Escolha de um framework

luciano de souza-2
Caros,

Noutros tempos, tentei aprender desenvolvimento web com Lua. A
programação em si não parecia tão complicada, mas perdi-me em um mar
de configurações e não consegui sequer rodar um "hello world".

Mas nada como voltar com mais tranquilidade, com mais paciência para
algo que deu errado, não é mesmo? Assim, pergunto-lhes:
1. Qual seria o framework MVC mais utilizado? Com melhor referência?
Aquele para o qual encontraria maior suporte da comunidade?
2. Conseguiria rodá-lo sem um servidor apartado como Apache, isto é,
utilizando um servidor embutido como parte de Lua?

--
Luciano de Souza

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Escolha de um framework

Denis Dos Santos Silva
Bem, esse site tem algumas implementações/alternativas  http://moonstalk.org/Alternatives

Sailor - a web MVC framework in Lua, Etiene Dalcol: Lua Workshop 2014 day 2 talk 4
https://www.youtube.com/watch?v=igkEr8dw9Lk

Apache tem um modulo: mod_lua
http://httpd.apache.org/docs/trunk/mod/mod_lua.html

MVC apesar de antigo, remonta a época do smalltalk, é algo pouco "suportado", normalmente, requerer ambientes complexos.

Em quinta-feira, 24 de setembro de 2015 23:00:47 UTC-3, Luciano de Souza escreveu:
[...]

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Escolha de um framework

Leonardo Ivo Neves da Silva
Prezados,
  Tem esse aqui também: http://leafo.net/lapis/ A propósito, o que vocês acham dele?

Atenciosamente,

Leonardo Ivo

Em 25 de setembro de 2015 10:18, Denis Dos Santos Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

Se MVC não é a melhor opção, então, deixemos o MvC para lá.

Gostaria que fosse um framework bastante utilizado, pois tem
comunidade e documentação mais consolidadas e estão menos sujeitos a
alterações. Este é o critério 1.

Também gostaria que fosse fácil de configurar. Andei a olhar o orbit.
Simpatizei-me muito com ele. Mas não entendi como o colocaria a rodar
pela primeira vez.

Tudo o que li parecia supor que sei configurar o servidor web, o que
não é verdade.

Se fosse possível fazer tudo com "sudo apt-get", seria muito bom.

NO passado, cheguei a perguntar sobre este assunto. Pensando um pouco
melhor, acho que cheguei inclusive a conseguir configurar. O problema
é que, neste meio tempo, reformularam a página do google Groups e,
como utilizo leitor de telas, sou cego, então, não mais consegui
achar.

Se for possível obter tudo com "sudo luarocks install", tudo bem. Se
precisar de um "sudo make && make install", tudo bem. O problema é
quando vai muito além disso.

Se fosse algo simples como configurar o documentroot e a porta, então,
estaria muito feliz.

Mas digam-me. Sob estes dois pontos de vista: o da facilidade de
instalação e da facilidade de uso, o Orbit seria uma boa opção?

Gostei muito de orbit.model. Esse negócio de abstrair todo o SQL para
uma tabela Lua é muito bom, além de ser muito elegante.

--
Luciano de Souza

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Escolha de um framework

Bem, vamos lá - para fins de testes ...

1. baixe o  servidor wamp
site -> http://www.wampserver.com/en/
link download -> http://sourceforge.net/projects/wampserver/files/WampServer%202/Wampserver%202.5/wampserver2.5-Apache-2.4.9-Mysql-5.6.17-php5.5.12-32b.exe/download

após instalar, faça as seguintes alterações no httpd.conf
(normalmente fica em C:\wamp\bin\apache\apache2.4.9\conf )

procure e mude a linha abaixo para ativar o mod_lua
#LoadModule lua_module modules/mod_lua.so
para
LoadModule lua_module modules/mod_lua.so

adicione a linha abaixo, pode ser no final do arquivo #
<Files "*.lua">
    SetHandler lua-script
</Files>

inicie o wamp e reinicie (restart all services)

2. crie um arquivo parecido com esse
LINK ORIGINAL: http://httpd.apache.org/docs/2.4/mod/mod_lua.html
require "string"

