Evento sobre LUA no Brasil

Evandro Leopoldino Gonçalves
Falai gurizada.

Tava trocando um papo com a Etiene sobre como seria legal termos um evento anual de Lua acontecendo no Brasil.
A linguagem tem um potencial incrível, mas falta divulgação, faltam ferramentas e coisas legais vindo da comunidade (comparando com outras linguagens mais populares).

Esse ano to ajudando a organizar a Front In POA aqui em POA.
E eu adoraria contribuir pra ter algum evento legal de Lua também.

O que que voces acham da ideia?
Quem se animaria em tocar a ideia comigo? A Etiene eu acho que já tá dentro =P

[]

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Felipe Mamud
Fala aí Evandro, tudo bom?

A ideia muito boa e ajudaria a organizar. =D

O único evento "oficial" que conheço, é o Lua Workshop que é sediado em Stockholm, Suécia. Creio que seja importante perguntarmos para os criados da linguagem, Roberto Ierusalimschy e Luiz Henrique de Figueiredo que são bem ativos aqui no forúm, o que eles acham e o que sugerem. Em uma pesquisa rápida, descobri que existe um Meetup sobre Corona-SDK em Belo Horizonte, Brasil. (Neste link a lista de todos meetups sobre Lua e nesse outro links todos outros Lua User Groups)

Falo aqui de São Paulo e não encontrei nada referente a um Lua User Group a nível nacional. Eu topo ajudar a criar um LUG (Lua user group) com objetivo de evento como mencionado.

[]s
Felipe Mamud

Em segunda-feira, 23 de novembro de 2015 13:44:24 UTC-2, Evandro Leopoldino Gonçalves escreveu:
[...]

Igor Leroy
Eu acho interessante demais a ideia e gostaria de ajudar. Realmente falta um apelo nacional pra consolidar uma comunidade.

Sobre meetup de Corona, até participo dele aqui em BH mas não fez nenhum barulho ainda.

[...]

-- Igor P. Leroy

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Bruno S. Drago
Opa!

> [...]
> nível nacional. Eu topo ajudar a criar um LUG (Lua user group) com objetivo

Um meetup é a unica coisa que imagino que possa ter algum sucesso, sem dar
com os burros nagua. Eu fiz 2 de Corona aqui em SP, e não fiz mais, pq
pessoas nao vem, esperam coisas que sao surreais, e acaba morrendo a ideia.

Faça um e dê um dane-se e seja modesto nas expectativas. Nao espere nada
nacional pq a primeira discussao e desistencia será na grande discussao que
vem logo apos o "tamo junto": ONDE será feito ?

E a proposta do "onde estiver a maioria" nem sempre bate com "onde o cara
que vai fazer as coisas estiver" e isso da pano pra manga. ALem de que,
sempre tem o cara "importante" que vale 500 usuarios, se for em algum lugar
que ele nao possa ir por tempo, dinhiro, ou outra coisa, ferrou o encontro
inteiro. E todo mundo nao vai onde ele esta tambem. Arrumar essa logistica
é a coisa mais dificil de um evento....

Se vc sobreviver a 5 encontros pontuais, em qq lugar, pensa em fazer algo
maior.

E minha sugestão desde já é que esses encontros produzam algo. Um artigo
que seja para colocar em algum lugar relevante que nao seja o site do
evento ou o pessoal.

Voce so coloca alguma coisa no mapa (e nao estou dizendo que Lua nao esta),
no caso, o seu evento, se ele mostrar vida e as pessoas saberem que ele
existe e tem vida inteligente. Se for para ver/ouvir bobagem, ninguem sai
de casa.

Sao meus 2 cents depois de organizar varios encontros de usuarios...

Abs,
bruno

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Roberto Ierusalimschy
> [...]
> Ierusalimschy e Luiz Henrique de Figueiredo que são bem ativos aqui no
> forúm, o que eles acham e o que sugerem.

O Lua workshop não é sediado em Stockholm. Ele é sediado em diferentes
cidades/países, em parte buscando variedade e principalmente
disponibilidade de organizadores. Este ano foi na Suécia porque a King
ofereceu a organização. Ano passado foi em Moscou. Em 2009 foi no Rio.

