Unity3D... Ela é meio que padrão de mercado e vc deve ter facilidade uma vez que ja domina a linguagem que eles usam...

2. Se vc quer aprender uma nova tecnologia e de quebra fazer um jogo, lua é bacana... vc pode usar a love2d como alguém ae sugeriu, ou o corona sdk que é oq usamos aqui na empresa. O que eu não gosto no lua é a falta de ferramentas para facilitar o desenvolvimento (IDE, debugger, profiler...) Até tem, as vezes funciona outras vezes não... Vale lembrar tbm que lua não foi feito para desenvolver jogos, ela foi feita para ser facil de integrar com c/c++ e assim vc consegue colocar uma linguagem simples de usar em sistemas grandes feito nessas linguagens mais complexas.... O que acontece é que grandes engines são feitas em c/c++ e isso possibilita usar lua para fazer jogos com elas ou extender outros jogos como é o caso do WoW por exemplo. Tenha isso em mente, lua foi feito para criar soluções de forma simples e comunicar facilmente com c/c++ (com java tbm é bem bacana essa comunicação, eu já usei o jnLua).

3. Se vc quer criar a sua engine vc pode usar qualquer linguagem mas eu escolheria c++ pela liberdade em criar coisas baixo nivel e pq ae vc poderia integrar lua ou até python como linguagem de script da sua engine... Isso é bem legal mas é um projeto de longa data, vc pode olhar a engine do USPGameDev que segue esse principio, feito em c++ com capacidades de criar coisas em Lua e Python como linguagens de script =)

4. Esse é o ultimo, escolha um ambiente de desenvolvimento que vc goste de usar e se divirta... Que vc se sinta confortável... Teste engines diferentes como GameMaker, Godot (que usa uma linguagem de script própria baseada em python), Flash, Love2D, html5 com a melon.js, impact.js ou qualquer outra e encontre o que vc mais vai gostar de trabalhar... Fazer jogos não é nada fácil e é bom que vc esteja se divertindo e gostando do processo para seu projeto ter sucesso!

ps: Se você quer um emprego na area, recomendo fortemente aprender bem C++, Matemática e Unity3d.

Espero ter ajudado e mande noticias dos seus projetos!

Abraço!

On Friday, July 29, 2016 at 3:21:03 PM UTC-3, Victor Escuro wrote:
[...]

Ícaro Pereira
Grégorio, boa tarde

Só uma dúvida - tu trabalha na Tapps Games, certo?
Vocês só aceitam presencial, ok? O ápice do mercado de games com Lua pra mim é a Tapps!
Se morasse em SP ia trabalhar aí num instante!

Abraço!

Em 1 de agosto de 2016 13:49, Gregório Benatti <[hidden email]> escreveu:
[...]

Opa! Boa tarde!

Trabalho na Tapps Games sim, o pessoal aqui conhece muito de lua!!

Infelizmente sim, o pessoal só contrata presencial... Mas recomendo vc se candidatar e se mudar para SP, pelo trabalho vc não vai se arrepender =)

[]'s

Em 1 de agosto de 2016 13:49, Gregório Benatti <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="SpCV6JjFBwAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">gregori...@...> escreveu:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="SpCV6JjFBwAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em <a href="https://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;">https://groups.google.com/group/lua-br.
Para mais opções, acesse <a href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;">https://groups.google.com/d/optout.

Re: Linguagem de programação ideal para jogos

Ícaro Pereira
Haeaehheaheaheaeah, até queria, quem sabe no futuro?
Gosto muito de fazer games em lua e vocês são referência mundial na área!
Parabéns mesmo! XD

Em 1 de agosto de 2016 13:58, Gregório Benatti <[hidden email]> escreveu:
[...]

Opa valeu cara!! =)

Em 1 de agosto de 2016 13:58, Gregório Benatti <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="aJ0Wu2_GBwAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">gregori...@...> escreveu:
[...]

Acesse esse grupo em <a href="https://groups.google.com/group/lua-br" rel="nofollow" target="_blank" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;">https://groups.google.com/group/lua-br.
Para mais opções, acesse <a href="https://groups.google.com/d/optout" rel="nofollow" target="_blank" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;">https://groups.google.com/d/optout.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="aJ0Wu2_GBwAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.
[...]

EU Referencia na área ????

nunca me disseram isso...

Agradeço muito então...

qualquer coisa estamos ai..