Quantcast

Curso Técnico em Informática

Letícia S.
Olá!

Programação é um hobby. Tempos atrás até aprendi um pouco de LUA por conta.

Comecei um curso técnico em informática, onde o conteúdo é programação. É um ano e meio de duração. É um curso da ETEC - escola técnica estadual do Estado de São Paulo.

É semi-presencial, todo sábado e tem um ambiente virtual, 24h, para estudos - basicamente, é um estudo autodidata com roteiro determinado.

Eu entrei nesse curso, pois embora já tenha estudado por conta programação, eu tenho limites. Não consigo avançar muito.

Como usuária de GNU-linux desde 2009, gostaria de contribuir com a comunidade internacional de software livre. Claro, usuário tb contribui, mas gostaria de colocar a mão na massa e realizar as personalizações ou correções que considerar necessárias.

Será que o curso me ajudaria nesse sentido?

No fim do seguinte arquivo de pdf tem a grade do curso.

Agradeço a atenção

Re: Curso Técnico em Informática

Ulisses Piassa
Acredito que já é um caminho... Correções Linux normalmente vêm com o entendimento do funcionamento desse sistema operacional e com o entendimento de vários conceitos que são agregados à operação do sistema no cotidiano (segurança em redes, por exemplo, que já pega os conceitos de redes e de segurança da informação). É uma parte um tanto específica da computação.

A operacionalização do sistema se aprende utilizando! Vá em frente e tome cuidado... Você pode acabar gostando do negócio, rsrs.

Tudo de bom e sucesso!

[...]

Obrigada, Ulisses!

Esqueci de postar o arquivo de pdf

http://www.etepb.com.br/arq_cursos/pc-2014-informatica-ead.pdf

Em quinta-feira, 9 de março de 2017 08:21:56 UTC-3, Letícia_user escreveu:
[...]

Leticia, com todo respeito, mas, esse curso P**qP.... a bibliografia básica com "access 2000, visual basic 6.0 e delphi 7.0" (só faltou dbase, foxpro e clipper) - isso em 2000 era o ouro, mas, hoje você teria que voltar para o windows me/2000, sinceramente tá tenso.

programar é um exercício criativo e intenso.
programar é aprender um novo idioma e usá-lo para um fim, com suas limitações e finalidades.

a dura verdade que percebe-se é que não aprender a programar em faculdade.

a leitura (especializada) de livros é indicada!
tente se ambientar em uma ou duas linguagens - que sentir mais confortável.

há tantos projetos (github que o diga), desde testar, achar bug, patch, documentação - o que mais tem é serviço!

coisas básicas a aprender: idioma inglês e git (git flow é bom)
a maioria dos projetos é feita em C, C++, Java, PHP, c#, porém, há muita coisa disponível [lua, erlang, ruby, python]

o lado bom é que já usa linux e foi a melhor escolha para esse ambiente programação/desenvolvimento.

uma saída seria começar com ferramentas CASE [meio que assistentes para desenvolvimento, eu não uso/gosto, mas, é um começo]

Kind regards,

[...]

Diego Nascimento
Agora que Denis comentou fui ver o conteúdo, nossa, é algo muito ultrapassado, realmente não vale a pena esse curso.

Letícia, se você pretende trabalhar com programação, procure um curso que use tecnologias atuais, modernas, um currículo de um curso técnico desses vai te trazer problemas na hora de ser contratada, tome muito cuidado com o que você aprende.

Escolas com ambientes virtuais 24 horas, com estudo auto-didata guiado por programas de computadores é furada, não funciona, todos os que eu pude ver até hoje feitos dessa forma usavam software antigo, ensinavam coisas obsoletas e sem utilidade, um 'mooc' como coursera ou edx, aonde se aprende também de forma auto-didata vai te dar muito mais do que um curso técnico desse tipo.. curso técnico não deve ser guiado por computador, uma escola de curso técnico tem que ter professores qualificados, que possam ensinar da forma correta e tirar as dúvidas do aluno, o que não se vê nesse tipo de escola com cursos guiados por computador.. Até hoje pelo menos não vi uma que seguisse essa metodologia que prestasse.

Em 10 de março de 2017 00:56, Denis Dos Santos Silva <[hidden email]> escreveu:
[...]

