Desenvolver apps com lua no eclipse NDK

RodrigoR
Boa tarde, não sei se isso foi perguntado antes aqui no grupo, caso já, me perdoem, mas eu gostaria de saber se da para programar qualquer aplicativo usando lua e o ndk no eclipse? Tipo, lua vai se comunicar com C++ ou java que recebe e envia de volta as requisições para a linguagem lua é isso? Pode se comunicar com banco de dados tambem? e a performance dessa app, fica lenta? da para notar? E se alguem usa lua com o eclipse, qual melhor com java ou c++? Tem algum tutorial para os primeiros passos?

Re: Desenvolver apps com lua no eclipse NDK

Michel Braz de Morais
Lua e ndk no eclipse: Sim

Lua -> C++ -> Java -> Lua: Sim

BD: Sim

Desempenho: A meu ver o desempenho esta bom uma vez que faço os cálculos "essências"  para minha engine em C++. (no meu caso).

Eu usava Lua com eclipse, porem estou migrando para o Android Studio pois o eclipse esta dando pau com as atualizações de SDK enfim ....

Segue a meu framework minimbm funcionando para entender a comunicação entre lua e C++ que adotei.

No framework (ainda em andamento) pode encontrar as comunicações entre C++ e JNI que é necessário para a comunicação no Android.

att,

Michel Braz de Morais

Analista / Desenvolvedor de sistemas

Em 20 de fevereiro de 2015 13:02, RodrigoR <[hidden email]> escreveu:
[...]

Interessante, legal, esse framework é seu? mas ele é só para jogos? E qual framework tem uma documentação boa para isso? Mas eu posso desenvolver sem usar um framework?

Grato

Segue a meu framework <a href="http://sourceforge.net/projects/minimbm/" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fsourceforge.net%2Fprojects%2Fminimbm%2F\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNHJvBz-pMu2ajdPY_47VFkayea6fg';return true;" onclick="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fsourceforge.net%2Fprojects%2Fminimbm%2F\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNHJvBz-pMu2ajdPY_47VFkayea6fg';return true;">minimbm funcionando para entender a comunicação entre lua e C++ que adotei.

Em 20 de fevereiro de 2015 13:02, RodrigoR <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="c613GHWGYa4J" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">c.rod...@...> escreveu:

--
Lua BR - <a href="http://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href='http://groups.google.com/group/lua-br';return true;" onclick="this.href='http://groups.google.com/group/lua-br';return true;">http://groups.google.com/group/lua-br
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="c613GHWGYa4J" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.

Re: Desenvolver apps com lua no eclipse NDK

Michel Braz de Morais
Sim, esse framework é meu.
Ele esta sobre a licença GPL ... então é para compartilhar mesmo ...
É feito para jogos.
A documentação esta fraca e por isso divulgo só quando alguém esta interessado e ou quer um exemplo para de repente fazer o seu...

Sim, você pode desenvolver sem utilizar Framework,  mas vai dar trabalho ... hehe
é para isso que servem os frameworks ...
Por exemplo, fiz esse ReallyPuzzle para o Android a uns anos atras do zero, e sem utilizar framework. Apenas Opengl.

Neste caso a linguagem utilizada foi java.
Existem alguns frameworks bons no mercado, como por exemplo, libgdx, love2d (esse em lua), corona (lua), ethanon engine (angel script) ....
vários ...
todos com o objetivo de poupar o trabalho do desenvolvedor.

Fiz o meu utilizando Lua pelo desafio, experiencia e principalmente por que gosto de fazer framework... esse já é o terceiro rsrs.

Enjoy :)

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lua-br+un...@googlegroups.com.

Re: Desenvolver apps com lua no eclipse NDK

RodrigoR
Muito interessante seu trabalho, só para finalizar mesmo, é que no inicio estou interessado em app mesmo, sem ser jogos, depois quando tiver uma boa noção de desenvolver aplicativos ai parto para o mundo dos jogos, vc conhece algum framework bom que desenvolve aplicativos, e que tenho mente desenvolver um aplicativo que irá comunicar com um webservice, vc conhece algum bom framework para eu começar? So na parte mobile mesmo. AS vezes quando faço pesquisa sempre vem coisas antigas ai nao sei o andamento do projeto.