Eu não sei se Lua tem público para mais um evento. Se vocês
organizarem um, certamente vou participar do evento. A pesquisa da
Etiene é uma boa idéia, mas é bom lerem os resultados com olhos
críticos. Sou meio (ou bem :-) pessimista com essas coisas, mas minha
experiência é que na hora de falar todo mundo é a favor, mas na hora
de fazer (colaborar ou apenas *ir* ao evento), os números são bem
diferentes.

-- Roberto

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Luiz Henrique de Figueiredo
Eu apoio qualquer iniciativa de divulgar Lua no Brasil.

Eu participarei de qualquer evento Lua no Rio e de eventos no Brasil
dependendo da época, mas não posso assumir a organização de eventos.

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Leonardo Ivo Neves da Silva

Prezados,
Eu tambem participaria. Sobretudo no Rio, que foi o berço da linguagem. Tenho uma sugestão a fazer, por que não divulgar o Lua em universidades e nos dojos?
Att,

Leonardo Ivo
Em 24/11/2015 13:23, "Luiz Henrique de Figueiredo" <[hidden email]> escreveu:

> [...]

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Bruno S. Drago
> Eu não sei se Lua tem público para mais um evento.

Eu acho que sempre da, so tem que ser realista com o que é sucesso e
ajustar expectativas.

Eu tenho um amigo que é Professor Doutor na USP e realizou ano passado um
evento de Matematica aplicada a sistemas dinamicos.

O evento **FOI** um sucesso, pq as 14 pessoas que trabalham na area (de
forma seria) no mundo, vieram a SP e teve 22 pessoas o evento, contando alunos.

Se vc nao atrelar publico ao sucesso do evento, e acho que Lua esta longe
de ter um publico pequeno desse jeito, pode vingar.

Por isso eu falei no meu e-mail que desde o inicio, que o encontro tem que
ter um proposito e principalmente gerar algum tipo de produto, que seja um
paper ou apresentação dos mesmos.

Senao, nao gera repercussão. Um enoctro so por se encontrar, melhor
combinarmos uma cerveja onde Lua pode ser um dos asunto, junto com Dilma,
Alckimin (em SP), futebol, etc...

E em tempo, as 14 pessoas é quase 100% dos estudiosos da area em
Matematica..rsrsrs

Abs,
Bruno

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Diego Nascimento
eu acho uma boa... um evento próprio da linguagem, convidar pessoal de
outras comunidades, outras linguagens, fazer um trabalho bom para que
mais gente adotem a mesma.. poderiam gravar as palestras e distribuir
os slides depois.. quanto mais material sobre lua no idioma português,
maior vai ser a adoção da mesma.

Em 28 de novembro de 2015 13:02, Bruno S. Drago <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>

> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lua BR" dos

Arion
legal muito bom.

e o local desse evento ?
Sp, Floripa ?
Curitiba ?

Em 28 de novembro de 2015 14:11, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

eugutierri
Só uma pergunta. Temos uma página dedicada a comunidade brasileira? Algo como a Python-Brasil.
Eu não encontrei nada fora o site oficial da linguagem e este grupo :)
On Nov 29 2015, at 4:20 pm, Arion Deno <[hidden email]> wrote:

> [...]

> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

Letícia S.
Muito boa a ideia de um Evento Lua! Adoraria participar!

Mas gostaria que fosse na cidade de São Paulo.

:)

Em 23 de novembro de 2015 13:43, Evandro Leopoldino Gonçalves <[hidden email]> escreveu:
[...]

Dudda Wolf
Ressuscitando a ideia aqui!
Eu faço parte de um grupo de Python e apoio um Grupo Nacional de Lua...
A gente pode tentar fazer uma reunião e depois organizar por regiões do Brasil.
Sei que no início é sofrível a participação, mas todos os outros grupos de programação já passaram por isso...
Vamos arregaçar as mangas e botar Lua em órbita??

Cordialmente,

Jorge Eduardo
Grupo de Lua no Telegram:
https://telegram.me/luabrasil

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Luiz Henrique de Figueiredo
Em 2016 tivemos a LuaConf: http://luaconf.com .
Fique de olho em LuaConf 2017, que imagino será anunciada aqui.

Re: Evento sobre LUA no Brasil

Dudda Wolf
Maneiríssimo!
Eu desconhecia esse evento de Lua aqui no Brasil.
Vou ficar de olho!

Grato,

Jorge Eduardo