[Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

123

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

christian vieira
Olá augusto, tudo bem?

-- MiniGUI:

Realmente, para fins comerciais, infelizmente a miniGUI requer licença para uso (como bem alertou):
http://www.minigui.org/en/about/licensing-policy/

-- Löve2D:

Entretanto, a Löve2D é bem permissiva, uma vez que é possível encontrar logo na página principal:

LÖVE is licensed under the liberal zlib/libpng license. This means that:

  • It costs nothing.
  • You can use it freely for commercial purposes with no limitations.

Aproveito o tópico para postar uma pequena aplicação de uma slot-machine (caça "míquei") utilizando o Löve2D -- obviamente trata-se de um protótipo para fins "educacionais"!!!

https://drive.google.com/open?id=1ipz_PgfBJgRccKwITNZd50zVd7DQdC6m

Pesquisando outras bibliotecas, encontrei:

-- uGUI:
http://embeddedlightning.com/ugui/
https://github.com/achimdoebler/UGUI
Trata-se de uma biblioteca para sistemas embarcados do tipo "bare-metal", ou seja, sistemas embarcados que possuem recursos computacionais escassos. Entretanto, pode ser usado para a aplicação desejada, desde que um wrapper seja feito, promovendo a integração entre C e Lua.

-- Lua e Fltk no Damn Small Linux:
Em um livro sobre a pequena distribuição Damn Small Linux, um dos mantenedores relata de forma sucinta as principais razões pelas quais houve adoção da linguagem Lua e do ambiente Fltk:
" We are constantly looking for the best of breed, small is beautiful applications and utilities -- for example, Lua. We heavily use Lua and Fltk and create many of our own GUIs. We are not only a small distro; we run well on small resources." The Official Damn Small Linux Book -- The Tiny Adaptable Linux That Runs on Anything.

http://www.fltk.org/index.php
http://lua-fltk.sourceforge.net/
https://luarocks.org/modules/siffiejoe/fltk4lua
https://github.com/siffiejoe/lua-fltk4lua
https://stetre.github.io/moonfltk/doc/index.html
https://github.com/stetre/moonfltk

Um comentário interessante acerca do tamanho da aplicação (murgaLua) poderá ser encontrada no final do tópico de discussão encontrado aqui:
https://www.reddit.com/r/lua/comments/cwir5/lua_gui_for_a_beginner/?st=jc6spffq&sh=56ce68a5
Well, you might take a look at http://www.murga-projects.com/murgaLua/index.html which contains an fltk binding for a gui, and a whole lot more (basic cryptography, sqlite, luasocket, xml parsing, some windows specific stuff, interfacing to libraries with alien, audio, ... ), and everything packs into a +- 500Kb executable. The most recent beta you can find here: http://jpjacobs.ulyssis.org/progs/murgaLua-snapshot.tar.gz

-- Moai-SDK:
Mais um SDK baseado no SDL com um wrapper em C++ para Lua:
https://github.com/moai/moai-dev

São várias as opções, basicamente utilizando o SDL, um wrapper em C/C++ e Lua.

--- # ---

Puxando sardinha para a própria brasa, caso precisem de um code monkey para o projeto, estou à disposição. O meu curriculum poderá ser encontrado em:
https://drive.google.com/open?id=0B-Pdm2pTRjoTUlRDS0M2czFDTEU

Um dos meus últimos trabalhos envolveu Qt5 (Qml) + uma plataforma embarcada para testes: Raspberry Pi3:
https://drive.google.com/open?id=1w9FbmoIwexTJvxbq4Ccp8aBynazyZ8Hb

Um outro sistema projetado (hardware e software) é utilizado na cidade de São Paulo, em cerca de 1000 ônibus utilizados no transporte urbano de passageiros (validador eletrônico Empresa1 - 5^a geração - modelo: SPXWG7), o sistema é executado initerruptamente, processando débito e crédito em cartões do tipo NFC utilizado por passageiros. Esse sistema foi desenvolvido desde 2012 à 2015, quando fazia parte do time de colaboradores da Empresa1, na cidade de Belo Horizonte. Algumas fotos do validador podem ser encontradas em:

On Monday, January 8, 2018 at 12:10:26 PM UTC-2, Augusto Rodrigues wrote:
Christian,

Encontrei a licença do Lua2d.

Pelo jeito não existem restrições para uso comercial o uso do Lua2d.

