Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

12

Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

Daniel Henrique
Parece que não tem muitas comunidade no brasil e que não tem mais futuro a plataforma!
Como anda esse espaço do do corona sdk no brasil e lá fora?

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

Ícaro Pereira
Bom dia, Daniel

Aqui no Brasil há algumas empresas legais e grandes até. A que mais me vem a mente quando penso em desenvolvimento Corona SDK é a Tapps Games! Que sonho de trabalhar lá!
Mas se você quer mesmo ganhar experiência é aconselhável que continue estudando e fazendo até trabalhos solos! Eu trabalho com Corona, também, e me divirto muito!

Boa sorte!

Em 14 de fevereiro de 2016 10:35, Daniel Henrique <[hidden email]> escreveu:
[...]

Estou procurando materiais em PT-BR pra estudar mais não tem, e os que tem não explica muito!
to tentando me virar fazendo engenharia reversa nos exemplos que tem na internet kkkk...
Se tivesse alguma comunidade ativa pra compartilhar conhecimentos específicos do corona sdkseria muito bom e facilitária !!

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

Daniel Henrique
Vlw vou procurar!!

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

Leonardo Ivo Neves da Silva

Prezados,
Chamarei vocês a uma reflexão. Como pode uma linguagem de programação criada no Brasil ter pouca literatura em português? Faço essa pergunta, pois linguagens como PHP, Java, C++,C# etc, possuem mais literatura em português que o Lua e não foram criadas aqui. Como explicar isso? Sei que o inglês e lingua franca, mas uma linguagem de programação criada aqui deveria ter literatura em nosso idioma tanto quanto em inglês na mesma proporção. Bem, e isso.

Um abraço a todos,

Leonardo Ivo

Em 14/02/2016 12:52, "Daniel Henrique" <[hidden email]> escreveu:
Vlw vou procurar!!

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

Johann Forni
Eu achei que estava procurando errado, contudo, outras pessoas tambem
reclamam da falta de documentação em portugues. De qualquer forma
continuo procurando conteudo e estudando sempre que posssivel a respeito
de desenvolviemto. Bom estudo a todos.

Em 14-02-2016 13:42, Leonardo Ivo Neves da Silva escreveu:

> [...]

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

bem, venho acompanhando a linguagem Lua desde 2015.

como já programa em c, java e php - não senti muita falta de uma documentação em pt-br. acho que devido a sua aproximação com basic e javascript meio que facilita né...

em todo caso - programação de computadores - tirando aquele tal de 'portugol' - é 100% inglês, não tem pra onde correr.

a linguagem lua é BEM difundida! sua biblioteca apesar de "difusa" é BEM ampla.

uso em aplicações comerciais (adobe, ...), jogos (world of craft 3, angry birds, love2d, ...), aplicações de serviço de rede (ftp, www, ...) -> normalmente é usada de forma embarcada para reduzir o clico de 'recompilações/rebuilds', e até embarcada no kernel NetBSD.

o Livro do autor ajuda e muito - e tem edição em pt-br.

a maioria dos artigos feitos pela tec-graf, workshops, artigos dos autores é inglês - até porque normalmente isso é publicado, imagino que seja com fins acadêmicos, mestrado, doutorado, ....

Em domingo, 14 de fevereiro de 2016 10:35:27 UTC-3, Daniel Henrique escreveu:
[...]

Rogério A. Morais

Eu acredito que, ao menos, um inglês técnico seja fundamental para o profissional da área.

Deus nos abençoou com o Google Translator também.

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

Leonardo Ivo Neves da Silva

Prezados,
Em inglês tem que ser mesmo. O que não é compreensível é ver linguagens criadas fora do Brasil com farta literatura em nosso idioma e o Lua não. No caso do Lua corre o risco de ter mais literatura em outro idioma sem ser o inglês do que em português. Isso ocorre muito com muito material tecnico que tem em idiomas pouquissimo falado e nao tem portugues.

Em 14/02/2016 17:09, "Johann Forni" <[hidden email]> escreveu:
> [...]

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

Ulisses Piassa
[Quase OFF]

Bom galera, acompanhando a discussão aqui achei interessante pra caramba o tópico, principalmente sobre o idioma das documentações.

Particularmente, percebo que o Brasil começou a ter um background profissional na área da computação nas ultimas décadas. Os criadores de Lua participaram de uma época áurea da computação, na qual imagino que no Brasil as coisas eram bem diferentes. Imaginem como era criar, aqui no Brasil, uma linguagem de programação a 30 anos atrás sendo que não tinha sequer infra-estrutura para se ter um computador doméstico. Imaginem agora, além disso, ter que "peitar" tantas outras linguagens que já estavam amplamente difundidas, com projetos monstruosos já rodando até mesmo na web na época. Deve ter sido osso (mas ao mesmo tempo, divertido pacas).

