Bibliotecas dinâmicas ou estáticas, qual usar e quando?

Bibliotecas dinâmicas ou estáticas, qual usar e quando?

Gabriel Alves Carneiro
Boa noite senhores, sou relativamente novo em Lua, bom eu conheci a linguagem a partir ComputerCraft um mod/extenção do minecraft que adiciona entidades programáveis, achei sensacional a simplicidade e facilidade de codificação então resolvi aprender mais sobre o que a linguagem têm a oferecer. Depois de ter usado por um tempo o LuaForWindows não consegui dar o update nas bibliotecas e no LuaRocks, por isso resolvi procurar algum tutorial que mostrasse os passos pra compilação do Lua e do LuaRocks.

Tutorial usado: http://www.thijsschreijer.nl/blog/?p=863

Especificações das versões que estou utilizando:

Mingw32 4.8.1
Lua 5.1.5
LuaRocks 2.2.0
Windows 8.0

Certo, baixei os sources do im,cd,iup e luasql na esperança do make funcionar certinho, e pra cada tentativa de compilação e mudança no configure era um erro diferente, então a minha pergunta é, como posso usar as bibliotecas dinâmicas e onde elas devem ficar? continuar com tentativas de compilação até resolver todos os problemas é o melhor caminho?

Re: Bibliotecas dinâmicas ou estáticas, qual usar e quando?

luciano de souza-2
Eis uma dúvida que também tenho. Com a não atualização do Lua For
Windows, pacote por mim tão querido, não mais se tem um binário para o
Luarocks em Windows? De fato, considerando que o Luarocks é um
tremendo facilitador de compilações, ao menos ele, penso que deveria
ter versão já compilada.

--
Luciano de Souza

Re: Bibliotecas dinâmicas ou estáticas, qual usar e quando?

Tomás Guisasola-2
Olá Gabriel

> [...]
> posso usar as bibliotecas dinâmicas e onde elas devem ficar?
> continuar com tentativas de compilação até resolver todos os
Você não tem como tentar uma de cada vez e mandar os detalhes dos erros
que esbarrou?  Muitas bibliotecas, como a LuaSQL, são apenas "binds"
para outras bibliotecas escritas em C, então pode ser que o problema
seja simplesmente a ausência dessa outra biblioteca.  Por exemplo, se
você quiser usar a LuaSQL para ter acesso a um banco de dados MySQL, vai
precisar instalar o MySQL antes.  Você está ciente desses detalhes?

Abraço,

Re: Bibliotecas dinâmicas ou estáticas, qual usar e quando?

Bem, com base no  lua 5.1.x

http://lua-users.org/wiki/BuildingModules
http://lua-users.org/wiki/CreatingBinaryExtensionModules
http://www.lua.org/pil/26.2.html
(esse tem versão em português/br)

1) onde as bibliotecas dinâmicas ficam (por padrão, alterável em tempo de execução e compilação)

- um pequeno script para exemplificativo:
require('a');

- tentativa de execução:
E:\runtime>lua x.lua
lua: x.lua:1: module 'a' not found:
        no field package.preload['a']
        no file '.\a.lua'
        no file 'E:\runtime\lua\a.lua'
        no file 'E:\runtime\lua\a\init.lua'
        no file 'E:\runtime\a.lua'
        no file 'E:\runtime\a\init.lua'
        no file '.\a.dll'
        no file '.\a51.dll'
        no file 'E:\runtime\a.dll'
        no file 'E:\runtime\a51.dll'
        no file 'E:\runtime\clibs\a.dll'
        no file 'E:\runtime\clibs\a51.dll'
        no file 'E:\runtime\loadall.dll'
        no file 'E:\runtime\clibs\loadall.dll'
stack traceback:
        [C]: in function 'require'
        x.lua:1: in main chunk
        [C]: ?

- o lua por padrão tenta vários diretórios
http://www.luafaq.org/#T1.19
http://luabinaries.sourceforge.net/configuration.html
http://www.lua.org/source/5.1/loadlib.c.html

a dinâmica do lua é algo que realmente chama a atenção, porém, o uso de "módulos" externos podem causar uma certa dor de cabeça, pois, alguns são módulos e outros packages, e ainda podem ser, distribuídos em .dll, .so ou mesmo .lua

espero ter "ajudado" um pouco
qualquer coisa estamos aí...

Tutorial usado: <a href="http://www.thijsschreijer.nl/blog/?p=863" target="_blank" rel="nofollow" onmousedown="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fwww.thijsschreijer.nl%2Fblog%2F%3Fp%3D863\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNHHb6cy7r2Um0OhDY0ymfkEiVc6_Q';return true;" onclick="this.href='http://www.google.com/url?q\75http%3A%2F%2Fwww.thijsschreijer.nl%2Fblog%2F%3Fp%3D863\46sa\75D\46sntz\0751\46usg\75AFQjCNHHb6cy7r2Um0OhDY0ymfkEiVc6_Q';return true;">http://www.thijsschreijer.nl/blog/?p=863