Erro em compilação de CD da tecgraf

Diego Nascimento
Boa noite,

Estou com um problema para compilar o CD da tecgraf.. estou tentando usar o iup no ubuntu 14.04 e estou com problema, baixei LuaDist e tentei instalar pelo comando (luadist install iup), mas da erro na biblioteca CD, o erro segue abaixo:

Building C object CMakeFiles/pdflib.dir/src/pdflib/font/ft_hostfont.c.o
[ 59%] Building C object CMakeFiles/pdflib.dir/src/pdflib/font/ft_type1.c.o
[ 60%] [ 60%] Building C object CMakeFiles/pdflib.dir/src/pdflib/font/ft_truetype.c.o
Building C object CMakeFiles/pdflib.dir/src/pdflib/font/ft_font.c.o
Linking C static library libpdflib.a
[ 60%] Built target pdflib
make: ** [all] Erro 2
Error building with CMake in directory '/home/diego/LuaDist/tmp/cd-5.5-CMake-build'

dei o cmake dentro do diretório do cd, no tmp do luadist e a saida foi a seguinte:

DIST_DEPENDS:
-- Some or all of the gtk libraries were not found. (missing:  GTK2_GLIBCONFIG_INCLUDE_DIR GTK2_GDKCONFIG_INCLUDE_DIR)
-- Could NOT find GDIPLUS (missing:  GDIPLUS_INCLUDE_DIR)
-- Xrender & Xt found.
-- Configuring done
-- Generating done
-- Build files have been written to: /home/diego/LuaDist/tmp/cd-5.5-CMake-build

Não sei como configurar manualmente o GTK2_GLIBCONFIG_INCLUDE_DIR e GTK2_GDKCONFIG_INCLUDE_DIR, se alguém puder me ajudar.. eu estou perdidinho aqui com esse erro.

Grato desde já,
Diego

Re: Erro em compilação de CD da tecgraf

Denis Dos Santos Silva
Diego acho que está faltando os arquivode de desenvolviemnto do GTK

eu não ubuntu mas imagino que deve ajudar os comandos

# vai listar todos os pacotes que tem GTK + filtrar os que começam com libgtk (reduzir a lista)
sudo apt-cache search gtk | grep ^libgtk

# instalar
sudo apt-get install <nome do pacote>

# exemplo

# atualiza a lista de pacotes
sudo apt-get update

# atualiza o sistema (opcional)
sudo apt-get upgrade

# instala as bibliotecas do sistema gnome
sudo apt-get install build-essential gnome-devel

# instala somente os arquivo de desenvolvimento da libgtk2
sudo apt-get install libgtk2.0-dev

Em sábado, 20 de fevereiro de 2016 21:30:43 UTC-3, Diego Nascimento escreveu:
[...]

Olá Denis,

Ja tentei de todos os jeitos, tenho todas as dependências instaladas,
ja fiz compilando, ja usei as libs compiladas que tem no site.. eu
jogo para a pasta /usr/lib/lua/5.1.. mas tipo, funciona chamar
'iuplua' mas não funciona 'iupluacontrols' .. sendo que o arquivo .so
ta la, o .a ta la.. plots não funciona tbm, alguns funcionam e outros
não.. =/ ta uma luta aqui.

Att,

Em 21 de fevereiro de 2016 07:27, Denis Dos Santos Silva
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>>

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

O erro que costuma acontecer é esse, ele acontece para algumas
bibliotecas de lua,

libiupweb.so: Não é possivel abrir arquivo de objetos compartilhado:
Arquivo ou diretório não encontrado

./libiuplua_plot53.so: undefined symbol: luaopen_libiuplua_plot53

Ja consigo usar o iup, muita coisa ja funciona, so tem alguns que dá
esse erro, eu quero usar o plot e não consigo, tem algo a se fazer, o
que são os objetos compartilhados? E por que costuma dar esse erro de
undefined symbol?

Em 21 de fevereiro de 2016 09:07, Diego Nascimento
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> 'iuplua' mas não funciona 'iupluacontrols' .. sendo que o arquivo .so
> ta la, o .a ta la.. plots não funciona tbm, alguns funcionam e outros

Helder Henrique
Pessoal, como faz para sair deste grupo?