Grato pela presteza.

Por exemplo, fiz esse <a href="https://play.google.com/store/apps/details?id=mbm.main.ReallyPuzzle" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75mbm.main.ReallyPuzzle';return true;" onclick="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75mbm.main.ReallyPuzzle';return true;">ReallyPuzzle para o Android a uns anos atras do zero, e sem utilizar framework. Apenas Opengl.

Em 23 de fevereiro de 2015 08:39, RodrigoR <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="oH7qosHDk5IJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">c.rod...@...> escreveu:

Segue a meu framework <a href="http://sourceforge.net/projects/minimbm/" rel="nofollow" target="_blank" onmousedown="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fsourceforge.net%2Fprojects%2Fminimbm%2F\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNHJvBz-pMu2ajdPY_47VFkayea6fg';return true;" onclick="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fsourceforge.net%2Fprojects%2Fminimbm%2F\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNHJvBz-pMu2ajdPY_47VFkayea6fg';return true;">minimbm funcionando para entender a comunicação entre lua e C++ que adotei.

Lua BR - <a href="http://groups.google.com/group/lua-br" rel="nofollow" target="_blank" onmousedown="this.href='http://groups.google.com/group/lua-br';return true;" onclick="this.href='http://groups.google.com/group/lua-br';return true;">http://groups.google.com/group/lua-br
Para mais opções, acesse <a href="https://groups.google.com/d/optout" rel="nofollow" target="_blank" onmousedown="this.href='https://groups.google.com/d/optout';return true;" onclick="this.href='https://groups.google.com/d/optout';return true;">https://groups.google.com/d/optout.

--
[...]
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="oH7qosHDk5IJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.
[...]

Edinei L. Cipriani
Por que vc não usa corona sdk?

Att,
Edinei L. Cipriani

A maneira de se iniciar é parar de falar e começar a fazer.
Walt Disney

Em 24 de fevereiro de 2015 12:57, RodrigoR <[hidden email]> escreveu:
[...]

Eu pensei que ele fosse apenas para jogos, da para desenvolver qualquer aplicativo?

Em 24 de fevereiro de 2015 12:57, RodrigoR <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="-lVeiVbuCTgJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">c.rod...@...> escreveu:

Por exemplo, fiz esse <a href="https://play.google.com/store/apps/details?id=mbm.main.ReallyPuzzle" rel="nofollow" target="_blank" onmousedown="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75mbm.main.ReallyPuzzle';return true;" onclick="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75mbm.main.ReallyPuzzle';return true;">ReallyPuzzle para o Android a uns anos atras do zero, e sem utilizar framework. Apenas Opengl.

[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="-lVeiVbuCTgJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.
[...]

Sim, tenho vários apps e jogos e agora estou fazendo um para o governo.

Meu ultimo APP https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cineequipamentos.app&hl=be

Em terça-feira, 24 de fevereiro de 2015, RodrigoR <[hidden email]> escreveu:
[...]

Legal seu trabalho cara, mas e a licença? a versão free tem propaganda essas coisas? Eu li acho que foi aqui alguem falando que a versão free pode desenvolver e colocar no google play, procede essa informação? Consigo fazer com ela sem ter propaganda? tem uma performance boa?

Grato.

Meu ultimo APP <a href="https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cineequipamentos.app&amp;hl=be" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75br.com.cineequipamentos.app\46hl\75be';return true;" onclick="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75br.com.cineequipamentos.app\46hl\75be';return true;">https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cineequipamentos.app&hl=be

Em terça-feira, 24 de fevereiro de 2015, RodrigoR <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="SBxBkxEEC7YJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">c.rod...@...> escreveu:
[...]

Eu pago a licença PRO...

Mas a free eu acho que você não consegue gerar a build para enviar para store, apenas testar no simulador.

