[Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

123

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Denis Dos Santos Silva
Caio eu liguei la na PAX agora... a interface gráfica  moderninha pro usa XUI !!!

Em segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 12:39:49 UTC-3, Caio Salgado Nepomuceno escreveu:
Bom dia, pessoal

Estou em vias de começar um grande projeto de aplicação para o POS (Point of Sale ou a famosa Maquininha de cartão) de modelo s920 da fabricante Pax (é a moderninha Pro do PagSeguro) e gostaria de realizar este projeto na linguagem Lua. Todo o projeto, não somente o "backend" da coisa mas também o "frontend" e para isso fiz o curso do Techiessse de Lua no Youtube e também li muito o livro de como programar em Lua, meu conhecimento é mediano, eu diria.

Porém, como foi dito acima, é um projeto para um dispositivo embarcado e tenho algumas grandes dúvidas em relação a isso:
  • Vi que existem diversas GUI's nas quais posso usar para fazer a interface gráfica da aplicação e gostaria de saber qual a mais recomendada para esse caso em especifico.
  • Qual o processo a ser feito para embarcar Lua e a GUI (a que vocês recomendarem) ? Já embarquei alguns exemplos em Qt e descobri que para o Qt detectar os eventos de tela, teclado e afins é necessario apontar os arquivos de keyboard, framebuffer e etc nele. No Lua isso também será necessário?

Coisas que eu sei:

  • O sistema operacional deste aparelho se chama Prolin e é baseado em Linux
  • A arquitetura é arm-linux
  • Possui TouchScreen, então eu preciso de uma GUI que suporte também

Este projeto é bem grande e nossa startup esta crescendo bem. Vocês podem nos ajudar com isso?

Uma call por Skype será de grande agrado.

Consultoria não está descartada, eu posso cotar e pleitear aqui dentro.

Aguardo respostas, um abraço.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Caio Salgado Nepomuceno
Eu também sei que Lua não possui GUI nativa, falei sobre isso na primeira postagem.
O que eu quero saber é qual a melhor GUI para fazer uma aplicação de POS em Lua.

Obs: eu sei que todas as GUIs são bem legais e tal mas eu quero saber mais a fundo sobre. Coisas como: "O wxLua é melhor porque o wxWidgets tem mais recursos e é mais fácil de trabalhar e bla bla bla" Argumentos!

Obrigado, abraço

Em segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 13:39:49 UTC-2, Caio Salgado Nepomuceno escreveu:
[...]

Mano, eu sai de lá não tem um mês ...

Eu falei com o pessoal da Setis (que foi quem fez a aplicação) e disseram que usaram outra GUI.
Quem foi que te falou isso? Vinicius, Leonardo, Wellinton, Douglas, Rafael ou Paulo?

Eu tenho certeza do que estou falando. Se o XUI fosse uma maravilha eu não estava procurando por vocês!

Um abraço

Em terça-feira, 19 de dezembro de 2017 10:31:36 UTC-2, Denis Dos Santos Silva escreveu:
[...]

Prezados,

   Gostei muito dessa thread (não sou muito fã de estrangeirismos, mas é isso ai) falando do Lua aplicado a automação. Sempre fui aficcionado na área de automação, pois antes de atuar como desenvolvedor web que sou hoje, eu trabalhei com automação e eletrônica, pois minha profissão inicial era essa e continua sendo também. Sou técnico em eletrônica de formação assim como Analista de Sistemas. Bem, ver esses assuntos de automação me cativa muito e gostei da iniciativa do rapaz, gestor de startup, de abrir esse canal aqui. Quero dar meus parabens a ele por abrir esse canal aqui. Gostaria de ver discussões como essa aqui no grupo. Usos do Lua em Arduino, raspberry, PIC e 8051 e AVR. Bem, é isso.

Em 19 de dezembro de 2017 11:58, Gabriel Duarte <[hidden email]> escreveu:

[...]

Leonardo, obrigado pela resposta.

Nós gostariamos de fazer algo atual, então o Ginga não serviria para o propósito.

Vi algumas pessoas insistindo em dizer para usar Qt embedded ou GTK+ direto.
Galera, gostaria de dizer a vocês pela enésima vez que nós queremos trabalhar com alguma linguagem de script interpretado e que seja o mais flexível possivel (multiplataforma) porque isso facilita muito em termos de atualização de app com inclusão de novos recursos e etc pois o que será incluso e/ou atualizado dentro da maquina são mizeros scripts e não toda a aplicação novamente.

Eu ainda não parei pra ver o directFB, mas o equipamento no qual eu vou desenvolver também não é um PC de 1990 que fazia comercial da Mappin com o Emilio surita. Ele aguenta umas porradinhas.

Obrigado e espero mais discussões

[...]

Me parece que para você a única solução é escolher algum sistema que vc quer rodando para montar as UIs e criar os bindings para lua para conseguir manipular.

