Diferença entre Lua 4 e Lua 5

Almir Fontenele
Olá a todos. Estou inciando meus estudos sobre Lua e tenho uma dúvida.

Quais as diferenças programática entre as duas versões de Lua 4 e 5 que podem ser vantajoso. Eu ja entendi que a performance do Lua 5 é melhor, mas não sei ainda a vantagem de sintaxe entre essa versões.

Obrigado

Re: Diferença entre Lua 4 e Lua 5

Jhonathan Paulo Banczek
Bom dia, aqui nesse link mostra a diferença (em relação o que mudou, incompatibilidade com a versão anterior):
8 - Incompatibilities with the Previous Version (incompatiblidades com a versao anterior)
8.1 - Changes in the Language (mudanças na linguagem)
8.2 – Changes in the Libraries (mudanças na biblioteca)
8.3 – Changes in the API (mudanças na API)

Att
Jhonathan Banczek

Em terça-feira, 16 de abril de 2013 11h12min12s UTC-3, Almir Fontenele escreveu:
[...]

Rodrigo Sanguanini
É fácil: http://www.lua.org/versions.html é só ver todos os features da 4.0 em diante até a 5.1 :)

Em 16 de abril de 2013 13:53, Almir Fontenele <[hidden email]> escreveu:
[...]

Att, Rodrigo Sanguanini (aka Killer Skull)
www.killerskull.com

Re: Diferença entre Lua 4 e Lua 5

Elias Barrionovo
2013/4/16 Almir Fontenele <[hidden email]>:
> Na verdade esse link mostar a diferença entre a versão 5 e 5.1 o que procuro
> é a diferença entre 4 e 5.1

Você teria que ver cada changelog (e ignorar as coisas que foram
acrescentadas e retiradas em versões seguintes, como a função
module()).

Mas acho que a diferença mais importante são as bibliotecas: a maior
parte delas foram feitas para 5.x ou abandonaram a manutenção para
4.0.
--
NI!

Re: Diferença entre Lua 4 e Lua 5

Harrison Cabral
Boa tarde!
Sou iniciante na linguagem e a questão das diferenças entre as versões 4 para 5.1 também é uma das minhas procuras!!
Para reforçar se alguém puder ajudar!!
Muito obrigado!

Em terça-feira, 16 de abril de 2013 13h53min40s UTC-3, Almir Fontenele escreveu:
[...]

Tomás Guisasola-2
  Oi Almir

On Tue, 16 Apr 2013, Elias Barrionovo wrote:

> Você teria que ver cada changelog (e ignorar as coisas que foram
> acrescentadas e retiradas em versões seguintes, como a função
> module()).
  Isso daria um trabalhão :-(

> Mas acho que a diferença mais importante são as bibliotecas: a maior
> parte delas foram feitas para 5.x ou abandonaram a manutenção para
> 4.0.
  De minha parte, acho que há muitas outras diferenças mais
importantes.  Em particular, eu citaria:

- substituição dos "tag methods" por metatabelas
- substituição de upvalues ('%' para congelar valores de variáveis)
    por escopo léxico real
- incorporação da construção for-do-end
- incorporação de co-rotinas

  Abraços,

2013/4/16 Harrison Cabral <[hidden email]>:
> Sou iniciante na linguagem e a questão das diferenças entre as versões 4
> para 5.1 também é uma das minhas procuras!!

Vale lembrar que 5.0, que já está 2 versões atrás da atual, foi
lançada 10 anos atrás, então, a não ser por questões de sistema legado
ou alguma feature *muito* específica, não faz sentido começar na
linguagem pela 4.0.

--
NI!

Re: Diferença entre Lua 4 e Lua 5

Roberto Ierusalimschy
> Sou iniciante na linguagem e a questão das diferenças entre as versões 4
> para 5.1 também é uma das minhas procuras!!

Desculpe a curiosidade, mas porque essa preocupação com a versão 4,
que foi substituida (por 5.0) a mais de 10 anos?

-- Roberto

Re: Diferença entre Lua 4 e Lua 5

Rodrigo Sanguanini
Talvez ele esteja curioso em saber se lua teve uma grande quantidade de "melhorias" em relação ao 4.0 ou apenas alguns poucos features que mudaram.

Em 16 de abril de 2013 15:04, Roberto Ierusalimschy <[hidden email]> escreveu:
> [...]

que foi substituida (por 5.0) a mais de 10 anos?

-- Roberto

Att, Rodrigo Sanguanini (aka Killer Skull)

Como eu disse eu sou iniciante em lua. Estou em um projeto que deve ser convertido algumas aplicações da versão 4.0 para a 5.1 e para melhor otimização, eu gostaria se saber se reescrever o código fica mais viável que simplesmente mudar a plataforma. Por isso que preciso saber dessas diferenças.

Fico agradecido da resposta.

Em terça-feira, 16 de abril de 2013 15h04min07s UTC-3, Roberto Ierusalimschy escreveu:
> Sou iniciante na linguagem e a quest�o das diferen�as entre as vers�es 4
> para 5.1 tamb�m � uma das minhas procuras!!

Desculpe a curiosidade, mas porque essa preocupa��o com a vers�o 4,
que foi substituida (por 5.0) a mais de 10 anos?

-- Roberto

RES: [lua-br] Re: Diferença entre Lua 4 e Lua 5

Rogério A. Morais

Ou só achou a versão 4 do wrapper que deseja usar.

Enviada em: terça-feira, 16 de abril de 2013 15:12
Para: [hidden email]
Assunto: Re: [lua-br] Re: Diferença entre Lua 4 e Lua 5

> [...]

que foi substituida (por 5.0) a mais de 10 anos?

-- Roberto

Att, Rodrigo Sanguanini (aka Killer Skull)

  Olá Almir

On Tue, 16 Apr 2013, Almir Fontenele wrote:

> [...]
> otimização, eu gostaria se saber se reescrever o código fica mais viável
> que simplesmente mudar a plataforma. Por isso que preciso saber dessas
  Falando só em fazer o código rodar (independente de otimização),
vai depender bastante dos recursos que você usa de Lua 4.  Como mencionei
na outra mensagem, se você cria funções com upvalues, vai ter que
reescrever o código (embora a mudança seja simples) senão vai esbarrar
com erros de sintaxe.  O mesmo vale para o uso de tag methods. Já as
novidades, como o uso do for-do-end, não vão te afetar.

  Abraço,