INICIANDO EM LUA

Fabiano Bezerra
Pessoal, obrigado se estiverem lendo  este post....
1 -  Sou iniciante, gostaria de aprender LUA, existe algum tutorial em português ?
2 -  Com Lua dá para se criar para web ?

Agradeço quem puder me responder... obrigado !

Re: INICIANDO EM LUA

Luiz Henrique de Figueiredo
> 1 -  Sou iniciante, gostaria de aprender LUA, existe algum tutorial em
> português ?

Veja o livro "Programando em Lua" que esta listado em
        http://www.lua.org/
        http://www.lua.org/portugues.html#sabermais

Re: INICIANDO EM LUA

2 -  Com Lua dá para se criar para web ?
sim, dá. mas não tem suporte a tcp/ip nativo, é necessário, usar alguma biblioteca externa.

tem o mod_lua que permite executar o script dentro de um servidor apache, estilo, o php. tem framework MVC nesse sentido.
tem também um servidor web feito em lua Xavante.
acesso a rede, tem o luasocket, que permite fazer o uso de sockets (tcp, unix sockets)

Em sábado, 9 de janeiro de 2016 08:25:53 UTC-2, Fabiano Bezerra escreveu:
[...]

Letícia S.
Oi, boa tarde!

Eu encontrei essa vídeo-aulas no youtube. São muito boas.

É um curso para iniciantes tanto em lua como linguagem computacional em geral:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLOgWUGOesjtSo8Hx7gucHfY4E3KwtnoZm