Muito obrigada, Denis e Diego!

Considero muito o que escreveram.

Em 10 de março de 2017 07:36, Diego Nascimento <[hidden email]> escreveu:
[...]

Realmente, depois fui ver o programa... E é verdade, estudo auto-didata guiado por programas de computador não rola, é uma máquina de ganhar dinheiro que funcionou muito na época dos anos 2000 onde muita gente tinha que se qualificar "pra ontem" e as escolas cobravam um preço absurdo.

Como o Denis disse, programar é um exercício criativo e intenso.

Como o Diego disse, o edx e o coursera vão te oferecer bem mais do que esse curso.

Se você está disposta a pagar por um curso, sugiro que procure no mínimo o SENAI, que tem cursos totalmente práticos e normalmente com professores excelentes.

Se você domina inglês, sugiro isso:

Todos os cursos dessa série são gratuitos, é só você entrar como "audit this course".

Reforçando o que a galera disse, foco na qualidade, e você terá excelentes oportunidades.

Tudo de bom e boa sorte!

[...]

Bem, é um curso técnico do Estado. Então, de fato, não pago.

Não sei se poderia estar desatualizado o plano. É de alguns anos atrás. Acho que devem ter mudado um pouco.

Ganhamos uma conta microsoft. Podemos baixar gratuitamente os programas atuais.

Por hora, é o que tenho. Logo devemos entrar em algoritmos e toda a teoria clássica básica.

Na verdade, não tenho pretensão em trabalhar na área. A principio, gostaria de ser uma usuária linux mais avançada e, em quem sabe, também colocar a mão na massa sobre o código. Claro que se houver uma oportunidade, como é no caso dos estágios, quero vivenciar. Mas por hora é um hobby sem muitas pretensões.

Partes importantes do mundo está estruturada nos programas de computadores e não quero estar analfabeta nesse contexto. Quero conhecer um pouco mais que a superfície, ao menos.

Agradeço a atenção!

Em 10 de março de 2017 08:38, Ulisses Piassa <[hidden email]> escreveu:
[...]

Se quer ser uma usuária Linux mais entendida, assista isso:

Esse é o material do LPIC-1. Se tiver interesse, também tem o material do LPIC-2 no Youtube.

[...]

Pela imagem do vídeo, menciona o Debian. Já usei e gostei bastante.

Atualmente, estou usando windows 7 home, porque no meu netbook, todos os linux que testei não rodam bem vídeos.... Não sei o que fazer. É nessa situação que me sinto impulsionada a aprender mais. O sistema GNU-Linux estimula o usuário a se aprofundar no sistema, o tempo todo.

Em 10 de março de 2017 14:01, Ulisses Piassa <[hidden email]> escreveu:
[...]

Pode tentar instalar uma máquina virtual linux no VirtualBox. Dependendo do seu processador, a interface gráfica do Linux roda de boa.

No último dos casos, instale uma versão do Linux mais enxuta, e trabalhe com a interface de linha de comando. Neste caso sim, você vai ter que se aprofundar um pouquinho mais, mas vai estar metendo a unha mais próximo do que você está focando no Linux.

[...]

Ivanildo
Uma das coisas mais bonita é vê mulher se interessar por programação! Bom realmente esse curso que vc está fazendo já é ultrapassado, eu conclui um curso técnico em informática em 2014 tínhamos duas disciplinas de programação, uma era programação para Desktop e outra era programação para Web, usávamos linguagem de programação Java. Como todo programador é bom dominar uma linguagem de banco de dados como o mySQL por exemplo. É válido saber bem análise de sistemas, pode crer!

Já que quer meter a mão na massa pra valer, é bom começa com linguagens como C,  C++ e Java, já que são linguagens nativa do sistema Linux.

Em sexta-feira, 10 de março de 2017, Ulisses Piassa <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

Valeu, gente!

Vou ver com mais calma, em casa, as dicas que mandaram!

Em 10 de março de 2017 14:59, Ivanildo Nascimento <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para [hidden email].

uma última dica:
se quiser fazer uma imersão total tente começar com freebsd ou openbsd!

a linguagem de programação vai depender muito do que pretende programar, a change de usar mais de uma é grande!

esse é um link com as linguagens de programação mais usadas -> http://www.tiobe.com/tiobe-index/