Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Denis Dos Santos Silva
Há um tempo rolou um tópico sobre rodar lua no browser, dai na época a pesquisa que fiz não achei nada parecido, mas, recentemente achei esse projeto.

o que é: um interpretador Lua 5.2 feito em javascript
pra que serve: por exemplo, reaproveitar seu código Lua em uma aplicação interativa (claro, que dependendo do foco/projeto deve usar com jquery)

link: https://kripken.github.io/lua.vm.js/lua.vm.js.html

exemplo #1: https://kripken.github.io/lua.vm.js/script_example.html
exemplo #2: https://kripken.github.io/lua.vm.js/repl.html

OBS:
nem tudo são flores, algumas coisas, requerem adaptações ;]

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Arion
realmente interessante, o melhor  seria de os navegadores suportarem
isso nativamente.

Em 5 de maio de 2016 15:57, Letícia S. <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Diego Nascimento
o problema é que é a implementação em C compilada para javascript..
não há uma integração com javascript do navegador.. ou acho até que
há, mas é muito limitada e não permite se fazer muita coisa para a
produção. seria um sonho ver lua substituindo javascript no
navegador..

Em 6 de maio de 2016 09:05, Arion Deno <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Acho que como Lua é uma linguagem com uma API em C, e todos os
navegadores, hj em dia são feitos em C/C++.

existe sim o meio, afinal.   a APIs javascript teriam uma equivalente
em Lua, exemplo é o DOM, para usar o Canvas, por exemplo, oque falta é
as empresas fazerem isso,  ou pelo menos implementar uma extensão.

Para isso teria que motivalás ou pelo menos explicar, pq adicionar Lua
ao lado de JS, VB Script etc.., ao menos no lado Cliente.

hj em dia se busca performace.

Em 6 de maio de 2016 09:18, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Eldio Santos Jr.
Denis, vi essa lib Javascript há algum tempo, mas não lembro de ter visto nada sobre o assunto de poder interagir com o "ambiente" da página (elementos DOM, objetos da janela, etc)... Sabe dizer se é possível utilizando ela?

Em 6 de maio de 2016 15:05, Arion Deno <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

Eldio Santos Junior
Tel.: (21) 98884-3757
Skype: eldiojr
Twitter: @eldius
Página pessoal: http://eldiosantos.net
                        http://eldiosantos.net/sobre/
Email/GTalk: [hidden email]

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Diego Nascimento
Pelo que eu vi a um tempo  atrás, havia problemas para interagir com o
javascript da página, cada um teria um garbage colector separado, e o
do javascript não correria pelo do lua.. é literalmente uma VM do lua
no navegador, não há uma interação com os elementos do DOM como se faz
com javascript, hoje a situação do projeto é que está em
desenvolvimento essa integração, vai demorar um tempo ainda até que se
possa usar em produção.

O ideal seria fazer com lua como se fez com 'clojure scrip', 'live
script'.., ao invés de compilar a linguagem do C e rodar usando asm.js
como uma vm, o ideal seria fazer com que a linguagem compilasse para
javascript e não rodasse 'lua no navegado' mas sim javascript gerado
pelo código lua.

Em 6 de maio de 2016 15:13, Eldio Santos Jr. <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Mauricio Fidalgo
Projetos melhores implementados para produção:
http://moonshinejs.org/getting-started/ -> Funciona de forma parecida com o primeiro exemplo mostrado mas adiciona interoperabilidade em partes especificadas pelo usuário.
https://www.npmjs.com/package/lua2js -> Traduz lua em javascript com algumas funcionalidades faltando.

É bem possível utilizar ambas as ferramentas para produção já que os navegadores hoje em dia estão cada vez mais poderosos. A tradução de C para javascript trás muita performance e velocidade para a interpretação de Lua no navegador.

link: <a href="https://kripken.github.io/lua.vm.js/lua.vm.js.html" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Flua.vm.js.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFsZHmWi0Wky2Ji6GqCjTdOr_EdQA&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Flua.vm.js.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFsZHmWi0Wky2Ji6GqCjTdOr_EdQA&#39;;return true;">https://kripken.github.io/lua.vm.js/lua.vm.js.html

exemplo #1: <a href="https://kripken.github.io/lua.vm.js/script_example.html" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Fscript_example.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGxzbP6NZLKOJwZa22L9y8tFn5_1Q&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Fscript_example.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGxzbP6NZLKOJwZa22L9y8tFn5_1Q&#39;;return true;">https://kripken.github.io/lua.vm.js/script_example.html
exemplo #2: <a href="https://kripken.github.io/lua.vm.js/repl.html" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Frepl.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHv_H-zHR_zn7XnpayxxFiIv_JpOw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Frepl.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHv_H-zHR_zn7XnpayxxFiIv_JpOw&#39;;return true;">https://kripken.github.io/lua.vm.js/repl.html

OBS:
nem tudo são flores, algumas coisas, requerem adaptações ;]

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Diego Nascimento
testei o lua2js e gostei, e dá para fazer algumas coisas bem legais.

Em 9 de maio de 2016 15:04, Mauricio Fidalgo
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Interpretador Lua 5.2 rodando dentro de um navegador (feito em Javascript)

Que legal que a informação repercutiu no grupo.

Eldius: sim, dá pra executar código javascript, interagir com o navegador entre outras coisas - com limitações. acho que seria mesmo uma forma de aproveitar o código lua.

conheço muito superficialmente javascript, mas, o exemplo abaixo já dá pra dar uma ilustrada
interagir com o navegador usando javascript é meio 'oldschool' o negocio realmente é usar jquery!

exemplo que interage com o navegador
--- https://kripken.github.io/lua.vm.js/repl.html (versão reduzida do exemplo que está no link)

local screen = js.global.screen
local window = js.global

window:alert("hello from lua!")

print("janela: " ..screen.width .. "x" .. screen.height .. " pixels" );
--- output
janela: 1920x1080 pixels
---

para quem gostaria de usar Lua do lado servidor tem o http://www.modlua.org/ (funciona como php, asp, jsp)

já do lado cliente (dentro do browser) há algumas limitações da própria arquitetura, p. ex., extensões em C (luasocket, ...) (.dll, .so)

a ideia dentro do navegador é meio que uma "ponte" lua-javascript (apenas código Lua - sem extensões em C).

link: <a href="https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Flua.vm.js.html&amp;sa=D&amp;sntz=1&amp;usg=AFQjCNFsZHmWi0Wky2Ji6GqCjTdOr_EdQA" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Flua.vm.js.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFsZHmWi0Wky2Ji6GqCjTdOr_EdQA&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fkripken.github.io%2Flua.vm.js%2Flua.vm.js.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFsZHmWi0Wky2Ji6GqCjTdOr_EdQA&#39;;return true;">https://kripken.github.io/lua.vm.js/lua.vm.js.html