[Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

123

[Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Caio Salgado Nepomuceno
Bom dia, pessoal

Estou em vias de começar um grande projeto de aplicação para o POS (Point of Sale ou a famosa Maquininha de cartão) de modelo s920 da fabricante Pax (é a moderninha Pro do PagSeguro) e gostaria de realizar este projeto na linguagem Lua. Todo o projeto, não somente o "backend" da coisa mas também o "frontend" e para isso fiz o curso do Techiessse de Lua no Youtube e também li muito o livro de como programar em Lua, meu conhecimento é mediano, eu diria.

Porém, como foi dito acima, é um projeto para um dispositivo embarcado e tenho algumas grandes dúvidas em relação a isso:
  • Vi que existem diversas GUI's nas quais posso usar para fazer a interface gráfica da aplicação e gostaria de saber qual a mais recomendada para esse caso em especifico.
  • Qual o processo a ser feito para embarcar Lua e a GUI (a que vocês recomendarem) ? Já embarquei alguns exemplos em Qt e descobri que para o Qt detectar os eventos de tela, teclado e afins é necessario apontar os arquivos de keyboard, framebuffer e etc nele. No Lua isso também será necessário?

Coisas que eu sei:

  • O sistema operacional deste aparelho se chama Prolin e é baseado em Linux
  • A arquitetura é arm-linux
  • Possui TouchScreen, então eu preciso de uma GUI que suporte também

Este projeto é bem grande e nossa startup esta crescendo bem. Vocês podem nos ajudar com isso?

Uma call por Skype será de grande agrado.

Consultoria não está descartada, eu posso cotar e pleitear aqui dentro.

Aguardo respostas, um abraço.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Denis Dos Santos Silva
Caio eu trabalho com POS, porém, apenas Verfifone.

Recentemente recebi uma copia do sdk da pax* e vi que ela tem uma GUI especifica Xui** não saberia responder se funciona com Qt.
Lua é uma linguagem de script; E para ter acesso ao hardware ( touch, console, printer, buzzer, ... ) usando Lua será necessário você "integrar a coisa toda".
Se o projeto for pra ontem, MVP, eu recomendaria fazer em C uma vez que para esse propósito deve ser bem mais rápido.

sobre embarcar: a GUI já está disponível; e Lua basta integrar ao seu projeto.
sobre a questão de eventos e coisa do tipo: você terá que projetar seu código baseado em evento (event loop-like)

* apesar de ter emulador, to esperando o POS chegar.
** é um toolkit gráfico em C.

Em segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 12:39:49 UTC-3, Caio Salgado Nepomuceno escreveu:
[...]

Augusto Rodrigues
Já participei de um projeto aonde toda a camada de negocio era
codificada em Lua (transações, operações de configuração, etc), e a
camada de hardware (acesso a tela, acesso ao teclado, acesso aos
periféricos de comunicação, acesso a bibliotecas específicas de TEF)
era codificada em C, usando o recurso de "conversor" descrito no livro
do Lua (acho que é aquele lance de fazer com que funções Lua possam
ter acesso a funções codificadas em C)

Como no projeto a camada de hardware era projetada para rodar em
vários fabricantes de POS, então esse framework roda em vários
fabricantes de terminais POS, não importando o tipo de SDK ou sistema
operacional disponibilizado pelo fabricante.

Nota: Claro que a camada de hardware era portada para os SDK e sistema
operacional disponibilizados pelos fabricantes. E no nesse framework a
tela era no modo texto e sem acesso a touchscreen. Entretanto isso
pode ser codificado a pedido do cliente.

Nota 2: Atualmente esse framework é utilizado em determinados projetos
que usam conceito de TEF como, por exemplo, correspondente bancário.

Se tiver interesse nesse tipo de framework, favor entrar em contato.

Em 18 de dezembro de 2017 13:56, Denis Dos Santos Silva
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Augusto, obrigado pela resposta.