Hoje já temos bem mais acesso e infra estrutura. MAS, mesmo assim, percebam: Aqui a computação não é tão trabalhada no ensino médio, por exemplo - principalmente se for público - realidade que é completamente diferente em países desenvolvidos como os EUA. Lá as crianças já tem programação na escola, tipo educação física.

Trinta anos depois, o investimento do próprio governo para desenvolvimento da área não parece ser muito. Talvez deva existir programas governamentais por aí, mas aqui em minha cidade não conheço nenhum.

Se formos levar em conta o tanto que o país investe em formação profissional, em infra estrutura, pesquisa e etc na área da computação, e compararmos Brasil e Estados Unidos por exemplo, vamos perceber melhor o motivo de Lua ter sido bem mais valorizado lá fora do que aqui dentro, principalmente com o fundo histórico da linguagem. Enquanto o Brasil ainda estava "saindo da casca" no que diz respeito ao acesso do público à computação, Lua já estava sendo difundida lá fora. E isso é uma puta de uma conquista para o país.

O que vejo em Lua, bem como no trabalho de tantos profissionais (como nós) e pesquisadores excelentes que temos no cenário nacional, e que "sambam" pra ter que concluir suas pesquisas e desenvolver seus projetos, seja valorizado e usado por nós como verdadeiras referências de background na construção da história da computação no Brasil.

concordo com alguns pontos já colocados... 1) Inglês é linguagem universal, e quase 100% da programação está baseado nessa língua; 2) Lua tem documentação em português, principalmente agora; 3) Bora estudar Lua, por que se queremos que o que vem daqui de dentro seja valorizado, vamos começar nós próprios a valorizar.

Bora estudarmos cada vez mais e acrescentarmos nessa difusão e documentação Lua em PT-BR, pra fazer com que elas virem traduções! ;)

Uma ótima semana a todos!

[]'s

Em 14/02/2016, às 21:41, Leonardo Ivo Neves da Silva <[hidden email]> escreveu:

> [...]

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

é bem por aí mesmo...

as caracteristicas da linguagem Lua - não encaixam bem no quase padrão de mercado nacional - que é normalmente delphi, java, c#, vb e sim clipper (tem mta coisa nisso ainda)

a maioria das soluções que vejo usando lua quase 90% é feito em C, um pouco de C++/Lua, Java/Lua, Python/Lua, Go/Lua.

eu só comecei a usar lua dada as necessidades de implementar um app em C usando "plugins" e algumas coisas que dava pra "scriptar" - depois de um certo tempo, comecei a usar embarcada e com vários bindings.

e vamos ser sinceros, o sistema de 'modulos, pacotes e tal' é bem problemático -  eu que o diga - já que no ambiente que uso não posso usar luarocks ou algo do tipo.

quanto a valorização da linguagem, acho que não é bem assim, o 'padrao de mercado nacional' das aplicações comerciais não usam, as vezes, porque não conhece mesmo.

como o ponta-pé inicial a linguagem Lua é o livro do autor o restante vai se desenvolvendo...

[...]

e aproveitando o gancho:
quais iniciativas seriam positivas para ajudar a difundir a linguagem Lua no nosso país?
- livros ?
- cursos ?
- tutoriais ?
- video-aulas ?

[...]

Acho que todos...

Mas as vídeo-aulas seriam provavelmente mais difundidas. Principalmente se fizermos video-aulas mostrando as características peculiares de Lua.

Eu até pensei em fazer algo, porém ainda estou aprendendo a linguagem. Ainda não sei definir bem uma linha de "por onde começar" e "onde finalizar"... E tenho medo de falar coisa errada nos vídeos.

Mas ainda tenho isso em mente!

[...]

Também estava pensando em fazer um site com pequenos tutoriais, videos sla, mas ainda nem sei muita coisa da linguagem ! Talvez daqui uns 2 meses  comece a fazer isso! só tenho que aprender um pouco mais.
Vou comprar o livro!

Re: Gente como está o mercado de trabalho de desenvolvimento de games no corona sdk ?

as vezes pode rolar um repositorio no github - ja que tem a possibilidade de adicionar wiki e paginas

[...]

  Sei pouco de Lua, mas o que eu puder ajudar até mesmo pra eu aprender também, eu farei.