<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>>

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Helder, envie um e-mail para --->  [hidden email]

Automaticamente você sairá do grupo.

Em 21 de fevereiro de 2016 11:31, Helder Henrique
<[hidden email]> escreveu:

> Pessoal, como faz para sair deste grupo?

Diego,
copia o resultado da compilação OU um print da tela.

verifique se os pacotes estao instalados
dpkg -l | grep gtk

voce está usando o Lua 5.1.5 ?
lua -l
Lua 5.1.5  Copyright (C) 1994-2012 Lua.org, PUC-Rio

[...]

Antonio Scuri
  Olá Diego,

  Quando fazemos require"iuplua", primeiro ele procura pela biblioteca dinâmica correspondente e segundo ele procura por uma função dentro dessa biblioteca, depois de carrega-la.

  Só que as bibliotecas possuem dependencias entre si. Por exemplo, ao fazer require"iuplua", Lua procura por uma série de nomes, e no caso vai encontrar a "libiuplua53.so", essa biblioteca depende da "libiup.so" que precisa estar em algum lugar encontrável pelo sistema. Em geral a cópia para a pasta /usr/lib é a forma mais comum, mas existe também uma variável de ambiente chamada LD_LIBRARY_PATH que pode ser usada.

  Ao fazer require"iupluaweb" ele vai precisar do arquivo "libiupluaweb53.so" que normalmente é encontrado a partir de um link em /usr/lib/lua/5.3. Aonde exatamente está o arquivo ou se links no sistema de arquivos são usados, depende de como é feita a instalação.

  O arquivo "libiupluaweb53.so" depende naturalmente de "libiupweb.so", que precisa ter sido gerado com sucesso. Se falhou, pode ser esse o problema. Esse arquivo depende que o pacote libwebkitgtk-3.0-dev esteja instalado para poder ser gerado. Pois usa a biblioteca webkit. Talvez falte essa dependencia na configuração do LuaDist.

  No caso do segundo erro, o require foi feito de forma errada, deve-se usar require"iuplua_plot", que então os arquivos "libiuplua_plot53.so" e "libiup_plot.so" serão localizados, juntamente com outras dependencias dos mesmos.

  Uma vez que o "libiuplua_plot53.so" é localizado e carregado com sucesso, o require tenta então chamar a função de inicialização do mesmo. O nome da função é deduzido a partir do nome do parâmetro do require, nesse caso será "luaopen_iuplua_plot". Por isso olhando para a mensagem de erro que voce postou, nota-se que o parâmetro passado para o require está errado.

  Concluindo existem duas coisas a serem investigadas: se todas as libs necessárias estão sendo geradas e disponíveis em algum lugar conhecido pelo sistema, e se elas estão sendo localizadas por Lua. A ideia do LuaDist é simplificar justamente esse processo, mas acho que estão faltando algumas configurações. Não sei dizer se são da parte do usuário ou do próprio LuaDist. O LuaDist eu não o conheço muito bem, então não saberia lhe dizer.

Atenciosamente,
Antonio Scuri

<[hidden email]> escreveu:
> [...]
> 'iuplua' mas não funciona 'iupluacontrols' .. sendo que o arquivo .so
> ta la, o .a ta la.. plots não funciona tbm, alguns funcionam e outros

Oi Antonio,

Todas as dependências do GKT eu tenho instalado, eu acho que o
problema mesmo é essa bagunça de nomes de libs.. hoje assim que tiver
tempo eu vou refazer tudo, criei a pasta /usr/lib/luaxx com as versões
de lua que eu testei no lugar de x.. eu vou apagar tudo, refazer, de
todas as formas, compilando e usando os ja compilados disponíveis, até
funcionar tudo, aih falo aqui se deu tudo certo, estou louco para usar
iuplua com o plot para fazer um trabalho aqui, pelo que vi iuplua
oferece tudo o que eu preciso, vou tentar denovo então.

Abraço.