A XUI é ridicula. Eu trabalhava na Pax como desenvolvedor e fiz uma aplicação POS no XUI e é muito simples e lenta.
Exatamente por isso eu gostaria de usar uma GUI alternativa ao XUI.
O Qt funciona no s920, tanto que estavamos pensando em embarcar o componente QtWebKit para que a aplicação fosse desenvolvida em HTML, CSS e JS mas o WebKit é extremamente pesado e sobraria somente 1mb de RAM livre no equipamento, o que faz insuficiente para o resto da aplicação rodar.
Partindo disso, descobrimos o Lua e vimos essa alternativa como a melhor para fazer uma aplicação rápida e interpretada (o que facilita e muito nas atualizações pois não precisariamos fazer download da aplicação inteira para corrigir um pequeno bug).

Você disse: "sobre embarcar: a GUI já está disponível; e Lua basta integrar ao seu projeto."
Pelo que li no livro do Lua e vi nos vídeos do Techiesse, a linguagem Lua em si não vem com uma própria GUI, tanto é que os exemplos são só de prints no DOS do windows. Portanto, é necessário pegar alguma das GUI's do mercado como (wxLua, IUP, etc) e incluir junto do Lua, certo?

Você consegue me auxiliar melhor com isso?
Tem Skype ou alguma coisa para se comunicar melhor?

Um abraço

Em segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 13:56:43 UTC-2, Denis Dos Santos Silva escreveu:
[...]

Augusto não, e sim Denis******

Sobre o Augusto: eu não tenho interesse na tal plataforma e sim em como fazer o meu projeto.
Se puder me ajudar com isso, agradeço. Porém, não gostaria de embarcar um projeto pronto como o seu porque depois sempre tem que ajustar aqui e ali e acaba saindo pior do que se tivesse feito o nosso.

Em segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 15:08:56 UTC-2, Caio Salgado Nepomuceno escreveu:
[...]

Eu estava querendo recomendar uma olhada no projeto Lua-NCL que foi usado para applicações de TV Digital.

Mas não estou encontrando os links oficiais. Será que não é mais mantido ?

Talvêz eles já tenham pelo menos parte do que vc precisa.

[...]

Leonardo Ivo Neves da Silva
Bem lembrado Eric.
   Ali no middlware da TV Digital se usava o directfb. Ele gera ambiente gráfico para equipamentos embarcados e de baixo hardware. Vale a pena analisar a documentação.

Em 18 de dezembro de 2017 15:57, Eric Chiesse <[hidden email]> escreveu:
[...]

ßQUARKz
Caro Eric,

Acredito que sejam esses os links: https://github.com/gflima/nclua e http://www.ginga.org.br/pt-br

Caro Caio,

Pelo que andei vendo IUP me parece uma solucao interessante, pois ele funciona como um wrapper para alguns drivers entre eles GTK+ e Motif. A questao eh: o que esse Prolin disponibiliza? Motif pelo menos?

Abracos

Em 18 de dezembro de 2017 17:57, Eric Chiesse <[hidden email]> escreveu:
[...]

Sem problemas Caio,

Apenas quis contribuir com a lista informando de um projeto que é bem
similar ao que vc esta propondo, com algumas restrições como tela
gráfica e touch-screen. Com esse exemplo quis colaborar no sentido que
é possível sim codificar um framework que mescla C e Lua para POS, sem
usar Qt ou qualquer outra ferramenta (eu e os demais integrantes da
equipe de desenvolvimento da empresa fizemos na raça mesmo esse
framework :-) )

Porém, nada impede de que você elabore o seu próprio "framework",
atendendo diretamente as suas necessidades e usando outras ferramentas
como o Qt.

Boa sorte no seu projeto!

Em 18 de dezembro de 2017 15:17, Caio Salgado Nepomuceno
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lua-br.

Re: [Grande projeto] Preciso de alguns exclarecimentos

Mano, não sei muito bem o que é MOTIF

Mas da pra meter o GTK+ nativo nele, da pra meter o Qt com os forms e tudo mais também.
Então, eu suponho que seja bem completinho.

E o motivo de eu não usar Qt e nem GTK+ é o que eu disse acima, o plano é usar uma linguagem interpretada porque quando uma atualização for feita vai ser feito o download de um pacote minimo de scripts de no maximo 100k e não 7mb no GPRS como hoje acontece e só da dor de cabeça.

