Dúvida Iniciante

Edy Ubuntu
Pessoal,

Como começo a explorar o poder da linguagem LUA, desenvolve aplicação para sistemas embarcados e gostaria de utilizar LUA em algum dos meus projetos voltado para internet, porém ainda não sei bem em que realmente posso aplicar.

At.

"Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE"

By Edeilson Bahia...

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Lua BR" dos Grupos do Google.

Re: Dúvida Iniciante

Luis Retondaro
Oi Edeilson,
Em primeiro lugar, nunca baseie seus projetos em uma plataforma de sistema, em uma ferramenta específica, ou ainda, em uma tecnologia.
A tecnologia, as ferramentas, os utilitários, os sistemas e as linguagens de programação são para seu projeto e não o seu projeto para elas...

Use e abuse de Lua no que precisar!

Apenas defina seu foco, especifique, faça levantamento de requisitos, projete o fluxo de dados, projete a interface, projete o contexto de uso e faça um plano de testes.
Depois disso tudo, comece a implementar na linguagem que desejar. Lua é muito bom!  Mas, o que você precisa realizar?

Abraço

Luis Retondaro

Em 10 de junho de 2014 22:19, Edy Ubuntu <[hidden email]> escreveu:
[...]

Então Luis, agradeço pela resposta,

O que preciso e desenvolver algo do tipo.: Plataforma que seja via Web, que permita acesso ao hadrware para controle de acionamneto, juntando isso tudo, oferecer uma interface amigavél para o usuário, e de fácil programação para o desenvolver no caso eu. rsrsrs

Em 11 de junho de 2014 07:31, Luis Retondaro <[hidden email]> escreveu:
[...]

Repito a minha resposta anterior e desejo sucesso!

Abraços

Luis Retondaro

Em 11 de junho de 2014 08:43, Edy Ubuntu <[hidden email]> escreveu:
[...]

Pergunta sobre regas da lista, em relação à divulgação de apps

Lua BR mailing list
Olá!

Aprendi Lua há pouco tempo, e para orientar meu aprendizado desenvolvi
um jogo bem simples,
com o Corona SDK.  É um joguinho de tabuleiro, do tipo "raciocínio
lógico" (um simples passa-tempo,
  para ser jogado por uma só pessoa).

Acabo de publicá-lo na Google Play Store - há uma versão gratuita, com
um único joguinho e uma paga, com três joguinhos.

Obs.: Eu já tinha conseguido publicar na App Store, há poucos meses, e
agora consegui enviar à Google Play Store.

Pergunta:

Posso divulgar meu joguinho aqui (pelo menos, a versão gratuita) ? Ou
violarei alguma regra do grupo ?

Grato pela atenção de todos!
Paulo

Re: Pergunta sobre regas da lista, em relação à divulgação de apps

Luiz Henrique de Figueiredo
> Posso divulgar meu joguinho aqui (pelo menos, a versão gratuita) ?

Se é feito com Lua, é relevante aqui na lista.

Se você puder compartilhar a sua experiência desenvolvendo em Lua,
seria ainda melhor.

Pedido de ajuda para testar meu joguinho

Lua BR mailing list
Olá!

Obs.:  Antecipadamente, peço desculpas pela longa mensagem.  Mas talvez meu depoimento inicial possa ajudar a alguns novos "iniciantes" na programação de Lua e jogos
(provavelmente os programadores veteranos não se interessarão pelo que segue).

No final de 2014, perguntei na lista se eu poderia divulgar a versão gratuita de um joguinho que tinha terminado, e a resposta foi positiva (a recomendação do Luiz Henrique foi de que eu poderia compartilhar como ocorreu meu aprendizado em Lua, em vez de simplesmente mandar o link do joguinho).  Acabei não enviando o link, pois resolvi acrescentar mais alguns joguinhos (formando um "conjunto" composto por 10 joguinhos).

A) Para não fugir ao escopo da lista, começo com alguns comentários sobre como foi minha iniciação e desenvolvimento em Lua:

Por muitos anos, fui programador de sistemas "comerciais" (contas a pagar/receber, controle de estoque, faturamento, etc.).
Nunca tive nenhuma experiência com criação de jogos, mas estava curioso em conhecer a área, de preferência para criar jogos na área educacional.  Isso foi no final de 2012.

Acabei conhecendo o "Corona SDK", que é um framework (biblioteca ?) que utiliza a linguagem Lua.

Achei muito fácil aprender a linguagem em si, e como o Corona SDK contém muitas rotinas que facilitam a programação de jogos, em cerca de dois ou três meses estava conseguindo movimentar sprites pela tela, tocar sons mp3, fazer testes em aparelhos com iOS, etc.

