Como faço para descobrir?

José Pott
Bom dia.

Como faço para saber qual pacote/library é necessário para uma determinada função em lua?

Exemplo: Para usar sockets eu instalo a biblioteca sockets através de luarocks, e depois no início do programa faço require "sockets", então eu posso usar os comandos para usar sockets.

Para usar uma função como por exemplo drawPoint( ptx, pty ), como saber qual biblioteca preciso instalar para fazer desenhos ou abrir imagens?

Em C/C++ usa-se includes. Para usar funções matemáticas, devemos fazer #include<math.h>. É fácil descobrir qual biblioteca é necessária para cada função em linguagem C. Mas em lua, como descobrir?

Obrigado.

José Pott

Re: Como faço para descobrir?

Renato Maia-3

On 17 Mar 2015, at 10:49, José Pott wrote:

> Para usar uma função como por exemplo drawPoint( ptx, pty ), como saber qual biblioteca preciso instalar para fazer desenhos ou abrir imagens?

Isso deveria fazer parte da documentação da função que você quer chamar. Ou seja, onde você ouviu falar da função deveria incluir alguma indicação do módulo/biblioteca que a implementa. O pacote de Lua distribuído pela PUC-Rio só inclui um punhado de bibliotecas. Todas as demais você deve obter/instalar da forma adequada para sua instalação particular de Lua.

O LuaRocks é uma ferramenta para facilitar esse processo. Ele tem um repositório de informações permite que ele saiba de onde obter várias bibliotecas que implementam módulos Lua e como instala-las automaticamente para você. Mas nem todas bibliotecas existentes para Lua estão disponíveis pelo LuaRocks, pois algumas não são projetadas para serem distribuídas de forma independente, mas sim como parte de um ambiente integrado. Por exemplo, software como o Ginga (TV Digital), Corona (Smart Phones) ou Löve (Game Engine) oferecem alguns módulos próprios como parte do seu ambiente integrado.

> Em C/C++ usa-se includes. Para usar funções matemáticas, devemos fazer #include<math.h>. É fácil descobrir qual biblioteca é necessária para cada função em linguagem C. Mas em lua, como descobrir?

Provavelmente da mesma forma, ou seja, vendo a documentação disponível por quem oferece a função.

--
Renato Maia

Re: Como faço para descobrir?

José Pott
Renato, obrigado pela atenção.

Minha dificuldade é que quando quero usar, por exemplo o comando de lua drawPoint( ptx, pty )  eu preciso antes executar o comando require "drawings" , mas a resposta é:

stdin:1: module 'drawings' not found:
no field package.preload['drawings']
no file '/usr/local/share/lua/5.2/drawings.lua'
no file '/usr/local/share/lua/5.2/drawings/init.lua'
no file '/usr/local/lib/lua/5.2/drawings.lua'
no file '/usr/local/lib/lua/5.2/drawings/init.lua'
no file './drawings.lua'
no file '/usr/local/lib/lua/5.2/drawings.so'
no file '/usr/local/lib/lua/5.2/loadall.so'
no file './drawings.so'
stack traceback:
[C]: in function 'require'
stdin:1: in main chunk
[C]: in ?

Então eu tento instalar drawings pelo luarocks da seguinte maneira:
sudo luarocks install draw

E a resposra é:

Error: No results matching query were found.

Eu não consigo achar em nenhuma documentação de lua que que esclareça de modo CLARO E INEQUÍVOCO, como resolver este problema.

Obrigado pela atenção.

José Pott

Em terça-feira, 17 de março de 2015 10:49:25 UTC-3, José Pott escreveu:
[...]

Bom dia, Gabriel.

Estou aprendendo lua agora. Não sei de que pacote/biblioteca a função drawpoint() faz parte. Eu pequei um exemplo na internet que usava essa função mas não funcionou.
No exemplo que peguei dizia para usar o require "drawings", que deve ser o pacote/biblioteca da qual ela faz parte, mas o resultado foi o que relatei na minha postagem anterior.
Se você puder experimente usar este comandos no seu computador para ver se funciona.

require "drawings"
drawpoint(100, 100)

Se for preciso instalar drawings, tente:
sudo luarocks install drawings

Aqui comigo não funciona...

[...]

Tomás Guisasola-2
Prezado José

Por favor, leia a resposta do Renato Maia.  Ele explica tudo ali.

Abraço,
Tomás

On 2015-03-18 10:02, José Pott wrote:

> [...]
> dos Grupos do Google.
>  Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails
> dele, envie um e-mail para [hidden email].

Re: Como faço para descobrir?

José Pott
Bom dia, Tomas.

Desculpe minha insistencia neste tópico, mas sou iniciante em lua e há uma semana estou tentando evoluir e não encontro na documentação uma resposta clara para minha dúvida.
Eu quero simplesmente usar funções para fazer desenhos e abrir imagens. Gostaria que alguém com mais experiência que eu me desse uma força inicial.

[...]

Uma pesquisa básica no google me mostrou isso:
https://github.com/c10ud/CHDK
O drawings que você quer importar faz parte desse pacote, mas não me parece um pacote para ser usado para desktop, me para e um pacote embarcado com algo para câmeras, algo assim (me corrigiam se se estiver errado, pois estou no cel e fica difícil olhar mais a fundo). Bom, o que eu te aconselhara primeiro é estudar Lua mesmo, e não se preocupar com bibliotecas de terceiros pelo momento. Entendendo Lua mais a fundo vai te dar a base para entender como funcionam as bibliotecas, seu locais e métodos de instalação. Venha de baixo pra cima no aprendizado, não ao contrário, para não ficar dando murros em ponta de faca :p

Abcs

Bom dia, Gabriel.

escreveu:

[...]

--- Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lua BR" dos Grupos do Google.

Re: Como faço para descobrir?

Eu como ex-novato até esses dias lembro com clareza a bagunça que foi...

Acompanhando oficialmente a linguagem (no caso, 5.1) é bom dar uma conferida no link: http://www.lua.org/manual/5.1/

Qualquer função e/ou pacote, modulo, função é EXTRA e não vem junto e nem tem suporte oficial
- dos mantenedores e pode não ser compatível entre versões, p. ex., uma modulo feito para lua 5.0 pode rodar OU não no lua 5.1, 5.2.

LuaRocks é um add-on (estilo, o Composer do PHP).

Espero ter ajudado.

[...]

Bom dia Denis.

Obrigado, Denis, era simplesmente isso que eu precisava saber. O que eu estava tentando usar é algo que alguém fez...

Você saberia me dizer algo sobre como abro uma imagem ou faço um desenho? Por onde partir/começar?

[...]

em tese, você está usando um ambiente gráfico, qual? (linux, windows, ios, android, et al)
qual formato de arquivo, jpeg, png, gif?
você vai usar uma aplicação móvel ou desktop?

http://lua-users.org/wiki/GraphicalUserInterfaceToolkits é um bom começo

IDEs
http://www.scintilla.org/SciTE.html é uma IDE que vem com vários add-on, p. ex., SDL
http://studio.zerobrane.com/ ( tem até video http://notebook.kulchenko.com/zerobrane/live-coding-with-love )