Gerar executavel de aplicações em lua

wederson cabral
Estou iniciando minha jornada em lua por esses tempos e estou gostando bastante de tudo que li até agora, porem tem uma certa coisa que esta me incomodando sobre a linguagem: a falta do executável. sei que parece bobo mas sempre que eu termino alguma aplicação, seja ela simples ou complexa, eu quero ter um arquivo onde so preciso dar 2 clicks pra ver a magica acontecer e após dias procurando eu não estou conseguindo alguma forma de fazer isso em lua oque esta me deixando bastante "tenso" @_@.

Se existe alguma forma de criar esse executável de uma aplicação escrita 100% em lua vocês poderiam me dizer como ? e caso não exista essa opção utilizando lua me avisem também c_c.

Grato desde já.

Re: Gerar executavel de aplicações em lua

luciano de souza-2
Uma vez que o incomoda, definitivamente não é algo bobo.
Imagino que você queira algo como o Py2exe do Python que apanha um
conjunto de bibliotecas e empacota tudo em um executável.
De fato, como você, os meus conhecimentos de Lua são pequeninos e, por
isso, não sei se tal existe.
De qualquer forma, pergunto: será que isso é mesmo importante? O Word,
o Excel, o o Firefox, enfim, todos os programas do Windows estão
cheios de componentes implementados em DLLs e isso não lhes diminui em
nada.
Ou o que lhe incomoda é o fato de distribuir para um colega e, ao
clicar sobre o arquivo Lua, não ser aberto o programa imediatamente
porque o sistema operacional não sabe qual o programa para manipular o
arquivo?
Se este fosse o caso, poderia ter um executável compilado em C ou
Pascal que chamasse o interpretador de Lua passando o script como
parâmetro. Ou então, de forma ainda mais simples, poderia ter um
arquivo bat que fizesse este trabalho.
Mas enfim, os colegas mais gabaritados no assunto hão de responder-lhe
sobre o empacotamento em executável.

--
Luciano de Souza

Re: Gerar executavel de aplicações em lua

wederson cabral
Fiz um programa em C que utiliza um system passando "lua nomedoprograma.lua" como parametro, coompilei e pronto tava la meu executavel. achei essa solução pouco elegante mas funciona, né. Obrigado por responder \õ.

 se alguem souber uma forma "natural" de criar esse executavel lua e puder me informar eu ficaria grato.

Em 12/09/16, wederson cabral<<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="AcBjnf9dAwAJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;">wederso...@gmail.com> escreveu:

--
Luciano de Souza

Re: Gerar executavel de aplicações em lua

Veja http://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/~lhf/ftp/lua/index.html#srlua

Re: Gerar executavel de aplicações em lua

Diego Nascimento
vc está usando linux ou windows? no linux eu coloco na primeira linha '#!/usr/bin/env lua" .. ou pode colocar o caminho do teu 'lua' ou 'luajit'.. aih no shell vai na pasta aonde está o arquivo e dá permissão de execução assim.. 'chmod +x <nome_arquivo.lua>' ... aih fica executável.. não deixa de ser script mas já executa.. e vc pode tbm tirar a extensão '.lua' se quiser.

se for no windows, vc tem que criar o arquivo, e clicar com botão direito nele, aih vc clica em "propriedades" e aonde diz 'abre com' vc clica no botão 'alterar', abre uma janelinha aih clica no botão "Procurar" e seleciona o arquivo executável do 'lua.exe' ou o  lua que vc instalou, assim quando clicar no arquivo ele executa igual um programa, abre um prompt.. o prompt vai acabar saindo rapido demais, vc pode colocar na última linha do teu script "os.executa("pause")" .. e aih ele vai executar, mostrar o prompt executando teu programa e aih quando vc clicar uma tecla ele vai sair do teu programa.

é isso que vc precisa?

Em 12 de setembro de 2016 21:58, Luiz Henrique de Figueiredo <[hidden email]> escreveu:
Veja http://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/~lhf/ftp/lua/index.html#srlua

Re: Gerar executavel de aplicações em lua

Rodrigo Baron
Tem o luastatic[1], o interessante é que ele faz o executável funcionar na maquina que não tem o lua instalado[2]. Mas basicamente ele gera um programa em C usando o seu fonte lua.

1 - https://github.com/ers35/luastatic
2 - http://lua.space/tools/build-a-standalone-executable