Em 24 de fevereiro de 2015 13:25, RodrigoR <[hidden email]> escreveu:
[...]

Entendi, valeu, obrigado.

Em 24 de fevereiro de 2015 13:25, RodrigoR <<a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="o4f7nwMxyqwJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">c.rod...@...> escreveu:

Meu ultimo APP <a href="https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cineequipamentos.app&amp;hl=be" rel="nofollow" target="_blank" onmousedown="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75br.com.cineequipamentos.app\46hl\75be';return true;" onclick="this.href='https://play.google.com/store/apps/details?id\75br.com.cineequipamentos.app\46hl\75be';return true;">https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.cineequipamentos.app&hl=be

[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a href="javascript:" target="_blank" gdf-obfuscated-mailto="o4f7nwMxyqwJ" rel="nofollow" onmousedown="this.href='javascript:';return true;" onclick="this.href='javascript:';return true;">lua-br+un...@googlegroups.com.
[...]

Lua BR mailing list
Eu estou começando a experimentar por um caminho diferente.

Usando o NDK, estou compilando alguns aplicativos Linux para rodar no
Android pela linha de comando. Então compilei Lua, luafilesystem,
luasql, mongoose (servidor web) e haserl (Lua no estilo PHP).

O próximo passo é criar um aplicativo web, mas usando Lua no lugar de,
PHP por exemplo. Então o aplicativo será Lua, HTML5 e JavaScript. E vai
precisar de um browser. Complicado né...

É, mas estou disposto a fazer isso porque desta forma o mesmo aplicativo
(o mesmo código) pode ser colocado na web em um servidor, ou no Linux,
Mac. Estou trabalhando para usar no Windows também (o haserl é o único
item que ainda não roda no Windows).

Até mesmo, posso usar o meu celular Android como servidor de minha
aplicação web. E conectar usando o computador Windows do trabalho no
aplicativo rodando no Android. Não é permitido instalar nada no
computador do trabalho e dessa forma eu não vou precisar, precisarei só
de um browser.

No momento é só um monte de peças soltas que eu consigo fazer
funcionarem juntas. Mas pretendo fazer um pacote auto-suficiente (com
Lua, webserver e browser) para rodar realmente como um aplicativo
independente.

Se tiver interessado nos meus "rascunhos": http://github.com/br-lemes/luaw

On 24-02-2015 11:57, RodrigoR wrote:

> [...]
> Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,

Breno Ramalho Lemes
http://www.br-lemes.net/

Re: Desenvolver apps com lua no eclipse NDK

Edinei L. Cipriani
Você pode usar o Corona cards que roda via OpenGL uno browser via html5, funciona com Córdova que pode copilar em várias plataformas.

            <[hidden email]> escreveu:

[...]

--- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lua BR" dos Grupos do Google.

Att,
Edinei L. Cipriani

A maneira de se iniciar é parar de falar e começar a fazer.
Walt Disney

Re: Desenvolver apps com lua no eclipse NDK

erathke
Olá!
Pelo que entendi, você precisa de um browser para rodar a aplicação no Windows/Mac? No Android você poderia fazer uma aplicação que iniciasse seu web server e conectaria nele, uilizando o browser embutido do próprio SO.
Enfim, eu achei este projeto de browser interessante: http://breach.cc/

Abraço

Se tiver interessado nos meus "rascunhos": <a href="http://github.com/br-lemes/luaw" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fgithub.com%2Fbr-lemes%2Fluaw\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNGaTChOBYXZC6qPC0L3bNJZXceYpg';return true;" onclick="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fgithub.com%2Fbr-lemes%2Fluaw\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNGaTChOBYXZC6qPC0L3bNJZXceYpg';return true;">http://github.com/br-lemes/luaw

> [...]

--
Breno Ramalho Lemes

Re: Desenvolver apps com lua no eclipse NDK

gilwb
Legal.. Você pode me dar orientações de como posso chegar a fazer framework?? Só iniciante em Lua mais quando crescer quero ser coml vc