Acho que o que o pessoal tá apontando é que talvez seja mais fácil implementar direto em Qt ou GTK ou directfb ou outro recurso que a máquina ofereça.
Nada te impede de usar lua com qualquer um deles mas vai ter o trabalho de criar os acessos para que o Lua consiga usar as APIs.

Sobre o ginga (Lua + NCL), eu pelo menos, sugeri olhar o projeto para você ter uma referência e talvez algumas boas idéias. Eu já vi aplicações ginga rodando que parecem ser bem o que vc quer.
Eu mesmo já ajudei a escrever um zapper para TV Digital usando C++ e Lua+NCL (e não era ginga). Mas tinha camadas de porting layer já prontas para vários equipamentos feitos por uma equipe relativamente grande.

Então, ao que parece até o momento, vc vai ter que escolher algum sistema para desenhar teus elementos e começar a criar os pontos de acesso (APIs) para que o Lua para usá-los.

Uma coisa que me ocorreu agora e que talvez te interesse é que vc pode desenhar as telas usando directfb por exemplo mas delegar o handlers de eventos para o Lua. Isso não funciona, é claro, se seu objetivo for ter um toolkit completo em Lua.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Bom isso hein! Se o hardware aceitar deirctfb isso é um bom começo.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

bem, so pra complementar.

sim PAX tem framebuffer !!!

sobre qual a melhor GUI:
-  via de regra, o suporte a eventos são teclado/mouse ( nem todas tem suporte a touchscreen )
-  integração de todas que procurei a maioria tem integração com Lua !
- a melhor? bem vai depender dos componentes (widgets) que pretende usar / dependências do sistema / e se é feita em C ou C++
- e nenhuma vem com "shell" (ambiente pronto para apenas dar start na aplicação)

sobre a telecarga:
- não há nenhum problema, sendo que o script lua pode estar embudito dentro da aplicação C bem como pode estar no sistema de arquivos

[...]

Denis e/ou pessoal, bom dia

Vocês sabem de alguma GUI que tem suporte a TouchScreen?

[...]

christian vieira
Boa tarde Caio, tudo bem?

Andei lendo o tópico e penso que a tua aplicação é muito interessante. Lua é uma linguagem de programação fantástica que infelizmente sofre muito preconceito por ser sul-americana e se não fosse ao seminal jogo desenvolvido: Grim Fandango, provavelmente ainda estaria sendo relegada a somente projetos nacionais de nichos bem restritos, o que seria realmente uma pena.

Ano passado, tive a oportunidade de assistir uma breve palestra do Prof. Ierusalimschy dada no Dept. de Computação da UFMG quando o mesmo participava de uma banca. Foi muito interessante a palestra pela descrição dos detalhes dados quando na criação e sobretudo quando houve a tomada de decisão do pessoal da empresa que produziu o Grim Fandango de utilizar Lua no projeto.

Atualmente, trabalho com Lua como hobby, desenvolvendo projetos de jogos básicos tais como esse:
https://drive.google.com/open?id=1ipz_PgfBJgRccKwITNZd50zVd7DQdC6m

No meu caso, optei por usar diretamente um framework de jogos, o Löve2D. O Löve2D foi construído sobre o SDL2D, sendo uma espécie de "wrapper", tendo todos os elementos necessários para a criação de aplicações gráficas não muito complexas, inclusive, há suporte para touchscreen: https://love2d.org/wiki/love.touch

Ainda não tive necessidade de realizar alterações no SDL, mas creio que não seja tão traumático alterar para que o mesmo suporte algumas novas funcionalidades e também seja portado para um novo hardware. Como disse em alguns posts anteriores que tua máquina usa GNU/Linux, penso que isso possa ser feito de forma convencional, alterando o target e compilando para uma nova arquitetura (provavelmente ARM).

Outra possibilidade é o uso do miniGUI: http://www.minigui.org/en/ caso o teu target tenha séria restrição de processamento e memória. Assim como no caso do Lua Löve2D, um wrapper pode ser feito em Lua.

No mais, caso necessite de mais um "braço" para o projeto, estou à disposição e seria muito interessante "embarcar" Lua em um sistema POS.

On Wednesday, December 20, 2017 at 11:29:47 AM UTC-2, Caio Salgado Nepomuceno wrote:
[...]

Augusto Rodrigues
Christian,

No caso de usar o miniGUI para POS, especialmente para aplicativos
comerciais desenvolvidos para POS, é necessário adquirir licença
comercial. Pelo menos foi isso que entendi do link abaixo:

http://www.minigui.org/en/about/licensing-policy/

No caso do Lua2d teria essa restrição? Ou seja, caso seja optado o
porte do Lua2d para POS, é necessário adquirir licença comercial ? Dei
uma rápida vasculhada no site mas não encontrei algo específico ao uso
da licença do Lua2d para aplicações comerciais.

Att
Augusto de Miranda Rodrigues

Em 5 de janeiro de 2018 12:59, christian vieira <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Encontrei a licença do Lua2d.

https://love2d.org/

Pelo jeito não existem restrições para uso comercial o uso do Lua2d.

Att

Augusto de Miranda Rodrigues

123