Quantcast

Erro utilizar IUP

wederson cabral
Boa tarde!

Estou tendo problemas em utilizar IUP.

Eu baixei as "binaries" da versão 3.21 do IUP e estou tentando executar um exemplo em LUA que chama uma janela simples com uma mensagem, se o código abaixo.

require("src/iuplua")

iup.Message("Hello World 1","Hello World from iup")

O problema vem na hora de executar o exemplo, eu usando o compilador luac.exe e tanando executar com o lua.exe(ambos na versão 5.1), através dos seguintes comando executados na mesma ordem em que aqui estão:

luac Exemplo.lua

lua luac.out

Porem sempre me deparo com o seguinte erro:

lua: Main.lua:1: module 'src/iuplua' not found:
        no field package.preload['src/iuplua']
        no file '.\src/iuplua.lua'
        no file 'D:\Trabalhos\teste com LUA\teste com IUP\lua\src\iuplua.lua'
        no file 'D:\Trabalhos\teste com LUA\teste com IUP\lua\src\iuplua\init.lua'
        no file 'D:\Trabalhos\teste com LUA\teste com IUP\src\iuplua.lua'
        no file 'D:\Trabalhos\teste com LUA\teste com IUP\src\iuplua\init.lua'
        no file '.\src/iuplua.dll'
        no file 'D:\Trabalhos\teste com LUA\teste com IUP\src\iuplua.dll'
        no file 'D:\Trabalhos\teste com LUA\teste com IUP\loadall.dll'
stack traceback:
        [C]: in function 'require'
        Main.lua:1: in main chunk
        [C]: ?

Imaginei que o erro fosse pela falta dessa tal "iuplua.dll" mas realmente o arquivo não se encontra na pasta que eu baixei, nem nas pastas das outras versões, então acho que não era pra estar mesmo.. já tentei mudar o "require" para apontar para alguma outra dll, tentei todas que tinham na pasta, uma a uma, e nada de funcionar. realmente já não sei mais o que fazer.

Estou tentando executar o código no Windows 10 64-bits, compilei as fontes do LUA 5.1 nesse mesmo computador utilizando o minGW, os arquivos do IUP baixei já pré-compilados pois não entendi muito bem como fazia para compilar os sources dele, mas no site onde baixei dizia que essas binaries foram compiladas também com o minGW.

Re: Erro utilizar IUP

Tomas Guisasola Gorham
Oi Wederson

Acho que você tem que rodar o próprio IUPLua para interpretar o seu
script (pelo menos era assim antigamente :-).  Não veio um executável
dele junto dos binários que você baixou?

Abraço,
Tomás

On 2017-05-17 15:51, wederson cabral wrote:

> [...]
> dos Grupos do Google.
>  Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails
> dele, envie um e-mail para [hidden email].

Re: Erro utilizar IUP

wederson cabral
​Boa tarde!

Primeiramente obrigado por responder!

Realmente não veio nenhum executável na pasta que eu baixei. dei uma pesquisada e também não consigo achar esse tal "IUPLua", desculpe o incomodo mas saberia me dizer onde posso ter mais informações sobre?​

Re: Erro utilizar IUP

Antonio Scuri
  Olá Wederson,

  Existem dois caminhos mais fáceis, além de vários outros de baixo nível.

  O primeiro é fazer o que voce fez, usar o binário de Lua de algum lugar conhecido, por exemplo Lua Binaries. E IUP pre-compilado. Note que voce deve baixar os pacotes de DLL do IUP e não as libs estáticas. Só que são dois pacotes o do IUP e do binding para Lua (chamamos de IupLua como o Tomás mencionou). Por exemplo: iup-3.21_Win32_dllw4_lib.zip e iup-3.21-Lua51_Win32_dllw4_lib.zip. Colocando tudo na pasta do Lua.exe deve funcionar sem problemas.

  A outra opção simples é usar um pacote do IUP que contém tudo junto, inclusive os executáveis de Lua. Seria o iup-3.21-Lua51_Win32_bin.zip. Neste pacote inclui também um executável com uma interface gráfica simples para executar scripts Lua.

Atenciosamente,
Antonio Scuri

[...]

Agora sim esta funcionando perfeitamente, muito obrigado pela resposta !

Em quarta-feira, 17 de maio de 2017 16:19:38 UTC-3, Antonio Scuri escreveu:
[...]

2017-05-17 15:51 GMT-03:00 wederson cabral <<a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="dPmoo528AQAJ">wederso...@...>:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="dPmoo528AQAJ">lua-br+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/group/lua-br.
Para mais opções, acesse <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/d/optout.