Chamar funções da biblioteca padrão do C.

Chamar funções da biblioteca padrão do C.

Diego Nascimento
Olá pessoal, gostaria de saber se consigo importar bibliotecas de C (biblioteca padrão) e usar as funções da mesma, em lua.

E mais, gostaria de saber sobre a linguagem terra, é nesse endereço, http://terralang.org/ .. o que é essa linguagem, ela estende lua? não entendi direito a forma como ela funciona, se alguém ja usou poderia me dizer mais ou menos para que serve, e como tem utilidade para desenvolvimento no mundo real.

Desde já, grato.

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Chamar funções da biblioteca padrão do C.

Denis Dos Santos Silva
Diego sim é possivél.

O manual de referência orienta sobre isso: http://www.lua.org/manual/5.3/ integração C <-> Lua. Resumindo: para realizar essa integração é necessário fazer um biblioteca em C onde é correga uma biblioteca dinâmica, DLL (win) ou SO (linux, mac, freebsd)

Terra parece mais uma extensão, como o Luajit - http://luajit.org. Há várias bibliotecas 'luajit' que não são compativéis com Lua padrão.

A linguagem Lua tem o foco de ser de proposito geral, portavél e leve.

Essas extensões ou modificações trazem alguns problemas relacionados a portabilidade e compatibilidade.

Espero ter ajudado.

E mais, gostaria de saber sobre a linguagem terra, é nesse endereço, <a href="http://terralang.org/" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fterralang.org%2F\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNFCzPSkiVomkhU0vwjb3AqHDFVWIw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fterralang.org%2F\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNFCzPSkiVomkhU0vwjb3AqHDFVWIw&#39;;return true;">http://terralang.org/ .. o que é essa linguagem, ela estende lua? não entendi direito a forma como ela funciona, se alguém ja usou poderia me dizer mais ou menos para que serve, e como tem utilidade para desenvolvimento no mundo real.

Desde já, grato.

Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Chamar funções da biblioteca padrão do C.

Diego Nascimento
muito obrigado pelas informações.

Em 8 de novembro de 2015 11:15, Denis Dos Santos Silva
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
>>

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lua BR" dos Grupos

Visite este grupo em http://groups.google.com/group/lua-br.

Re: Chamar funções da biblioteca padrão do C.

Assim, só complementando.

já que vai começar FFI é recomendaddo. Faz a interface LUA <-> C de uma forma BEM prática.

site: http://luajit.org/ext_ffi.html

Há inumeros exemplos:
suporte a sockets: https://github.com/diegonehab/luasocket
suporte a sockets+ssl: https://github.com/brunoos/luasec