C++ ou wxLua para GUI

wederson cabral
Boa tarde!

Eu estou planejando uma aplicação desktop que necessitara de uma interface gráfica bem interativa com o usuário, pois a ideia é fazer com que ele consiga desenvolver algo, que normalmente seria difícil, de forma fácil(Como aqueles editores "Arrasta e solta" que existem em HTML5), meu plano inicial era desenvolver a parte GUI em C++ e os scripts em Lua, porem em meio a meus estudos descobri o wxLua que promete me dar uma liberdade imensa de criação de interfaces gráficas em LUA, assim como C++ permite, porem como não tem muito sobre ele na internet resolvi tirar minha duvida aqui: As bibliotecas de wxLua são  melhores que as de C++ para o desenvolvimento de interfaces gráficas ou são a mesma coisa e seria desperdício de tempo estudar wxLua?

obs: Se alguém souber de alguma outra Linguagem/Biblioteca voltada ao desenvolvimento de interfaces gráficas que me de grandes liberdades e puder me informar eu ficaria grato.

Re: C++ ou wxLua para GUI

Diego Nascimento
C++ tem mais opções e bibliotecas que são mantidas e atualizadas constantemente, sem falar que a linguagem é muito mais completa do que lua, oferece mais possibilidades de se fazer as coisas e resolver problemas.

Já trabalhou com Qt? É uma maravilha, e é portável, dá uma olhada lá.

Em 26 de fevereiro de 2017 14:43, wederson cabral <[hidden email]> escreveu:
[...]

Você diz que C++ é mais completo que LUA em relação as bibliotecas de GUI ou no geral ? sempre achei que LUA que fosse mais completa D:

E acabei de olhar esse Qt e realmente parece incrível ! mas está fora do meu orçamento hahaha

<a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.qt.io%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNE6knt9NNZou4tub3UczY7QAJ37MA&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.qt.io%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNE6knt9NNZou4tub3UczY7QAJ37MA&#39;;return true;" href="https://www.qt.io/" target="_blank" rel="nofollow">https://www.qt.io/

Em 26 de fevereiro de 2017 14:43, wederson cabral <<a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="H-PxEOg2AQAJ">wederso...@...> escreveu:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="H-PxEOg2AQAJ">lua-br+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/group/lua-br&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/group/lua-br" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/group/lua-br.
Para mais opções, acesse <a onmousedown="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://groups.google.com/d/optout&#39;;return true;" href="https://groups.google.com/d/optout" target="_blank" rel="nofollow">https://groups.google.com/d/optout.

Re: C++ ou wxLua para GUI

Breno Ramalho Lemes-2
Eu gosto de IUPLua: http://iup.sf.net/

Em 26/02/2017 13:43, "wederson cabral" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Sim C++ é um linguagem grande, cheia de recursos e possui bibliotecas que estão se acumulando a anos, para se realizar qualquer tarefa que você possa imaginar, enquanto isso, lua foi criada com outro propósito, é uma linguagem pequena e não tem tantas bibliotecas e uma comunidade tão forte, o maior nicho dela hoje é jogos, é usada como linguagem de script para ser embutida em outra linguagem principal, é usada para APIs amigáveis, C++ é mais completo que lua em tudo, tanto para propósitos gerais quanto para GUI (no lua existem bibliotecas para GUI que praticamente não funcionam, vc só perde tempo tentando fazer funcionarem, foram criadas a muitos anos e hoje não são mais mantidas).

QT pode ser usado gratuitamente para projetos opensource.

Você pode usar também,
GTK

WxWidgets

Juce

Agar

Existem mais, uma pesquisada no google vai te mostrar as opções.

Em 26 de fevereiro de 2017 18:14, wederson cabral <[hidden email]> escreveu:
[...]

Lua não oferece GUI nativa, assim como, C ou C++ [apenas não faz parte da proposta**]

Quando há necessidade de usar uma interface gráfica, seja no windows/linux/mac ou outros, normalmente usa-se um "Toolkit Gráfico" e a disponibilidade é muito grande, pagos ou free.

É sempre bom dar uma olhada nos componentes ("widgets") faz uma diferença e tanto.

Uma sugestão, é possível, aliar o poder do java (awt, swing, fx), c# ou mesmo delphi com lua

*http://iup.sourceforge.net/ é uma alternativa e tanto! como o Breno falou porém acho muito "indie"
** alguns compiladores tem, p.ex., bcc mas é um adicional "embutido"

QT

Em domingo, 26 de fevereiro de 2017 14:43:01 UTC-3, wederson cabral escreveu:
[...]

