Como descobrir erro do meu programa em Lua ?

Como descobrir erro do meu programa em Lua ?

psdias2
Pessoal:

Peço licença para me alongar um pouco, para poder esclarecer minha dificuldade:

a) Sou aprendiz da linguagem Lua (tenho no máximo 2 meses de aprendizado, e só conheço o básico).

b) Estou usando uma biblioteca chamada Corona-SDK, que usa linguagem Lua, e serve para desenvolvimento
tanto para iOS como para Android - supostamente, sem necessidade de grandes modificações no código,
para compilar para o iOs ou para o Android.

c) O Corona-SDK vem com um emulador para iOS (iPad/iPhone) e outro para o Android.

d) Criei um programinha (apk ?) que roda corretamente em todos os emuladores do Corona-SDK (iOS e Andoid),
e também roda corretamente no meu aparelho iPad "real".

e) Instalei meu programinha em um celular Motorola com Android 2.3.5, e também em um emulador do Android-SDK,
mas tanto no celular ("físico") como no emulador do Android-SDK, logo na entrada do programa aparece a seguinte mensagem:

"Desculpe! O aplicativo Testepsd (processo com.psd.testepsd) parou inesperadamente. Tente novamente."

Obs.: Testepsd é o nome provisório de minha app.

Considerando que minha app está funcionando bem nos emuladores iOS e Android do Corona-SDK, e também
no meu iPad "real" (com iOS 5.1), então o problema é que meu programa está usando algum comando ou recurso
que é incompatível com o Android 2.3.3 (do emulador do Android SDK) e com o Android 2.3.5 (do aparelho Motorola "real").

Isto posto, pergunto:

1) Que tipo de cuidados devo ter ao programar, para que minha app também seja compatível com o Android ?
Até onde eu saiba, não estou usando nenhum recurso específico do iOS - meu programa é apenas um joguinho
de tabuleiro, que carrega algumas figuras .PNG, e o usuário deve mover as peças segundo as regras do jogo.

Obs.: Em certas circunstâncias do jogo, eu toco alguns sons formato .WAV e .MP3.

2) Para compilar para o iOS, eu tive que pagar uma taxa na Apple (que dura um ano) e então obter alguns códigos
para associar ao meu programinha.  Mas não fiz nada disso para compilar para o Android.  A Google exige pagamento de alguma
taxa, mesmo que eu só esteja testando meu programa ? (ainda não irei enviar para a Google Play Store).

3)Há algum parâmetro que eu deva incluir no config.lua, para que no momento da execução o programa aja de um modo ou outro, quando rodando no Android ou no iOS ?

4) Quando eu programava no Delphi (Object Pascal), havia as declarações try ... except ... end  e try ... finally ... end, para que, se algum erro inesperado ocorresse, o programa pudesse tentar se recuperar, ou pelo menos exibir um código de erro mais específico, que indicasse qual o problema ocorrido. No VB.Net e no C#, parece que o equivalente seria o try...catch (não tenho certeza), e no antigo BASIC, havia o "ON ERROR  GOSUB". Gostaria de saber se na linguagem Lua há algum modo de eu interceptar erros e exibir uma mensagem indicando que tipo de erro ocorreu, para que eu possa identificar mais especificamente o que pode estar ocorrendo com minha app.

Desculpem a longa mensagem... Se alguém puder ajudar, agradeço muito!

Paulo

Re: Como descobrir erro do meu programa em Lua ?

psdias2
Pessoal:

Uma informação adicional, para ver se alguém tem idéia sobre o que posso estar fazendo errado:

- Criei um novo programa, e incluí uma única linha no arquivo main.lua:

native.showAlert( "Teste", "Hello World !", { "OK" }, nil )

- Fiz o build no Corona SDK novamente, e tentei instalar no emulador do Android SDK, e também no celular "físico" (com Android 2.3.5)

Em ambos, ao executar o programa, continua aparecendo a mensagem que mencionei na mensagem anterior, ou seja:

"Desculpe! O aplicativo Testepsd (processo com.psd.testepsd) parou inesperadamente. Tente novamente."

Obs.: O erro persiste tanto com o arquivo config.lua (que mostro no final desta menagem) como sem o arquivo config.lua.
Também já tentei incluir o arquivo build.settings (mostrado no final desta mensagem, que copiei de um outro programa, apenas para testar se
isso resolveria meu problema), mas ainda assim não funciona.

Como o programa de teste que fiz contém uma única linha, que eu suponho seja compatível com o Android, então o erro não é devido ao código do programa,
mas sim no modo como eu estou fazendo o "build" no Corona SDK, ou em algum parâmetro errado no config.lua, ou no build.settings, ou ainda em algum parâmetro
que eu tenha que ajustar no Android depois que eu instalo o apk.

Agradeço antecipadamente a quaisquer dicas que possam me enviar.

[]s
Paulo

Meu arquivo config.lua está assim:
application =
{
        content =
        {
                width = 320,
                height = 480,

                scale = "letterbox",  -- zoom to fill screen, possibly cropping images
                fps = 24,

                imageSuffix =
                {
                    ["@2x"] = 2,
                },
        },
}
-------------------------------------------------------------  final do config.lua

Meu arquivo build.settings está assim:
settings = {

    orientation = {
        default = "portrait",
        supported =
        {
            "portrait","portraitUpsideDown"
        },
    },

    iphone = {
        plist = {
            UIStatusBarHidden = false,
            UIPrerenderedIcon = true, -- set to false for "shine" overlay
            UIApplicationExitsOnSuspend = true,
        }
    },

}

-------------------------------------------------------------  final do build.settings

Re: Como descobrir erro do meu programa em Lua ?

psdias2
Olá, Patrick !

Você adquiriu a licença do Corona ?

Ainda não.  Estou usando uma versão trial, para testá-lo.
Essa versão, ao rodar o programa no iPad, exibe uma mensagem
anunciando "Corona SDK Trial.  This message only appears in the trial version."

Para quem é iniciante em Lua e aplicativos "mobile", como eu, até que o aprendizado
não tem sido muito difícil.   Mas acho falta de uma boa IDE onde pudesse construir a
interface com o usuário.  Programei muito tempo no ambiente Delphi, e sinto falta das
facilidades dele.

Paulo