Estrutura LUA

Sansão Simonton
Boa noite galera.

A estrutura LUA se assemelha a alguma outra linguagem?

Estou começando nesta linguagem e gostaria de saber se alguém poderia me passar/indicar algum material que poderia me dar uma ajuda neste ponta pé inicial

Já fiz algumas brincadeiras, mas gostaria de mais detalhes com exemplos de como usar os comandos, funções e argumentos.

Desde já agradeço a atenção e ajuda.

Re: Estrutura LUA

Denis Dos Santos Silva
A linguagem Lua parece Javascript e Basic.

Livro de um dos autores da linguagem: http://www.grupogen.com.br/programando-em-lua?
Manual: http://www.lua.org/manual/5.3/
Link com documentação em pt-BR: http://www.lua.org/portugues.html
Interpretador online: http://www.lua.org/demo.html
Há tutoriais no Youtube em Inglês e Português .

Em terça-feira, 12 de abril de 2016 18:30:34 UTC-3, Sansão Simonton escreveu:
[...]

Jhonathan Paulo Banczek
Olá,
eu acredito que não existe melhor lugar pra entender tudo sobre Lua do que na referência oficial,
é um documento bem escrito e que abrange a linguagem no seu todo.
Lua é uma linguagem extremamente pequena e simples, porém, poderosa.
Pra uma rápida visão sobre, veja essa apresentação: https://speakerdeck.com/jhoonb/introducao-a-linguagem-de-programacao-lua-modulo-1

Acredito que se já conhece outra linguagem ou lógica de programação, aprender Lua não demore mais que 1 semana.

Em 12 de abril de 2016 18:24, Sansão Simonton <[hidden email]> escreveu:
[...]

Atenciosamente
Jhonathan Paulo Banczek

___________________________________

Re: Estrutura LUA

Usei dois tutoriais para aprender como se escrevia em lua.

http://stevedonovan.github.io/lua-cookbook/
http://www.luafaq.org/

além da documentação oficial como referência.

Para leitura de código costumava ler os códigos do 'luarocks'..
https://github.com/keplerproject/luarocks .. é um hábito interessante,
dá um bom impulso na qualidade de nosso código.

Abraço

Re: Estrutura LUA

Ulisses Piassa
Sempre aprendendo mais e mais. Agradeço pelas indicações também galera, algumas eu ainda não conhecia. Estou tentando subir um nível na programação, ainda sou bastante novato.

Sansão, bem vindo a Lua. Como o pessoal disse, é uma linguagem rápida de aprender, e você vai ver o quanto ela é flexível e poderosa.

Indico também o livro "Programming in Lua - 3rd Edition", de um dos criadores da linguagem (que nos lê aqui) Roberto Ierusalimschy. A primeira edição do livro você pode encontrar aqui:

No entanto, a terceira edição só impressa por enquanto. Recomendo muito este livro se quiser aprender e entender a estrutura da linguagem com exemplos e mais a fundo. A versão impressa é esta:

[]'s!