Duvida de como e quando usar o lua, e integração com outra linguagem.

Duvida de como e quando usar o lua, e integração com outra linguagem.

Estudio Muniz
Pessoal estou com duvida em relação a como usar o lua com outra linguagem, principalmente o C++, vi que vários jogos utilizam essa combinação de lua e c++, por exemplo o Tibia, também não sei em que usar o lua, em qual momento, não consigo enxergar onde e quando usá-la.

Re: Duvida de como e quando usar o lua, e integração com outra linguagem.

Michel Braz de Morais
Lua pode ser usado como "auxiliar" como por exemplo arquivos config (CFG).
Imagine um arquivo CFG com poder de if else entre outros ...

Algumas engines também utilizam Lua como linguagem de script. Ou seja, o core principal é feinto em C/C++ e é executado um arquivo de script para a própia aplicação.

att,

Michel Braz de Morais

Analista / Desenvolvedor de sistemas

Em 24 de abril de 2016 11:14, Estudio Muniz <[hidden email]> escreveu:
[...]

Diego Nascimento
Aqui mostra um exemplo de como chamar um script lua a partir do c++ ..
dá para começar a entender como funciona a integração deles.

http://acamara.es/blog/2012/08/running-a-lua-5-2-script-from-c/

Lua fornece uma API para C que permite fazer essa comunicação entre as
duas linguagens, acho que linguagens diferentes devem dispor de uma
api para comunicação com Lua.

eu não sou programador de jogos, mas o que eu vi é que muitos SDKs
para desenvolvimento já oferecem uma api para lua, aonde vc pode usar
ela como uma linguagem principal para desenvolver um jogo inteiro,
como por exemplo corona sdk, love, moai... etc.

Em 24 de abril de 2016 11:40, Michel Braz de Morais
<[hidden email]> escreveu:

> [...]

> c++, por exemplo o Tibia, também não sei em que usar o lua, em qual
> momento, não consigo enxergar onde e quando usá-la.*

Veja
        "A Linguagem Lua e suas Aplicações em Jogos"
        tutorial no WJogos 2004
        texto:  http://www.lua.org/doc/wjogos04.pdf
        slides: http://www.lua.org/doc/wjogos04.ppt

mencionado em
        http://www.lua.org/portugues.html#sabermais

Re: Duvida de como e quando usar o lua, e integração com outra linguagem.

Muniz, eu faço alguns sistemas embarcados e na prática o uso é pra 'enviar recompilação'. no meu caso a UI é toda feita em Lua.

A maioria das engines é "scriptável" e isso não é de hoje - seja usando javascript, c#, lua, ...

Tome por exemplo o Love2D ( https://love2d.org )  um framework para criação de jogos que usa Lua intensamente. Ou então o Angry Birds! (sim, Lua-powered)

Sem falar na portabilidade do código Lua.

Há outra linguagem que realmente chama a atenção http://www.ceu-lang.org/ (feita por um dos co-autores da linguagem Lua)

Em domingo, 24 de abril de 2016 11:18:40 UTC-3, Estudio Muniz escreveu:
[...]

Arion
vc usa lua, em engines para estender o programa, por exemplo em
softwares graficos, vc pode usar para criar plugins,  em engines,
dependo, vc pode fazer com que a AI seja feita em Lua, o formato do
editor de mapas salve tabelas lua e sejam lidas,  ou ate mesmo, como é
o caso da love2D, usa lua para controlar funções otimizadas em C/C++,
Lua traz uma Api em C, mas com C++ existe o toLua ou algo assim.