LUA INICIANTE

Allysson Rodrigues
Boa tarde!

Sou novo por aqui. Então gostaria de saber como começar aprender lua.
Eu gostaria de aprender a linguagem.

E também. Quanto tempo leva para que eu fique bom.
Ou melhor. Se eu me esforçar bem quanto tempo vocês acha que posso dominiar

Eu sei que vocês não me conhece . mais eu falo da experiencia de vocês. Quero ter uma base

Re: LUA INICIANTE

Fabio Mascarenhas
Olá, Allysson,

Veja a seção "Como saber mais sobre Lua" em http://www.lua.org/portugues.html, e se você tiver facilidade com o inglês compre uma cópia do "Programming in Lua".

E também. Quanto tempo leva para que eu fique bom.
Ou melhor. Se eu me esforçar bem quanto tempo vocês acha que posso dominiar

Isso vai depender da sua experiência com programação. Se você já tem experiência em programação em linguagens imperativas (C, Java, Pascal) você consegue estar programando o básico de Lua em menos de uma semana. Se sua experiência for com outra linguagem de script (Python, Ruby, JavaScript) talvez até menos.

Se você nunca programou pode demorar bem mais, mas vai depender muito de sua disposição para praticar. Em menos de um mês você já pode estar conseguindo escrever programas não triviais se praticar, mas até o conhecimento assentar e a aplicação dos conceitos básicos ficar automática leva mais tempo!

Para dominar os recursos mais específicos de Lua (metatabelas, corotinas, a interface com C) o tempo também vai depender da sua disposição de praticá-los.

Eu sei que vocês não me conhece . mais eu falo da experiencia de vocês. Quero ter uma base

--
Fabio Mascarenhas

Re: LUA INICIANTE

swfly@zipmail.com.br
Olá, Allysson Rodrigues.

Vamos por partes.

Para a sua pergunta "Quanto tempo leva para que eu fique bom?"

Sugiro a leitura do artigo "Aprenda a Porgrama em Dez anos" de Peter Norwig, que se encontra traduzido em diversos idiomaos. Em português pode ser lido em http://pihisall.wordpress.com/2007/03/15/aprenda-a-programar-em-dez-anos/. Leia e pondere sobas coloções do professor Norwig e sinta-se a vontade para se acomodar em uma boa poltrona para iniciar a jornada de aquisição de experiência. Lembre-se de que na vida não existe atalho.

Para a pergunta "Como começar aprender Lua?"

Se você tiver dominío da leitura em inglês estará com a alma salva, pois os textos sobre a linguagem Lua são fartos. Mas se você for um pobre tupiniquim, como a maioria de nós que se ve oprimido pelo imperialismo norte-americano então sua alma não está em situação muito confortável e para este casos há algumas poucas alternativas no nosso pobre, ridículo e morto idioma português (nem sei por qual motivo este idioma ainda existe na face da terra, deveria ser exterminado - estou sendo extremamente sarcástico). veja:

Livro: Lua - Programação de Computadores do professor Augusto Manzano - show de bola para iniciantes

Curso on-line grátis com certificado: Curso Livre de Introdução a Linguagem Lua do professor Augusto Manzano

Espero com isso ter=lhe ajudado.

A*e

SW-Fly