Att

Augusto de Miranda Rodrigues

Em 8 de janeiro de 2018 11:40, Augusto Rodrigues
<<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="5qRLdeeNBAAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">guto.rodr...@...> escreveu:

> [...]
>
> No caso de usar o miniGUI para POS, especialmente para aplicativos
> comerciais desenvolvidos para POS, é necessário adquirir licença
> comercial. Pelo menos foi isso que entendi do link abaixo:

> No caso do Lua2d teria essa restrição? Ou seja, caso seja optado o
> porte do Lua2d para POS, é necessário adquirir licença comercial ? Dei
> uma rápida vasculhada no site mas não encontrei algo específico ao uso
> da licença do Lua2d para aplicações comerciais.
>

> Att
> Augusto de Miranda Rodrigues

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Augusto Rodrigues
Christian,

Tava lendo a sua resposta e vi os seus anexos e.......

Meus parabéns! Seu currículo, além de ser muito bom, é bastante criativo!!!

E em relação aos links fornecidos, realmente são muitos bons. Acredito
que podem fornecer subsídios para responder a pergunta original do
Caio.

Duvida: É uma pulga comendo um disquete a figura no canto esquerdo do
seu currículo? (Só curiosidade mesmo!)

Em 9 de janeiro de 2018 14:02, christian vieira <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Caio Salgado Nepomuceno
Galera, eu estava muito interessado em utilizar o Lua no meu projeto mas tive problemas em conseguir utilizar uma GUI.
Para instalar o Lua no meu ambiente POS e faze-lo funcionar foi trabalho de 30 minutos, porém ao escolher uma GUI e coloca-la em meu ambiente, não consegui até hoje.
Eu tinha optado pelo IUP porque é uma GUI brasileira e eu teoricamente teria um suporte melhor caso necessário, mas empacou na instalação do GTK+ em meu ambiente, porque como dito anteriormente, o sistema é Linux e o correto seria utilizar o GTK para ele. Porém eu fiquei com muitas duvidas para instalar o GTK e particularmente não consegui nada de ajuda para tal.

Eu ainda tenho tempo de definir o ambiente para escolher no que vou desenvolver, então ...
Se alguém de coração bom quiser me ajudar a instalar o GTK em meu ambiente para que o IUP possa ser compilado, eu agradeço e muito.
Eu estava pedindo ajuda diretamente ao resposável do IUP (Antonio Scuri) e o mesmo estava atarefado com lançamento do novo IUP e enfim ...

Muito obrigado e aguardo respostas.

[...]

Boa tarde Caio e demais pessoas do tópico!

Caio, eu penso que para que o pessoal possa te ajudar, primeiramente é necessário que forneça mais detalhes como:
1). Hardware (processador, memória principal, memória de massa
1). kernel
2). sistema de arquivos
3). Toolchain utilizada

Melhor ainda se tivesse pronta uma mesma máquina virtual que está desenvolvendo o teu sistema (obviamente não necessita fornecer detalhes da tua aplicação -- segredo de negócio). Ou então, alguma forma de "rodar" o teu sistema em um emulador, por exemplo o qemu.

Como estou de férias, e sem trampo, tenho condições e disposição para ajudá-lo, mas preciso que forneça mais informações (como as passadas acima), para que possa compilar o Gtk para a tua plataforma.

E por último, não desista! Dificuldades são inerentes em grandes projetos...

Att.
Christian

On Monday, January 15, 2018 at 12:43:37 PM UTC-2, Caio Salgado Nepomuceno wrote:
[...]

Christian, boa tarde

Segue abaixo as respostas solicitadas:

1) Hardware:
            - Processador: ARM11, 400M
            - Memória (RAM e Armazenamento): Flash de 128mb sendo eles 64mb de RAM e 61mb para arquivos.
            - Kernel: Estou esperando uma resposta do pessoal da Pax a respeito disso. Mas, o que sei é que se for usar Qt nesse equipamento, a versão maxima suportada é a 4.8.7 do Qt porque maior que isso o Kernel teria que ser atualizado e eles não querem fazer isso.
            - Toolchain: Arm 4.4.1
            - Sistema de arquivos: Também preciso confirmar com o pessoal da Pax, mas o que eu sei é que quando entro em modo Debug consigo navegar pelas pastas deles assim como no console do Linux via ls, cd e etc. (Há uma maneira de eu saber qual o sistema de arquivos por comando ou por alguma caracteristica em especifico?)

