Quantcast

Boas práticas no bind de bibliotecas

Alex Fernando Ferreira
Boa tarde

Eu gostaria de saber o é mais bem visto na comunidade quando se trata de fazer bindings de bibliotecas em lua

Por exemplo, suponhamos que eu vá fazer um da SDL, seria melhor tentar corresponder ao máximo com a versão em C, no quesito nome de métodos, assinaturas e etc, ou seria melhor tentar deixar mais "lua way" , mesmo não correspondendo tanto?

Digo isso pois vejo libs que apesar de serem bem parecidas com a versão que está sendo portada acaba parecendo estranho quando vai usar em lua, não fica parecendo nativo da linguagem

Um bom exemplo é de lib, sendo port ou não é o UIP, ele tem cara de lua, se encaixa bem

Não sei se fui claro na dúvida, no mais obrigado

Re: Boas práticas no bind de bibliotecas

Denis Dos Santos Silva
acho que depende o "proposito" do binding...

há exemplos onde tem um estilo mais 'low-level' (mais detalhada) e outros 'high-level' (mais fácil de usar)

Em quarta-feira, 8 de março de 2017 13:20:18 UTC-3, staltux escreveu:
[...]

Tomas Guisasola Gorham
Oi Alex e Denis

Para o programador-usuário, é _sempre_ melhor adaptar a API para Lua,
principalmente em casos de API com muitas particularidades da linguagem
original.  Por exemplo, Lua oferece retorno de múltiplos valores,
enquanto que em C muita gente acaba recorrendo a passar endereços de
variáveis que vão receber esses outros resultados...

A vantagem de se prender à linguagem original é que a documentação sai
quase de graça :-)

Sugiro consultar outros binds que existem por aí e o livro Programming
in Lua.

Abraço,
Tomás