Na época em que iniciei, o Corona SDK era um tanto caro para minhas pretensões, e por isso acabei testando alguns frameworks mais baratos (Gideros e MOAI, principalmente, que também são baseados em Lua).   Acabei deixando o Corona SDK de lado, e fui para o MOAI, que é totalmente gratuito.  Porém, sofri muito.  Apesar de ser baseado em Lua, o MOAI é muito difícil de aprender, e quase não há tutoriais disponíveis na Internet.   Não recomendaria o MOAI para ninguém - pelo menos, para programadores do meu "tipo", que só estava acostumado com sistemas comerciais (linguagem Delphi/Pascal, no meu caso, e bancos de dados SQL).

Com muito esforço, consegui terminar meu joguinho com o MOAI, e publiquei na App Store (para sistemas iOS). Demorei a publicar não apenas por causa das dificuldades com o MOAI, mas também porque eu só trabalhava no joguinho nas horas vagas.

Pois bem...  Depois de publicar o joguinho para iOS, resolvi lançar uma versão para Android.  Porém, para converter o joguinho para o Android, descobri que o MOAI iria exigir muito esforço.  Eu teria que aprender a compilar as bibliotecas do MOAI no Visual Studio C++, depois teria que aprender a usar o Eclipse, etc., etc.  Achei que não valia a pena, pois meu objetivo não era aprender a usar tudo isso - levaria muito mais tempo do que eu já havia gasto até então.  O que eu queria era uma ferramenta de programação relativamente simples de usar, para eu poder construir alguns joguinhos educacionais.

Felizmente, em meados do ano passado, descobri que o pessoal do "Corona SDK" resolveu mudar a sua política de negociação.  Agora, o Corona SDK é gratuito para todos que não superarem
os US$ 100 mil de faturamento anual.  Ficarei muito feliz em pagar o licenciamento do Corona SDK, quando eu atingir esse faturamento :) :) :)

Então, voltei a usar o Corona SDK.  Felizmente, quando programei em MOAI, eu havia usado uma biblioteca de rotinas Lua chamada "Rapanui", que facilitou bastante o uso do MOAI, e cuja sintaxe era bastante semelhante às rotinas do Corona SDK.  Por isso, quando retornei ao Corona SDK, só gastei cerca de um mês e meio para converter o código que escrevera em MOAI/Rapanui.  Se eu tivesse escrito o joguinho no MOAI "puro", sem usar a biblioteca "Rapanui", o trabalho de reescrever no Corona SDK seria enorme.

Além de reescrever (no Corona SDK), meu conjunto de joguinhos (eram 3 joguinhos, até o final do ano passado), criei mais 7 joguinhos, formando um conjunto com um total de 10 joguinhos, que eu batizei de "JabuCaco"
(apenas porque os dois primeiros desenhos que incluí no joguinho eram de um jabuti e de um macaco).

B) O joguinho que publiquei na Google Play Store

O JabuCaco" é um conjunto de joguinhos bem simplório.  Não contém tiros, lasers, fases, sons, nem heróis ou monstros... nada disso.
É apenas um passatempo para quem gosta de joguinhos "de lógica" (ou joguinhos "de raciocínio" - não sei bem como classificar).

Não tenho nenhum celular ou tablet Android onde possa testar exaustivamente... Se alguém puder intalar
a versão "Lite" (gratuita) e me dizer se encontraram algum problema, ficarei muito agradecido.

- A versão "Lite", cujo link segue abaixo, contém 5 jogos (e não permite que se veja a solução dos jogos).

- A versão "Full" "Full" (R$ 5,00), contém 10 jogos (os mesmos 5 da versão Lite, e 5 adicionais).  Além disso,
permite que o usuário veja a solução de cada jogo.

Eis o link do JabuCaco Lite:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.psd.jabucaco_lite

- No menu principal, os 5 jogos disponíveis na versão "Lite" são aqueles marcados com uma setinha "verde" do lado esquerdo (jogos números 1, 2, 4, 6 e 7).

Para saber as regras, entrem em cada jogo e, na tela que se abre, toquem no botão "Menu", e no menu que aparece toquem no botão "Regras".

Se ocorrer algum tipo de erro, seja na instalação, ou na execução de algum jogo, favor me avisar.

Muito obrigado pela ajuda!
Paulo

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Pedido de ajuda para testar meu joguinho

Michel Braz de Morais
Legal...
Parabens pelo game...
Mais tarde vou testa-lo

Aproveit e divulga na lista androidbrasil-dev

Ja que é para android.

att,

Michel Braz de Morais

Analista / Desenvolvedor de sistemas

Em 4 de agosto de 2015 12:49, 'psdias2' via Lua BR <[hidden email]> escreveu:
[...]

Rogério Bragil
Legal,vou testar também!!

Tô pensando em me aventurar no aprendizado do Corona!

Abraço!!

"Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria"

Rogério Fernando Bragil
http://bragil.wordpress.com
Twitter: @bragil
Vinhedo-SP