Quantcast

Graduação de Sistemas de Informação Vale a Pena?

Graduação de Sistemas de Informação Vale a Pena?

Letícia S.
Bom dia!

Aqui, onde resido, há tanto a graduação noturna em universidade pública quanto particular.

Como trabalho durante o dia, só poderia cursar a noite.

Fiquei interessada, pois na grade curricular desse curso há bastante matéria de programação.

Como eu gosto de programação, várias vezes estudo por conta, estou pensando em me preparar para o vestibular.

Conhecem o curso de Sistema de Informação? Qual a sua opinião?

Obrigada.

Re: Graduação de Sistemas de Informação Vale a Pena?

Leonardo Ivo Neves da Silva
Prezada Leticia,
   Vale muito a pena. Embora o mercado valorize quem seja autodidata ou quem fez cursos de linguagens ou certificações, o mercado valoriza ainda mais a graduação. Tanto isso é verdade que quando um profissional de TI mesmo tendo certificações, quando esse conquista sua graduação e a suas especificações subsequentes como pos-graduações, mestrados e até doutorados, seu salário dobra. Isso sem contar que com o diploma de graduação, este abre mercado para os concursos públicos, caso você queira ser uma servidora pública. Neste, a existência de um diploma de tecnologo ( que também é graduação), graduação tradicional ou curso técnico reconhecido pelo MEC são imprescindíveis. Por isso, se você quer progredir nessa área, não basta ter experiência e certificações, mas também a graduação, pois sem ela o seu horizonte fica relativamente limitado no mercado de TI, mesmo tendo experiência e certificações.

Att,

Leonardo Ivo

Em 31 de maio de 2016 09:57, Letícia_user <[hidden email]> escreveu:
[...]

Ulisses Piassa
Bom dia Letícia.

Eu sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e pelo que sei, é praticamente a mesma grade. Depende muito do seu foco: O que você quer fazer profissionalmente?

Se você quiser trabalhar como desenvolvedora de sistemas, seja por conta ou seja para alguma empresa, esta é uma boa porta de entrada para o mercado. No entanto, se você quer trabalhar com a parte de hardware ou de programação mais baixo nível (programação para sistemas embarcados com ênfase em comunicações, por exemplo), um curso de Engenharia da computação seria mais propício, pois o foco nisso é bem maior.

Se você quiser adquirir conhecimento para implementar soluções mais complexas, entender com riqueza maior de detalhes sobre o funcionamento das linguagens de programação, compiladores, autômatos, sintaxes, sistemas operacionais, algoritmos e suas complexidades, banco de dados e suas relações com ciência de dados e etc, bem como seguir como pesquisadora da área de computação, o curso de Ciência da computação seria uma pedida um pouco melhor para estes caminhos.

Mais uma vez, tudo depende do objetivo. Observe que nestes três exemplos de cursos citados você vai aprender programação em diversas linguagens e paradigmas.

Prefira uma boa faculdade, que tenha um bom corpo docente (em termos de formação, atuação na área e principalmente de pedagogia), uma boa grade curricular e um bom conceito no MEC. Claro que assim como todos os outros cursos, o resultado final sempre depende mais do aluno do que de todo esse conjunto.

Verifique qual é o conceito destas universidades no MEC. Se já são universidades conhecidas, perguntar para quem está atualmente fazendo os cursos nessas instituições é uma excelente referência para saber qual (faculdade ou curso) melhor se encaixa nos seus critérios.

O objetivo é que deve estar em foco.

Espero ter ajudado. Boa sorte!

[...]

Muito obrigada, Leonardo e Ulisses por escreverem as suas opiniões. Ajudaram bastante.

A princípio, gostaria do curso de Ciência da Computação ou Engenharia, mas não têm esses cursos no período noturno e, em universidades privadas, são muito caros - para mim, não dá.

De todo modo, vou prestar o vestibular no fim desse ano, Fuvest.

Aqui tem um campus da USP que oferece o curso de Sistemas de Informação no período da noite. Como estou "enferrujada", talvez não passe neste ano. Entretanto, estou disposta a estudar (eu gosto).

Muito obrigada, novamente!

Livre de vírus. www.avast.com.

Em 31 de maio de 2016 10:16, Ulisses Piassa <[hidden email]> escreveu:
[...]

Diovanni Araújo
Letícia, boa noite, me formei em bacharelado em sistemas de informação (SI), e fui até o 6ª semestre no curso de ciência da computação (CC). E existe diferenças? Digo que sim!
Tem certas disciplinas que você vê em CC e não em SI, como por exemplo: compiladores, autômatos, linguagens formais. Posso estar enganado, pois cada universidade define sua grade curricular de forma livre. Porém minha experiência foi essa.

Pelo meu entendimento, CC é relacionado com o desenvolvimento da computação, a programação é essencial para evoluir softwares e alinhaá-lo ao poder computacional disponível.
Já o SI, é mais voltado para a parte de sistemas como um todo, o seu entendimentos nos negócios e suas relações com o componente humano. Descobrir valor competitivo e estratégico do uso das ferramentas computacionais desenvolvidas pela CC.
Porém, isso é só na teoria, no mercado profissional todos nós somos iguais, não importa se você fez CC ou SI. Infelizmente, o profissional de SI acaba concorrendo com o profissional de CC, são áreas a fins, contido, o SI não vê tudo que o CC v~e na graduação. Tanto é que quando fiz a prova do Poscomp da SBC, percebi que se não tivesse realizado o curso de CC, não conseguiria resolver muitas questões daquela prova..