Obrigado por responder!

Vou continuar com o plano original de programar utilizando C++(Ou C#) e LUA, e realmente existem beeem mais frameworks que eu imaginei, inclusive esse Qt parece o sonho de qualquer programador haha, e novamente, obrigado pelas dicas, é nesses momentos que percebo o quanto de experiência me falta.

Em segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017 05:30:38 UTC-3, Diego Nascimento escreveu:
[...]

<a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.qt.io%2Fdownload-open-source%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNEdLeUg5fatn65s_zrxz3gRQsE6dw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.qt.io%2Fdownload-open-source%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNEdLeUg5fatn65s_zrxz3gRQsE6dw&#39;;return true;" href="https://www.qt.io/download-open-source/" target="_blank" rel="nofollow">https://www.qt.io/download-open-source/

Você pode usar também,
GTK
<a onmousedown="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.gtkmm.org%2Fpt_BR%2Findex.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFIKVqL-We_WV1Jz92mmCuEe1azAQ&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.gtkmm.org%2Fpt_BR%2Findex.html\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFIKVqL-We_WV1Jz92mmCuEe1azAQ&#39;;return true;" href="http://www.gtkmm.org/pt_BR/index.html" target="_blank" rel="nofollow">http://www.gtkmm.org/pt_BR/index.html

WxWidgets
<a onmousedown="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.wxwidgets.org%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFNEUNVgXR8IY1VCWgL6CBxD7OcjQ&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.wxwidgets.org%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNFNEUNVgXR8IY1VCWgL6CBxD7OcjQ&#39;;return true;" href="http://www.wxwidgets.org/" target="_blank" rel="nofollow">http://www.wxwidgets.org/

Juce
<a onmousedown="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.juce.com%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHD3nIsE4VY4OGMMI9Yjorjg5Xc9Q&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;https://www.google.com/url?q\x3dhttps%3A%2F%2Fwww.juce.com%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHD3nIsE4VY4OGMMI9Yjorjg5Xc9Q&#39;;return true;" href="https://www.juce.com/" target="_blank" rel="nofollow">https://www.juce.com/

Agar
<a onmousedown="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.libagar.org%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGJ6BE9n9SKzbYakgTsnCoXZg7kYw&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fwww.libagar.org%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNGJ6BE9n9SKzbYakgTsnCoXZg7kYw&#39;;return true;" href="http://www.libagar.org/" target="_blank" rel="nofollow">http://www.libagar.org/

Em 26 de fevereiro de 2017 18:14, wederson cabral <<a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="Qlp7llFlAQAJ">wederso...@...> escreveu:
[...]

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para <a onmousedown="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;javascript:&#39;;return true;" href="javascript:" target="_blank" rel="nofollow" gdf-obfuscated-mailto="Qlp7llFlAQAJ">lua-br+un...@googlegroups.com.
[...]

Já tinha olhado esse Iup antes, e realmente é alguém bem "cru" não atenderia as necessidades do meu projeto, estou olhando algumas frameworks que o amigo, Diego Nascimento, informou ali em cima e também umas outras em C#, de qualquer forma, obrigado por responder \õ.

*<a onmousedown="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fiup.sourceforge.net%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHGfqLI9TFg4jfGmQFa1nXdf6juRg&#39;;return true;" onclick="this.href=&#39;http://www.google.com/url?q\x3dhttp%3A%2F%2Fiup.sourceforge.net%2F\x26sa\x3dD\x26sntz\x3d1\x26usg\x3dAFQjCNHGfqLI9TFg4jfGmQFa1nXdf6juRg&#39;;return true;" href="http://iup.sourceforge.net/" target="_blank" rel="nofollow">http://iup.sourceforge.net/ é uma alternativa e tanto! como o Breno falou porém acho muito "indie"
[...]

tem muita opção, mas, é aquele negócio: depende da linguagem de programação + sistema operacionais + tipo da aplicação (mobile, desktop, web, ...)

http://www.syncfusion.com -> (https://samples.syncfusion.com)
http://www.bcgsoft.com/bcgcontrolbarpro.htm

sobre o QT, não tenho o que dizer, nao uso C++ - trampo basicamente com sistema embarcado, então, no geral não se tem um compilador descente, tipo, g++

Já o QT Quick* que usa javascript eu achei interessante.

* https://www.qt.io/qt-quick/
* http://zetcode.com/gui/qtquick/