Um abraço

Em segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 16:10:45 UTC-2, bQUARKz escreveu:
Caro Eric,

Acredito que sejam esses os links: <a href="https://github.com/gflima/nclua" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fgithub.com%2Fgflima%2Fnclua\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGTlGpHsxa4d5aQzsSOMhh_j3wLjQ&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fgithub.com%2Fgflima%2Fnclua\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGTlGpHsxa4d5aQzsSOMhh_j3wLjQ&#39;;return true;">https://github.com/gflima/nclua e <a href="http://www.ginga.org.br/pt-br" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.ginga.org.br%2Fpt-br\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHqjJWw9sY3YUSrYZ2vqSPmjF7nGw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.ginga.org.br%2Fpt-br\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHqjJWw9sY3YUSrYZ2vqSPmjF7nGw&#39;;return true;">http://www.ginga.org.br/pt-br

Em 18 de dezembro de 2017 17:57, Eric Chiesse <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="7Lq7359BBAAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">echi...@...> escreveu:
[...]

2017-12-18 15:08 GMT-02:00 Caio Salgado Nepomuceno <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="7Lq7359BBAAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">csn....@...>:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="7Lq7359BBAAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em <a href="https://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;">https://groups.google.com/group/lua-br.
Para mais opções, acesse <a href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;">https://groups.google.com/d/optout.

[...]

O tópico rendeu... q bom!

Claro que há diversas abordagens que podem ser usadas em um projeto embed.

Eu só tenho experiência com Verifone. A PAX  assim que chegar vou dar uma olhada; O que vi até até agora foi as especificações do hardware e olhei superficialmente o SDK.
O que me chamou a atenção na PAX foi justamente o gcc pois o armcc é meio canseira.

Linux é apenas um kernel; E imagino que o prolin não use X11.

Imagino que você terá que portar quase tudo, imagine só, Qualquer toolkit gráfico (Qt, UIP, tekui, ...) que venha a escolher, via de regra, funciona no windows, mac e linux* - porém - o linux tem apenas o framebuffer* como algo nátivo, tirando isso, é a SVGALib e X11

<hardware> --- <kernel linux/prolin> --- <aplicação*>
*no userspace você poderá usar uma linguagem de script lua e prover acesso via bindinds a funções em C.

NOTAS:
* o framebuffer é apenas o modo gráfico não vem com widgets e do meu ponto de vista não é nem de longe um toolkit gráfico

- X11 é um servidor gráfico para aplicações unix no geral (linux, freebsd, ...)
- motif é um toolkit e uma GUI para X11

[...]

Sim, o tópico está rendendo horrores e isso é ótimo.
Sim, o Linux (SO da Pax) trabalha somente com Framebuffer e a partir daí é "só" colocar o toolkit gráfico que sabe trabalhar com o framebuffer e referenciar a ele onde o mesmo está.

Galera, o debate está muito bom e tudo mais mas minhas dúvidas ainda não foram respondidas.
  • Qual GUI do Lua eu devo usar para fazer este projeto?
  • Onde eu consigo fazer referencia aos arquivos de framebuffer, touch, keyboard e etc nessa GUI?

É obvio que eu não quero copiar o layout da moderninha pró, mas se tiver os mesmos recursos gráficos que ela tiver, já será interessantissimo.

Segue um vídeo de referencia onde a pessoa usa a moderninha pró e é possivel ver a Interface Gráfica dela.(https://www.youtube.com/watch?v=uRnoL3SRWL8)

Obrigado

Em segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 13:39:49 UTC-2, Caio Salgado Nepomuceno escreveu:
[...]

Lua não possui GUI - nativa.

  • Onde eu consigo fazer referencia aos arquivos de framebuffer, touch, keyboard e etc nessa GUI?
Você tem certeza que o Prolin tem framebuffer - ou o acesso é DIRETO (* a maioria dos controladores LCD é assim *) ?
A captura de eventos (teclado, touch) devem ser tratados usando callback.