Como fazer uma iteração através de objetos que formam uma matriz

Como fazer uma iteração através de objetos que formam uma matriz

psdias2
Olá !

Estou começando agora a aprender Lua (tenho prática com Delphi-Pascal e, muito tempo atrás, com Clipper).

Para fins de aprendizado, estou criando um joguinho bem simples, onde desenhei um tabuleiro 5 x 5 na tela.

As casas do tabuleiro são objetos  que criei usando o método "display.newRect(x, y, width, height)"

As casas da linha 1 do tabuleiro eu chamei de casa11 até casa15.
As casas da linha 2 do tabuleiro eu chamei de casa21 até casa25, e assim por diante, até a casa55.

Pergunta:

De que forma posso fazer uma iteração (com o for ou o while) para percorrer todas as casas do tabuleiro, e executar
alguma operação sobre alguma de suas propriedades ?

No Delphi-Pascal, se o tabuleiro fosse uma matriz 5x5, eu usaria dois índices, com um for "dentro" do outro.
É possível iteragir assim com os objetos casa11, casa12... casa55 que eu mencionei acima ?

Sei que é bem provável que exista um modo melhor de criar as casas desse tabuleiro, mas como sou iniciante
estou fazendo do modo mais comum que pude imaginar.   Se puderem enviar dicas para fazer tal iteração com
os objetos que eu descrevi acima (apenas para meu aprendizado),  e depois darem alguma sugestão sobre como
seria um modo melhor de criar uma matriz bidimesional com as casas do tabuleiro (ou qualquer outra idéia mais "elegante"),
agradecerei muito.

Muito obriagdo pela atenção de todos !
Paulo

Re: Como fazer uma iteração através de objetos que formam uma matriz

Luis Retondaro
Paulo,
Pode criar uma tabela e pode fazer dois "for" para preencher.

Uma possibilidade é esta:
tabuleiro = {}   --construtor da tabela
 for i=1,5 do
        tabuleiro[i] = {}
    for j=1,5 do
        tabuleiro[i][j] = " ";

Para detalhes, procure o material de referência aqui: http://www.lua.org/manual/5.1/pt/

Abraço
Luis Retondaro

Em 2 de outubro de 2012 19:32, psdias <[hidden email]> escreveu:
[...]

Hudson Cardoso
   É possivel acessar tabelas MySql com lua ? eu tenho usado
firebird em Delphi pascal, mas nao sei como usar com lua....

Re: Como fazer uma iteração através de objetos que formam uma matriz

psdias2
Oi, Luís !

Grato pela ajuda !

Paulo

Re: Como fazer uma iteração através de objetos que formam uma matriz

Luis Retondaro
A tabela que me referia anteriormente é uma estrutura de dados bastante flexível, que permite até representar registros...
Entretanto, respondendo sua pergunta, sim. É possível acessar MySQL, Firebird, etc.
Queria deixar algo além do que estás neste tópico:
- Linguagem de programação é uma ferramenta. Algumas são mais adequadas que outras dependendo do objetivo e recurso de hardware/software disponível. Porém, você deve poder fazer o "que quiser" (entenda bem, seja coerente...) com qualquer uma delas. hehe

Abraço

Luis Retondaro