--[[
     This is the default method name for Lua handlers, see the optional
     function-name in the LuaMapHandler directive to choose a different
     entry point.
--]]
function handle(r)
    r.content_type = "text/plain"

    if r.method == 'GET' then
        r:puts("Hello Lua World!\n")
        for k, v in pairs( r:parseargs() ) do
            r:puts( string.format("%s: %s\n", k, v) )
        end
    elseif r.method == 'POST' then
        r:puts("Hello Lua World!\n")
        for k, v in pairs( r:parsebody() ) do
            r:puts( string.format("%s: %s\n", k, v) )
        end
    elseif r.method == 'PUT' then
-- use our own Error contents
        r:puts("Unsupported HTTP method " .. r.method)
        r.status = 405
        return apache2.OK
    else
-- use the ErrorDocument
        return 501
    end
    return apache2.OK
end

salve em c:\wamp\www\ex1.lua

acesse o via http://localhost/ex1.lua ( no meu caso )

já é um passo para testar e quando tiver mais confiante, passe para o linux...

boa sorte. espero poder ter ajudado.

[...]

Na verdade, já me encontro no Linux! E por isso mesmo, não baixei o
Wamp. Fiz simplesmente "sudo apt-get install apache2".

O estranho é que não encontrei o arquivo httpd.conf. O mais próximo
foi apache2.conf, cujo conteúdo envio anexo.

Dei um localizar para encontrar a linha que mencionou, mas não
consegui encontrá-la.

O conteúdo de /etc/apache2 é o seguinte:

ports.conf
magic
envvars
apache2.conf

sites-enabled:
000-default.conf

sites-available:
default-ssl.conf
000-default.conf

mods-enabled:
status.load
status.conf
setenvif.load
setenvif.conf
php5.load
php5.conf
negotiation.load
negotiation.conf
mpm_prefork.load
mpm_prefork.conf
mime.load
mime.conf
filter.load
env.load
dir.load
dir.conf
deflate.load
deflate.conf
autoindex.load
autoindex.conf
authz_user.load
authz_host.load
authz_core.load
authn_file.load
authn_core.load
auth_basic.load
alias.load
alias.conf
access_compat.load

mods-available:
xml2enc.load
vhost_alias.load
usertrack.load
userdir.load
userdir.conf
unique_id.load
suexec.load
substitute.load
status.load
status.conf
ssl.load
ssl.conf
speling.load
socache_shmcb.load
socache_memcache.load
socache_dbm.load
slotmem_shm.load
slotmem_plain.load
setenvif.load
setenvif.conf
session.load
session_dbd.load
session_crypto.load
session_cookie.load
sed.load
rewrite.load
request.load
reqtimeout.load
reqtimeout.conf
remoteip.load
reflector.load
ratelimit.load
proxy_wstunnel.load
proxy_scgi.load
proxy.load
proxy_http.load
proxy_html.load
proxy_ftp.load
proxy_ftp.conf
proxy_fdpass.load
proxy_fcgi.load
proxy_express.load
proxy_connect.load
proxy.conf
proxy_balancer.load
proxy_balancer.conf
proxy_ajp.load
php5.load
php5.conf
negotiation.load
negotiation.conf
mpm_worker.load
mpm_worker.conf
mpm_prefork.load
mpm_prefork.conf
mpm_event.load
mpm_event.conf
mime_magic.load
mime_magic.conf
mime.load
mime.conf
macro.load
lua.load
log_forensic.load
log_debug.load
ldap.load
ldap.conf
lbmethod_heartbeat.load
lbmethod_bytraffic.load
lbmethod_byrequests.load
lbmethod_bybusyness.load
info.load
info.conf
include.load
heartmonitor.load
heartbeat.load
headers.load
filter.load
file_cache.load
ext_filter.load
expires.load
env.load
echo.load
dump_io.load
dir.load
dir.conf
dialup.load
deflate.load
deflate.conf
dbd.load
dav_lock.load
dav.load
dav_fs.load
dav_fs.conf
data.load
charset_lite.load
cgi.load
cgid.load
cgid.conf
cache_socache.load
cache.load
cache_disk.load
cache_disk.conf
buffer.load
autoindex.load
autoindex.conf
authz_user.load
authz_owner.load
authz_host.load
authz_groupfile.load
authz_dbm.load
authz_dbd.load
authz_core.load
authnz_ldap.load
authn_socache.load
authn_file.load
authn_dbm.load
authn_dbd.load
authn_core.load
authn_anon.load
auth_form.load
auth_digest.load
auth_basic.load
asis.load
allowmethods.load
alias.load
alias.conf
actions.load
actions.conf
access_compat.load

conf-enabled:
serve-cgi-bin.conf
security.conf
other-vhosts-access-log.conf
localized-error-pages.conf
charset.conf

conf-available:

apache2.conf (9K) Download Attachment

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Escolha de um framework

Breno Ramalho Lemes-2
Eu advogo o uso do haserl: http://haserl.sourceforge.net/

Eu uso o lighttpd, não sei usar o apache.