Bom, minha humilde opinião é essa!

Em terça-feira, 31 de maio de 2016 09:57:52 UTC-3, Letícia_user escreveu:
[...]

Muito obrigada, Diovanni!

Foi bastante importante a sua opinião a respeito da sua experiência com CC e SI, em termos de formação, e sua experiência com o mercado de trabalho.

Livre de vírus. www.avast.com.

Em 31 de maio de 2016 21:03, Diovanni Araújo <[hidden email]> escreveu:
[...]

Estudar sempre vale a pena.

Ciência da computação --- a matemática normalmente é a peneira; sem falar que normalmente não é um curso dirigido para programadores tradicionais, mas, sim pra quem faz os programas para programadores, p. ex., compiladores, drivers, banco de dados, protocolos de rede, [...] .

Sistemas de informação --- imagino que a carga matemática é pequena e voltado pra programas dirigidos ao mercado / usuário final. Dada a rotina acadêmica, os programas, tendem a serem incompletos e/ou meros exercícios.

A rotina de faculdade é bem diferente do mundo real.
Normalmente o nível dos professores pode decepcionar num determinado momento.

Acontece que algumas oportunidades são dadas a quem têm o diploma e o domínio da língua mãe da tecnologia da informação [ inglês ].

E para conseguir as melhores oportunidades que sempre chegam sem aviso prévio requer sorte (estar preparado).

Esteja preparada.

[...]

Muito obrigada por sua contribuição, Denis!

Não estou realmente interessada em entrar no mercado de TI. Estou bem na minha área atual - ao menos, até o momento.

Mas estou com tempo livre a noite e estou com vontade de fazer um curso de meu interesse pessoal.

Por hora, posso prestar o curso de SI - é um curso noturno, tem programação. Chamou minha atenção que na grade, na parte de optativas, há um pouco de matérias sobre inteligência artificial. Então, estou animada. O que está me movendo é curiosidade.

Não sei se vou passar na Fuvest neste ano. De todo modo, já estou me preparando.

No ano que vem, se ainda estiver na fase de buscar um bom curso que possa fazer a noite, posso prestar o ENEM - fiquei focada em uma outra prova, acabei perdendo o prazo do ENEM, enfim, não vem ao caso...

Prestando o ENEM terei mais opções de cursos noturnos e gratuitos.

Em 1 de junho de 2016 21:42, Denis Dos Santos Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

Bem, os salários de elite da área de TI são bem interessantes, ainda mais segmento de pagamento/financeiro variando entre R$ 12-30mil.
Aí o diploma + inglês + certificações são a peneira.

Atualmente há tantos 'casos de nego' que ficou rico 'criando uma besteira', vide whatsapp/facebook/angry birds entre mtos outros exemplos. ideias recicladas (icq/orkut/gorillas - o angry birds dos anos 90) respectivamente.

Be ready!

[...]

Gil Albuquerque
Boa tarde
Sou um recém formado na área de Sistemas de Informação, é curso interessante, a grade tem matérias variadas (uma mistura de Exatas com Humanas).
Falando exclusivamente para a área de TI, você passa por todos os seguimentos, (Programação, Gestão, Redes, Projetos, Banco de Dados etc.). Se você tem pressa de entrar no mercado de trabalho sugiro um curso Tecnólogo, e especializações com cursos durante ou apos a Faculdade.
Qualquer duvida estou a disposicao. Desculpem os erros de português, realmente não gosto de acentuar principalmente uso de crase. Abraço

Em 6 de junho de 2016 13:00, Denis Dos Santos Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

aqui em brasília, um salario de um programador cobol esta em torno de 20mil e sobram vagas... "não acha", já é complicado achar um coboleiro e ainda mais que tenha algum conhecimento de mainframe, p. ex., z/OS.

em são paulo tem vagas [e não são poucas] de programadores pra sistemas financeiros e/ou meios de pagamentos...

por isso que falei, sempre vale a pena estudar, seja pra passar o tempo ou estar preparado pra uma oportunidade.

[...]

Yanka Santos
Olá Letícia ^-^
Eu estou cursando Sistemas, é um curso muito bom, dependendo do caminho que você queira seguir na área de TI.

Uma coisa que você vai se deparar muito no curso de Sistemas é com matemática, você vai ter uma boa base em administração, e programação. Não se assuste com lógica matemática, nem com tabela verdade e conversão pra binário.

[...]

Obrigada, Yanka!

Gosto muito de matemática!

Beijo

Livre de vírus. www.avast.com.

Em 9 de junho de 2016 16:05, Yanka Santos <[hidden email]> escreveu:
[...]

Roberto Ierusalimschy
> [...]
> escolher os cursos...estava determinado a fazer sistemas de
> informação...mas vc acha q o curso de ciências...no caso qm se forma

Por favor,

  vamos nos ater nessa lista a assuntos diretamente relacionados com a
linguagem Lua.

Obrigado,

-- Roberto