Sobre emular esse S.O em uma maquina virtual ou algo do tipo, eu acho que é impossivel porque o pessoal da Pax só disponibiliza o S.O dentro da maquina.
Só para ficar esclarecido para todos, eu não desenvolvo a aplicação no mesmo sistema operacional dela, o que eles disponibilizam pra mim é um SDK pra Windows chamado Prolin SDK que nada mais é que um eclipse com as modificações necessárias para compilar uma aplicação para esse POS.

Consegue me mandar seu Skype por MP?

Um abraço

Em segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 13:17:47 UTC-2, christian vieira escreveu:
[...]

Olá Caio. Teria como executar os comandos abaixo e postar os resultados?
Meus contatos: Telegram: +5531993044099  Skype: chris.dcvieira

1). Como descobrir o sistema de arquivos:
..$ lsblk -f

2). Compilador C:
..$ gcc -v

3). Compilador C++:
..$ g++ -v

4). Verificar versao da glibc:
..$ ldd --version

5). informacoes do nome da distribuicao:
..$ cat /etc/*-release
..$ cat /proc/version
..$ uname -a

7). informacoes do processador:
..$ cat /proc/cpuinfo

8). informacoes da memoria:
..$ cat /proc/meminfo

9). Uma dica para criar uma 'imagem' do sistema, seria atraves do ssh e dd, veja se consegue fazer isso

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Caio Salgado Nepomuceno
Christian, boa tarde

Consegui mais algumas informações com a fabricante, segue abaixo:

Sistema de arquivos: UBI
Kernel Linux: linux-3.0.56

Todas essas outras informações eu já disse acima (processador arm11 e memória) ou acho um tanto quanto desnecessário de saber.
Se realmente houver algum motivo real para tal, me diga que eu posso correr atrás.

Sobre seu Skype, acho que esse nome de usuário está errado porquê não encontro aqui na busca.

Atenciosamente,

Em segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 15:05:29 UTC-2, christian vieira escreveu:

[...]

Solicitei as informações anteriores como parte do processo para criação da toolchain, necessária para compilar e instalar o Gtk. Creio que as informações serão necessárias em algum momento!

Mande o teu skype-id para o meu e-mail: [hidden email] ou então, use o Telegram: +55 31 99304 4099

O sistema de arquivos utilizado é o típico para sistemas embarcados... Ubi flash file system. A versão do kernel não é uma das mais antigas. Tinha alguns dispositivos que prestei manutenção de código que rodava a 2.4 para ter idéia! :)

On Thursday, January 18, 2018 at 2:50:24 PM UTC-2, Caio Salgado Nepomuceno wrote:
[...]

Rodrigo Sanguanini
Christian, [offtopic] recomendo criar um usuário no Telegram para poder passar seu contato de forma mais simples, sem ter que expor seu número de celular.
Abraço

Em 18 de janeiro de 2018 16:08, christian vieira <[hidden email]> escreveu:
[...]

Mande o teu skype-id para o meu e-mail: [hidden email] ou então, use o Telegram: <a href="tel:(31)%2099304-4099" value="+5531993044099" target="_blank">+55 31 99304 4099

[...]

Meus contatos: Telegram: <a href="tel:(31)%2099304-4099" value="+5531993044099" target="_blank">+5531993044099  Skype: chris.dcvieira

[...]

Att, Rodrigo Sanguanini

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Rodrigo Jaques
Denis.. sei q não é assunto pra esse tópico, porém aproveitando o teu conhecimento..

Estou iniciando a trabalhar com Verifone e estou com dificuldade de conseguir o SDK.
Recebi a demanda de um projeto simples pra rodar em VX680 mas após vasculhar a internet, estou apanhando e não sei por onde começar.

Pode me dar uma luz?

Desde já agradeço.

Rodrigo.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Rodrigo, antes de mais nada quero deixar claro que não trabalho para nenhuma das empresas citadas abaixo.

Estou iniciando a trabalhar com Verifone e estou com dificuldade de conseguir o SDK.

no Brasil temos a paytec e skytef como distribuidores oficiais da america latina
até onde tenho conheco:
- a payec oferece: venda de pos, treinamento e o sdk
- a skytef oferece: venda de pos, venda do navs (que é um "browser" xml, onde o pagamento é mensal)
- a verifone é só pra coisa tipo banco e adquiriente (5mil+ terminais)

Recebi a demanda de um projeto simples pra rodar em VX680 mas após vasculhar a internet, estou apanhando e não sei por onde começar.
- caso haja interesse, posso, te recomendar um freelancer que faz trampo

Pode me dar uma luz?
- essas maquininhas são cheias de detalhe, começar do zero pode ser algo complexo.