# apt-get install lighttpd haserl

Edite o arquivo /etc/lighttpd.conf, encontre server.modules = e
certifique-se de que "mod_cgi" está na lista. Acrescente cgi.assign =
(".lua" => ""), opcionalmente também pode incluir em index-file.names o
"index.lua".

No entanto, haserl não é um framework popular, se é que chega a ser um
framework. Segue um hello world:

#!/usr/bin/haserl --shell=lua

Hello Lua <%= _VERSION %>!<br>
<ul>
<% for i = 1,10 do %> <li><%= i %> <% end %>
</ul>

http://www.br-lemes.net

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Escolha de um framework

luciano de souza-2
Não consegui com o Apache, mas com o Lighttpd funcionou. A minha
dúvida é  se o Lighttpd é um servidor normal e, se portanto, posso
utilizar Orbit, CGILua ou qualquer framework. Muito obrigado,
Leonardo!

Denis, com este sucesso inicial, vou suspender a experiência com o
Apache, mas muito obrigado pela simpatia e atenção!

Em 26/09/15, Breno Ramalho Lemes<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lua BR" dos

Confundi nomes, agradeci aos colegas, exceto ao Breno, que me indicou
o bom Lighttpd!

Ainda estou bastante confuso. Em um exemplo em que se escrevia tudo
manualmente, obtive êxito. De fato, obtive um "hello world".

Como a documentação do Lighttpd falava em cgi, com Luarocks, instalei o cgilua.

Baixei uma pasta de exemplos do cgilua e transferi-a inteiramente para
/var/www. Com um sudo chmod 777 -R /var/www, garanti que todos
tivessem o máximo de permissões.

Então, chamei test.lp, que vai anexo, com a url
http://localhost:3000/test.lp. Ao invés de exibir o seu conteúdo, o
servidor convidou-me a baixar o arquivo. Não entendo o que sucede.

Por isso, envio também o arquivo de configuração do servidor.

Confesso que não me entusiasmei muito com coisas como
cgilua.htmlheader. É muito baixo nível. Como disse, gostei do Orbit,
mas segundo li, é wscgi e não cgi e, portanto, deve haver a
necessidade de configurar o Lighttpd de algum outro modo.

Enfim, por enquanto, fui capaz de rodar uma página estática sem o uso
de frameworks.

--
Luciano de Souza

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

test.lp (632 bytes) Download Attachment
lighttpd.conf (1K) Download Attachment

Re: Escolha de um framework

Fernando Paredes García
Oi luciano, eu estou desemvolvendo Ophal.org com Lua e Javascript. Si
voce ter docker, a instalaçao de Ophal é muito facil:

https://hub.docker.com/r/develcuy/dev-ophal/

Estou no #lua-support e #lua-es na IRC si voce precisar ajuda.

--
Fernando Paredes García

https://duckduckgo.com/?q=develcuy

** Before printing  this message, please consider your commitment with
the environment
** Antes de imprimir este mensaje  piensa en tu compromiso con el medio
ambiente

On 26/09/15 02:42, luciano de souza wrote:

> [...]
>
> Denis, com este sucesso inicial, vou suspender a experiência com o
> Apache, mas muito obrigado pela simpatia e atenção!

Luciano,

Eu sugeri o lighttpd e o haserl. Chegou a instalar o haserl? O haserl é
similar ao cgilua, porém eu acho mais simples e elegante.

Mas creio que o test.lp vai funcionar. Basta renomear para test.lua ou
modificar o lighttpd.conf para o seguinte:

cgi.assign = (".lp" => "")

Essa linha faz a associação entre a extensão do arquivo e a execução do
arquivo como script.

--
Breno Ramalho Lemes
http://www.br-lemes.net