Duvida e materiais de estudo

Daniel Henrique
Olá galera! estou aqui mais uma vez para tirar algumas dúvidas minhas, gostaria de de saber se alguém já mexeu ou teve alguma experiencia com o Framework Lapis de desenvolvimento web em lua, e se ele é bom para projetos avançado ?
e também se existe alguns materiais de corona SDK pra estudos?

Re: Duvida e materiais de estudo

Daniel Henrique
AHH, E também queria saber como está o mercado de trabalho em desenvolvimento em lua ?

Re: Duvida e materiais de estudo

1.
Eu não uso o Lapis - mas - pelo visto é interessante;
O que acontece é que voce iria ter que dominar tecnologias/programas a mais para conseguir dominar;
Até onde eu vi o Lapis - que é bem extenso por sinal - usa (ou quem usa) é o moonscreen que é uma linguagem que é compilada para lua, dá algumas características como oop entre outras;
Juntamente com o ngnix e o tup
Do que consegui ver sobre o Lapis (tem outro chamado Sailor também) usa um método parecido com o framework Laravel (php) para deploy seja usando produção ou desenvolvimento.
A linguagem Lua não foi desenha pra Web - apesar de ser usada em diferentes frentes.
Nao conheco nenhum projeto grande que use - e isso não quer dizer que não tenha.

2.
CoronaSDK + mercado de trabalho: o mercado de games dispensa qualquer apresentação.
Alias, o mercado de trabalho pra programadores de jogos seja corona, love 2d, glide, .... está bombando né!

Em sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016 16:29:19 UTC-2, Daniel Henrique escreveu:
[...]

Diego Nascimento
Existem alguns sites que usam lua, websites grandes, com muitas
visualizações.. como por exemplo, https://www.taobao.com/,
https://www.cloudflare.com/, http://itch.io/.. esse ultimo foi criado
pelo criador do framework lapis, ele servia mais 1 milhão de
visualizações por dia, a dois ano atrás e consumia media de 10 dolares
por mes de vps, um baixo loading, pouco consumo de memória e
processador, lua é excelente para isso, mas... existe um ecosistema
muito pobre para web, a comunidade de desenvolvedores web não
aproveitou o poder de lua então vai faltar algumas coisas na hora que
você for desenvolver algo nessa linguagem.

Vale lembrar que lua supera o problema de c10k que a maioria das
linguagens enfrenta, ele é muito rápido, mais do que o nodejs para
servir paginas, se você já tiver experiência em desenvolvimento web
vai ser mais fácil superar as limitações do pequeno ecosistema de lua
e poderá fazer algo interessante.

Com relação ao mercado de trabalho eu realmente não sei como está..
desenvolvimento de jogos que usam frameworks com a linguagem lua pode
te dar bons trabalhos, empresas estão solicitando muito
desenvolvedores de aplicativos e jogos para dispositivos mobile..
tirando isso acho que sobra desenvolvimento mais próximo do hardware,
de baixo nível, acho que mais para quem trabalha com eletronica e
tal.. aih não sei te dizer direito como anda, tem outros seguidores
dessa lista que ja trabalham nessa área e podem te dizer melhor do que
eu.

Um abraço e boa sorte no mundo da Lua =)

Em 6 de fevereiro de 2016 17:01, Denis Dos Santos Silva
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

ah. lembrando... lapis pode ser desenvolvido com lua ou moonscript, vc
escolhe.. moonscript é um açucar sintático para lua, ele compila todo
o código para lua quando compilado o código com ele, seria um
'coffeescript' para lua, digamos assim, mas você pode usar lapis sem
precisar escrever em moonscript

Em 7 de fevereiro de 2016 06:24, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> eu.
>
> Um abraço e boa sorte no mundo da Lua =)

Valew Diego, Eu tenho conhecimento em front-end, tentei desenvolver em nodejs  mais n gostei!  Não sabia que já tinha sites tao grandes feitos em lua, muito obrigado pelas dicas!
Se tivesse mais tutoriais e materiais em português seria muito bom para os estudos já que não falo inglês fluente.
Mesmo assim obrigado cara!!

Re: Duvida e materiais de estudo

Diego Nascimento
Ola Daniel,

Eu comprei recentemente um livro da linguagem, eh. "Programando em lua, 3edicao", foi escrito por um dos criadores da linguagem, ele eh otimo, eh sobre a linguagem pura, se for do teu interesse se aprofundar, eu recomendo muito que estude com esse livro.

Quando eu chegar em casa, a noite, te mando alguns links com apostilas da linguagem em portugues.

Com relaçao a docuntaçao de framewoks web, eu desconheço algo em portugues, so tem da linguagem mesmo.. eu acho...de resto tudo ingles

Abraço

Em segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016, Daniel Henrique <[hidden email]> escreveu:
[...]

Ola Diego, ah sim já vi esse livro estava pretendendo compra-lo, mas vou esperar sobrar uma grana, estou louco pra me aprofundar na linguagem!
Vou ver se estudo mais o framework web e tentar fazer alguma apostila em pt-br para disponibilizar para  iniciantes e quem tiver interesse em usá-lo...
Ah pode mandar sim por favor os links só tenho a agradecer...
Obrigado pelo apoio, abraços!

Re: Duvida e materiais de estudo

Diego Nascimento
Olá..

Existe 2 canais do youtube aonde você pode apender através de video
aulas, são os seguinte:

https://www.youtube.com/watch?v=W_NgkjPyIck&list=PLOgWUGOesjtSo8Hx7gucHfY4E3KwtnoZm&index=18
https://www.youtube.com/playlist?list=PLoYMFXm9_8OUTX3UAIc4yllW9ST_JaJbK

Se achar mais material eu compartilho com vc.. tenho uma apostila
aqui, mas parece ser meia antiga, não sei se serve para as versões
mais nova da linguagem.

Abraço

Em 8 de fevereiro de 2016 14:07, Daniel Henrique
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Vlw, Diego obrigado pelos materiais ...hehe.
qualquer coisa só entrar em contato
Abraços!!